segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Desculpa futebol, mas estamos em guerra

Sinto que tenho de pedir desculpa a esta grande paixão de todos nós que é o futebol. Nas últimas semanas, não temos falado dele, M. É só túnel para aqui, escutas para acolá. Honra seja feita ao plano do Rui Costa. Estão a conseguir meter-nos todos na lama.

Mas não há como fugir. Quando te resumi o nacional-Porto falei “n” dos lances polémicos e só depois é que me lembrei de te dizer que o Rúben Micael é jogador. Se bem me recordo, disse-te que:

- Podia ter sido assinalado penalty a favor do nacional, porque efectivamente a mão do Fucile está no Edgar. Assim como a do Edgar está no Fucile antes. Para mim, não era nenhuma das duas. Ou então o Fucile foi menino em não se ter atirado para o chão, porque toda a gente sabe que em Portugal aquilo dá origem a uma “falta atacante”.

- É penalty claro sobre o Álvaro Pereira. Não há como negar. O jogador acerta-lhe e ele não pode rematar para golo.

Claro que depois vi o resumo da RTP...



... e percebi que estava enganada.

- É penalty claro do Fucile sobre o Edgar.

- O Álvaro Pereira atira-se para o chão.

Mas depois vi o resumo da SportTv...



... e vi que há imagens que o jornalista da RTP se esqueceu. Façam lá o exercício de ver os dois e reparem nas imagens que não passam na primeira. É tudo uma questão de se ver o que se quer ver.

E depois chegaram as imagens do túnel, desta feita na SIC.

- Que não têm som.
- Que passam das imagens corridas quando não se passa nada, para uma sucessão de frames quando há confusão.
- Onde eu, que sou mesmo muito portista, vejo o que quero ver. E, com muita pena minha, não vejo o "acto contínuo", em que o "Sapunaru deu um salto e, no ar, desferiu um pontapé com a perna direita, de frente para o steward Sandro Correia, atingindo-o de raspão na zona abdominal". Eu, que achava o Sapunaru um menino, gostava de ter visto isto. Mas não vi. Nem vi que o Hulk "tentou de imediato agredir novamente o referido Sandro com mais dois socos e desferiu ainda um pontapé com a perna esquerda". Pois, estou a citar o despacho da acusação. Os senhores (e o Rui Santos e a benfica TV...) viram isto, eu não.

Mas depois vi os jornais...







... e percebi que não sou a única a ver o que quero ver. Todos o fazemos, não é?

Isto é lixo. É nojo. É porco. É mau jornalismo, é mau futebol. É planeado por más pessoas.

E agora a questão é: quem se vai afundar na lama? Até agora, temos sido nós. Eles têm sido mais manhosos, coisa a que não estou habituada. Mas, por muito que me incomode, o nosso discurso de “somos melhores” tem de acabar. Temos de entrar na pocilga e começar a chafurdar. Vamos para cima deles.

Vamos acordar cedo num domingo e lembrar-nos de exigir logo um sumaríssimo para o Javi Garcia. É um pequeno passo, mas temos de começar por algum lado.

Quero aquele Porto feio, porco e mau. Quero sangue, suor e lágrimas. Quero todos os clichés que sirvam para dizer que não os podemos deixar jogar este campeonato sozinhos.

P.S. Por que é que só as minhas peças têm comentários? E por que é que os nossos comentadores são todos lampiões? Onde andam vós, meus camaradas tetra-campeões?

4 comentários:

  1. Estamos em todo o lado :) E sim, tens toda a razão. Falta de profissionalismo e facciosismo gritante desses ditos comentadores que não fazem mais nada senão... comentar, parece uma conversa de café com fatinhos e copos de água em vez de cachecóis vermelhos e "mines". O Porto não se pode calar, tem de contra-atacar, não digo na mesma moeda, mas exigindo que se faça justiça até as últimas consequências, doa a quem doer. Não digo "verdade desportiva" porque um tipo de caracóis conspurcou o termo. Faz falta uma FCPorto TV, não achas?
    *

    ResponderEliminar
  2. Eu não percebo do que te queixas! Mas também nunca percebo as queixas. Dum video pode-se retirar fotos e imagens de forma a distorcer a realidade. Depende do que se quer mostrar. É só parares a imagem quando os x estão a agredir os y, ou os y estão a agredir os X. Porque isto de fotos de video de confusão num espaço nunca se percebe bem se é agressão se é defesa. Dá histórias para os dois lados.
    Quanto aos comentadores... há de todos os clubes e há os profissionais e os que não são. Como em tudo na vida. O teu post poderia ter sido construtivo mas não foi.

    ResponderEliminar
  3. Estou aqui Cat! Sempre! Pra mim as capas da bola e do Jogo são do mais gritante que há... Enfim, o escudo mora cá no nosso peito há 4 anos e não são estas campanhas que nos vão derrotar ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu concordo contigo. Acho que é mais a fazer jogo sujo do que outra coisa que se ganham jogos neste campeonato 09/10. Feliz ou infelizmente, acho q o Porto não se vai acagaçar e vai tratar de pôr mãos à obra

    ResponderEliminar