quarta-feira, 31 de março de 2010

Goleadas de 1-0 (e mais depressa se apanham mentirosos do que coxos)

Ao contrário do que apregoam, o grande mérito deste Benfica não é o seu ataque (que é, verdade, fantástico) nem as suas goleadas. O Benfica está em 1º com 6 pontos de avanço porque nos jogos decisivos, a doer, marcou um golo e não deu espaço para o adversário ter qualquer oportunidade de golo.
O clube de azul saiu da Luz com um remate de Álvaro Pereira e um, fortuito, de Meireles. O Braga pode queixar-se de um lance de bola parada em que Di Maria está de costas, quebrando a concentração defensiva total da equipa. Em ambos os jogos, o Benfica tem mais oportunidades para o 2-0.
Mas também foi por 1-0 que vencemos Guimarães, Naval, Rio Ave, Belenenses e Nacional. E são essas vitórias que dão campeonatos. O facto do Benfica manter sempre, sempre, sempre, uma linha de quatro jogadores atrás (Javi é perfeito na compensação dos centrais e na pressão) e este ano até Di Maria corre para lateral esquerdo quando o defesa desse lado sobe (mas, ainda assim, vira as costas a certos lances, e por isso vai acabar no Manchester errado) são a grande inovação de Jesus.
Por muito que falem, refilem e inventem mil argumentos, este Benfica é muito competente. E se assim o continuar - assim o espero - será Campeão. Com inteiríssima justiça.
Para um "tacticista" como eu, o privilégio de ver o Benfica defender bem e de ver David Luiz a sorrir após Marselha, dizendo que Deschamps esteve bem na Luz, mas que a vitória no Velodrome era de Jesus (deixando a entender que uma nuance táctica foi corrigida), isto é maravilhoso.


Porque este blog tem uma luta Benfica - porto e porque, mistérios insondáveis, o porto resolveu fazer-se representar pelo Braga no campeonato deste ano, não posso deixar de opinar sobre algumas coisinhas que se passaram no sábado e não só.
Que Jesualdo é um mentiroso é público, mas Domingos surpreende na certeza com que lhe segue os passos (quanto a Jesualdo basta recordar quando disse que Bruno Alves nunca tinha sido expulso por agressão, omitindo o porto - Benfica de 2005/2006 e agora, quando disse que Hulk foi suspenso com o seu clube 1 ponto atrás do Glorioso. Para os que ainda não se prostituiram intelectualmente, verifiquem que Hulk jogou contra o Benfica na Luz até ao fim, jogo que acaba com o clube do Guarda Abel a 4 e não a 1 ponto. Esta verificação pode dar algum trabalho, dado o "brilho" de Hulk na Luz.). Assim, Domingos inventou que o Benfica marcou 15-20 segundos depois da hora. Curiosamente, ninguém o desmentiu depois de o citar. A bola passa a linha ao minuto e 6 segundos. A SportTV, com o seu desplante habitual, exibiu nos ecrãs que o golo foi marcado aos 45 + 2.

Mas as mentiras continuam e vão continuar muito tempo. Por exemplo, ontem, aquele senhor que foi condenado por corrupção e não recorreu e promete coisas a mortos disse isto:
"Com Hulk tudo seria diferente, não tenho a mínima dúvida que com ele o FC Porto estaria em primeiro ou muito perto disso". Ora, em primeiro é mesmo muito difícil. Aliás, mesmo com Hulk, Messi e Cristiano Ronaldo. Porque o fóculporto saiu da Luz com 4 pontos de atraso em relação ao Benfica. Se tivessem ganho TODOS os jogos desde aí, estavam a 2. Portanto o "estaria em primeiro" é, vá lá, uma imprecisão.

Depois há a mentira dos 15 jogos a que o Hulk faltou por causa dos 4 meses que passaram a 3 jogos. Repito, acho que o castigo era exagerado e que a decisão devia ter sido mais rápida. Mas vejamos, o jogo ocorreu em Dezembro (20, salvo erro) e o castigo saiu a 19 de Fevereiro. É neste período que o Hulk falta a éne jogos. Mesmo que o CD da Liga tivesse dito que afinal eram só 4 jogos desde logo, até lá Hulk não jogaria. Este sim, é o maior escândalo, é a suspensão preventiva. E quem é que a propôs? Foi o Benfica? Não... Parece que foi o fóculporto e o Benfica até se absteve. Portanto se o empresário do Hulk quer ser indemnizado já sabe a quem é que se tem de dirigir. É que de 19 de Fevereiro até à correcção da suspensão pela Federação, os azuis jogaram 7 jogos e não os tais 15. Um deles até teve a presença de Hulk, que fez uma exibição incrível em Londres. Portanto foram 6, e não 15. Parecem os segundos do Domingos. Multiplicam-se.
Eu acho que nós não temos nada a ver com isto - quem anda a bater nos túneis não é ninguém do Benfica - mas quando temos que aturar bocas como "a liga dos túneis" há que responder. Por exemplo, Eduardo Barroso hoje diz n`"A Bola"que o denominador comum dos incidentes dos túneis com Nacional, Braga e clube do Guarda Abel é o Benfica. Engraçado, e o porto não? É que porto e Braga hoje estão tão unidos que chega a ser fofinho. E os incidentes com o Nacional foram com um tal de...como é que ele se chama? Ah, já sei, Ruben Micael. Parece que mudou de clube. Sabem qual foi?



Enfim, ter boa imprensa não é ter capas a vermelho - que os jornais usam para vender. Ter boa imprensa é ninguém desmentir o que é tão óbvio, é colocar totós a defender o Benfica contra cães de fila como Pôncio Monteiro e Guilherme Aguiar. Ter boa imprensa é ter a Ana Lourenço a fazer perguntas em nome da inteligentzia portista e a SportTV a meter aquele "2" tão, tão mentiroso.
E entretanto já ninguém se lembra que se Jorge Sousa tivesse sido justo, o Benfica iniciaria a segunda parte em Braga com 11 contra 8 e se calhar já nem tinha que haver nervos no sábado. Nem uma pequenita referência a isto.
Aliás, quando ouvimos Mossoró dizer «Os jogadores do Benfica fazem-se de vítimas» não deixa de ser fantástico que ninguém se lembre - tantos, tantos comentadores... - dessas mesmas agressões. (Carlos Martins, aquele abraço!)

Enfim, ainda falta muito. E vamos ter que aturar muito. Mas o importante é ganhar à Naval.
Força Benfica!


3 comentários:

  1. És grande Manel. Às vezes pergunto-me como pode haver visões tão diferentes sobre a realidade! O Sp Braga farta-se de ser beneficiado e os tripeiros contentam-se com o 3º lugar sem abrirem o bico... Realmente é só o Benfica que importa neste país mesquinho!

    ResponderEliminar