terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Se Liedson tivesse sido do Porto

Estávamos em 2003 quando Liedson assinou pelo FC Porto. Mourinho viu nele um ponta-de-lança eficaz, que compensa em golos o que lhe falta no físico. Ainda chega a tempo de jogar a final da Liga dos Campeões e de entrar para a melhor equipa da Europa desse ano. Pinto da Costa consegue que os interessados - Chelsea, Manchester, Barcelona e Real Madrid – não o comprem. Está decidido: só sai do Porto por 50 milhões.

A época seguinte foi mais complicada. A indisciplina reinava no balneário e Liedson chegou a dar umas chapadas bem merecidas em Derlei, Costinha e Maniche. Era o ídolo dos adeptos, portanto. Foi o melhor marcador do campeonato.

Em 2005/2006 tudo volta ao normal. O FCP é campeão e Liedson obviamente supera Meyong na lista de melhores marcadores. Seguem-se mais três anos de escudo na camisola e a dupla Liedson-Lisandro deixa a Europa em euforia.

Liedson perdeu umas taças para o sportem, mas riu-se muito a ver Rodrigo Tiuí como o principal avançado dos lagartos. Já o benfica foi sempre goleado pelos dragões, com Liedson a marcar hattricks sucessivos graças ao seu talento natural em derrotar lampiões.



No túnel da luz, Liedson levou um murro de Rui Costa e ficou com os lábios todos rebentados como se pode ver na imagem, mas a CD da Liga ignorou tudo, claro.



Liedson acabou por ser vendido esta segunda-feira ao Chelsea por 48 milhões de euros. Pinto da Costa cedeu dois milhões porque vem Drogba em troca. Recordaremos para sempre o maior goleador da história do futebol português, um ponta-de-lança com raça, que dava sempre o seu melhor e cuja sucessão felizmente está assegurada por Falcao.

______________________________________

A história não foi bem esta, porque Liedson teve o azar de ir parar ao sportem. Em vez disto, foi maioritariamente um grande palhaço que passava a vida a atirar-se para o chão. Nos intervalos, andava com a equipa às costas, pelo que é bom saber que estamos cada vez mais próximos de assistir ao fim do clube de alvalade.

Adeus Liedson, tenho pena que não fiques pelo menos até ao clássico com o benfica porque era normalmente nesses jogos que conseguia ver o teu talento.

______________________________________

Ontem também David Luiz abandonou o nosso futebol. É uma pena. Vou ter saudades.



6 comentários:

  1. É normal ter saudades...Foi o melhor central que jogou em portugal e tão novo....Mas o maicon um dia tb será como ele..loool

    ResponderEliminar
  2. Curioso, o David Luiz é titular da selecção brasileira. O outro naturalizou-se português porque não teve outra opção...

    ResponderEliminar
  3. Melhor central que jogou em Portugal... Até dói

    ResponderEliminar
  4. Nem tu acreditas no que escreveste sobre o David Luiz. Nem tu. E a história dar-me-á razão.

    ResponderEliminar
  5. Saudades do David Luiz especialmente hoje, não?

    ResponderEliminar
  6. Estão todos vivos, carago!

    Sim mago, muitas saudades mesmo :(

    ResponderEliminar