quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sumário: ganhar aos mouros

Ninguém nasce ensinado. Aí está uma velha máxima que no futebol é por demasiadas vezes esquecida. Vítor Pereira, por exemplo. Há pouco mais de um ano e meio era um desconhecido, passou a integrar a equipa técnica do FCPorto e agora, de repente, torna-se treinador principal do campeão nacional e vencedor da Liga Europa. Não é fácil, diga-se.

Por muito que acredite nas mil e uma reportagens sobre o «professor» Vítor Pereira, um grande estudioso, que passa a vida a pensar em teorias táctico-técnico-coisas, a prática mostrou-me, no domingo, que o nosso mister ainda precisa de uma ajudinha. E eu, como não tenho mais nada que fazer numa semana em que naturalmente só penso nisto, vou dar-lha.

Vítor, bota os olhinhos nisto então.

Helton. Ok, esta é óbvia. Mas tens de fazer uma coisa importantíssima: explicar ao nosso capitão que o adversário até pode estar com os intestinos a sair-lhe da boca que nunca se deixa de olhar para a bola para o ir ajudar. Aquele golo sofrido na luz há duas épocas ainda me está entalado.

Sapunaru e Álvaro. O Fucile é bom rapaz, tem jogado bem, mas precisamos da altura do Sapu. Tens é que lembrar-lhe que o objectivo é acabar os 90 minutos em campo, porque já sabes que o moço tem motivos para desatar a exterminar aqueles gajos.

Rolando e Otamendi. Basicamente, deixa-te de esquisitices. Estes são os dois melhores centrais do Porto e não me parece haver lugar sequer para dúvidas. Esquece o Maicon, esquece o Mangala, e reza.

Fernando, Guarin e Moutinho. Ah e tal porque o Belluschi e o Defour são muito lindos. Nada disso. Fernando para tapar bem lá atrás, Guarin para aguentar com o caceteiro do Witsel e Moutinho para tirar a bola ao Aimar mais depressa do que este se vai atirar para o chão.

Hulk, Varela e Kléber. O C. Rodriguez que fique na bancada a insultá-los que aí é mais útil. E por favor não me faças outra vez aquilo de precisar de ganhar e tirar o ponta-de-lança.

Vês como é fácil? O resto é lembrar-lhes do quanto me farão feliz se isto resultar.

P.S. 1 O M. chama "adjunto" ao nosso Vítor, como se isso fosse um grande insulto. O Mourinho era o "tradutor" e o AVB era o "laranjinha", não é assim? Que comecem as hostilidades cá em casa.

P.S. 2 Li agora o anterior post do M.. Nada que me surpreenda, isto de colocar pressão nos árbitros. Sim, porque nós acreditamos que o Jorge Sousa também lê este blog. Eu, claro, serei muito superior a isso e só espero que os jogadores do FCP entrem em campo sem mãos.

3 comentários:

  1. Puxa, bem á nossa maneira, sexta ATÉ OS COMEMOS CARALHO!!!!

    "e todos pedirão
    ao PORTO CAMPEÃO...
    vem á curva festejar,
    vem á curva dedicar
    MAIS UMA VITÓRIA DO NOSSO DRAGÃO!!! "

    este é o nosso destino, e o nosso destino é vencê-los!!


    http://www.youtube.com/watch?v=TRNaLWxVIKE&feature=related


    Diogo SD

    ResponderEliminar