quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

«Vada a bordo, cazzo!»

Dizem-me bastantes vezes que eu sou uma pessoa optimista. Acredito mesmo que esse optimismo me tem trazido muitas coisas boas na vida. Em cada obstáculo, em cada má notícia, em cada sentimento mau, vejo uma oportunidade de os ultrapassar e sentir-me melhor com isso. No futebol, não.

Ando desanimada com isto. Acho que o FC Porto não vai ser campeão e isso não tem nenhum lado positivo. Entristece-me, deixa-me frustrada e com esperança que o tempo não passe para que isso nunca se confirme. Nunca soube perder e não tenciono aprendê-lo.

Os números não suportam o meu pessimismo. Estamos na luta, perdemos poucos pontos e todos sabem que este Porto tem muito por onde melhorar, tornando-se o habitual perigo.

No entanto, estamos encalhados. Não temos ponta-de-lança, o Incrível está lesionado e há um sentimento de debandada iminente desde que AVB nos deixou. Aos poucos, vejo-os a vestir o colete para aquilo que acreditam ser um salva-vidas. Falcao e Fucile, provavelmente Sapunaru e Guarin, daqui a uns meses talvez Álvaro Pereira e Hulk, no mínimo. Apetece-me gritar-lhes para ficarem, para voltarem a ser felizes aqui, mas terei mesmo algo para lhes dar?

A água, não há como esconder, está a entrar. Cada vez são menos os que acreditam no treinador e cada vez são mais os que vêem os outros a crescer. A tarefa adivinha-se árdua.

Eu, apesar de todo este pessimismo, estou disposta a remar contra a maré. Não abandono este navio. Os ratos já fugiram. Ficámos nós. Está na hora de subir a bordo e resolver isto depressa. Antes que vá ao fundo.



Frase dita por Gregorio De Falco, o comandante do porto de Giglio, a Francesco Schettino, o comandante do Costa Concordia.

1 comentário:

  1. C. faz me um favor e aperta ai com o M. pa escrever qqr coisa sobre o benfica como fazia antigamente, nao é qeu ano goste dos teus textos mas sendo benfiquista, e identificando-me com a opiniao do M. e frustrante vir aqui dia após dia e nao ter nada de jeito dele

    ResponderEliminar