segunda-feira, 26 de março de 2012

Aos jogadores do Porto

Desisto. Já não há desculpas ou explicações rocambolescas que justifiquem isto. Não percebo, não consigo nem quero perceber, como é que vocês não querem ser campeões. Eu quero, muito mesmo, e claro que sei que ainda está perfeitamente ao nosso alcance, mas estou cansada de puxar por vocês e de ter tão pouco em troca.

Já todos sabemos que a época foi mal planeada. Ficámos sem treinador de repente, perdemos um grande avançado e alguém achou que o Kléber era jogador para o FCPorto. Se me esforçar muito, até consigo compreender a frustração de alguns de vós, mais interessados noutros voos, que nem sempre se traduzem em mais conquistas, mas certamente numa carteira mais recheada.

Também tenho consciência que o treinador não é grande coisa, que não tem garra, que parece estar sempre disposto a dar a outra face para levar ainda com mais força, e que não vos faz sentir os melhores do mundo. Sei ainda que não deve ser fácil a uma equipa que ganhou tudo manter-se motivada, ainda por cima quando os próprios adeptos, no nosso estádio, se portam como atrasados mentais de primeira.

Eu sei isso tudo, juro. Foi por isso que passei a época toda a defender-vos, a acreditar em vocês, a tentar encontrar respostas para a vossa mais do que evidente incompetência. Vocês perderam a Supertaça Europeia, mas, porra, era o Barça. Vocês levaram 3 da académica para a Taça de Portugal e eu desculpei-vos a vergonha. Vocês foram eliminados da Liga dos Campeões e eu fiz notar que a Liga Europa estava mais ao nosso jeito. Vocês foram eliminados da Liga Europa e eu ainda engoli isso, porque o city me parecia uma equipa incrível, com estrelas do outro mundo, até que vi a porcaria dos lagartos a ultrapassá-los descontraidamente. Vocês perderam pontos com feirenses, olhaneses, gil vicentes e académicas, mas eu não deixei passar os claros erros de arbitragem que não vos deixaram ganhar. Vocês não ganharam em alvalade e ao benfica em casa, mas deram-me uma grande alegria na luz.

Portanto, eu não merecia isto que vocês me fizeram em paços de ferreira. Eu não merecia que pedissem a minha força, a força que já me falta, para depois fazerem aquela figura. Sabem porquê?

Porque vocês dizem e escrevem por aí que Somos Porto, mas vocês não são do Porto como eu. Podem ser durante uns tempos, dar-nos muitas alegrias e viver isto mais ou menos como os verdadeiros. Mas eu sou do Porto desde sempre e para sempre. Sou eu que estou lá nos grandes momentos a festejar ao vosso lado e sou eu que tenho de aturar os amigos de outros clubes no dia seguinte quando vocês se portam mal. Eu estive em Sevilha, em Gelsenkirchen e em Dublin, mas também estive no temporal de Bratislava, na goleada de Manchester ou a sofrer golos do Pauleta em Paris.

Para vocês, o Porto é passageiro. Festejam aqui umas coisas, ganham fama e dinheiro e dão o salto para outro lado. É tão fácil, não é? Falamos de um clube que vendeu o Cissohko por 15 milhões, portanto, onde tudo é possível. Aqui até o Maniche foi uma estrela, o Marco Ferreira foi campeão e o Pena melhor marcador de um campeonato. Aqui os meninos são todos apaparicados, há uma estrutura que vos faz as vontades todas e onde até a besta do Cristian Rodriguez pode ter tudo o que quer.

Vocês acham que estão a fazer um grande favor ao Porto? Acham-se tão bons que a qualquer momento estão no real madrid ou no chelsea? Vivem à sombra da época que nos deram o ano passado? Mas já pensaram bem no que vocês eram sem o Porto? Moutinho, tu estavas em quinto lugar. Rolando, tu estavas na segunda. Hulk, tu estavas a matar japoneses com remates para a bancada. Daqui a uns anos, vocês vão perceber que o Porto não foi só mais um clube por onde passaram. Nessa altura, provavelmente a maioria de vós vai recordar o Porto como o único clube onde ganharam algo. Um dia, vão contar aos vossos netos como foi dar 5 ao benfica e ser campeão na luz. Vão ter muito orgulho no que fizeram, mas também irão arrepender-se de não ter corrido um bocadinho mais na Mata Real.

Se não formos campeões este ano, a culpa é vossa. São vocês que não querem, está visto. E para o ano alguns de vós vão às vossas vidas, enquanto outros ficam e esperam por um novo treinador e um plantel mais equilibrado. O futebol é assim, está sempre a mudar e não é possível ganhar sempre.

O problema, para mim, é que eu vou continuar a ser do Porto, aconteça o que acontecer. Não posso pegar nas minhas coisas e ir para outro clube ganhar mais. Não posso fazer fita para ter um novo treinador. Não posso entrar em campo sem motivação, sem querer, sem vontade. Eu não ganho nada com isto. Não sou rica como vocês, não tenho as vossas casas e os vossos carros, e quando vou ver o Porto não vou no vosso autocarro ou avião super confortáveis. A única coisa que eu tenho é este amor, esta paixão cega pelo meu clube, que me faz pedir-vos uma última vez: ganhem os jogos que faltam. Sejam campeões. Se não for pelo treinador, pelo clube, pelo dinheiro ou pela fama, façam-no pelo menos por mim.

P.S. Obrigada a todos os portistas que se identificaram com as minhas palavras, mas que este texto nunca sirva de inspiração ao bota-abaixismo, aos assobios e aos insultos. O meu desabafo é o de uma adepta triste, mas que vai continuar a ir lá até ao fim. Se não for por eles, será pelo nosso FCPorto.

109 comentários:

  1. Parabens... Finalmente alguém explana tudo o que invade a alma do verdadeiro portista...

    ResponderEliminar
  2. Até fiquei comovido a ler este texto.
    SOMOS PORTO CARAGO !!!

    ResponderEliminar
  3. bonito texto, mas.. jogámos mal ontem? quem disser isso é cego e já não sabe distingir empates com maus jogos e empates com bons jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo ctg Pedro... oportunidades, tentativas de marcar golo, guarda-redes adversario cheio de sorte... dominio e posse de bola no campo adversario... o problema foi mesmo akela nodoa do rolando nao saber fazer marcacoes nas bolas paradas!! ha noites assim!!

      Eliminar
    2. Não. Jogámos mal na Madeira e ganhámos. O texto não é uma avaliação ao jogo da Mata Real, mas sim um desabafo perante a inércia de uma equipa.

      Eliminar
  4. Sinceramente acho que alguns jogadores ontem (hulk, moutinho)tentaram e correram....quiseram ganhar....deresto apoio em tudo.....um bem haja e saudaçoes portistas....

    ResponderEliminar
  5. Dos dos primeiros criticos aos jogadores, mas ontem o principal responsavel foi o vitor Pereira
    Se tinha o Fernando apto, pq não foi titular?
    Pq tirou o Janko quando nada estava resolvido?
    Pq continua a insistir no rolando?
    Erros a mais num jogo só...
    Abraço amigos portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o fernando vem duma lesao... se tivesse uma recaida por falta de ritmo tavas aki a criticar a pressa do treinador em po-lo a jogar... o Janko tava a perder mto jogo no atake do porto, e o kléber é mais movel... o rolando sim é uma nodoa este ano... a dupla deve ser sem duvida mangala/otamendi... o paços apenas marcou num canto... o erro de marcacao do rolando(mais um) de resto ate axo k o porto teve bem... criou oportunidades de golo, mas era a noite do guarda-redes deles.... temos de respeitar k eles tbm estão la para dificultar ao maximo e fazer o jogo deles!! SEREMOS BI-CAMPEÕES.... CALMA DRAGÕES!!!!!

      Eliminar
    2. Boas.

      Sou só eu que vejo o Mangala como o melhor central do Porto? O maicon começou mal a época, mas foi o melhor em campo contra o benfas e está em claro ascendente, é o nosso próximo pepe. Não tinhamos sofrido o golo pelo ar na mata real, isso é certo. o rolando queria ter saído no final da época passada e agora anda ali a mandar postas de pescada mas corre pouco. quanto ao kleber, achava que ele tinha mais talento do que tem na realidade. é fraquíssimo e não tem instinto de p de lança, não está nunca nos sítios certos, na hora certa. é, basicamente, um jogador-banana. O Janko pode ser mais tosco, mas tem esse killer instinct que o kleber não tem.

      Penso que se o treinador não tinha estofo para pedir mais jogadores, então a direcção do FCP que raramente falha, falhou redondamente no planeamento de época. NUNCA se perde um dos 3 melhores avançados na europa e substitui-se com um miúdo de qualidade desconhecida. um erro crasso de gestão. não quero falar dos 19 milhões pelo danilo, que é de facto craque, mas 7 milhões foram para intermediários. O FCP tem de despachar o vitó na próxima época, mesmo q seja campeão. ir buscar um p de lança (penso que já está o jackson colombiano, veremos) e deixar sair 4 jogadores que não querem estar cá. só terei pena se sair já o james que ainda não jogou uma época a velocidade de cruzeiro por causa do banana pereira e terei mais pena se não deixarem o miúdo iturbe entrar mais minutos, em vez de o assassinarem não jogando ou atirando um miúdo para os jogos aos 85m, para ele ter 5 minutos para se queimar de ansiedade. raios! posto isto, ainda acredito no título, devido à incompetência dos outros. ah, já agora, venha o leo jardim no próx ano. FORÇA PORTO!

      Eliminar
  6. Sinceramente na minha opinião, a culta é 65% dos jogadores e 35% do treinador, porque que ninguém venha com a conversa que o treinador não motiva, porque maior motivação que o salário que este auferem é o maior incentivo que um trabalhador pode ter. O que eu vejo e um cambada de morcões dentro de campo.
    Sou demasiado Portista para me contentar com exibições medíocres como as que tenho visto.
    Sempre Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja pensaste k se o patrão nao paga ao fim do mes, nao se pode exigir dedicação e luta por uma causa k nao lhes paga!!! o treinador percebe de futebol, os jogadores nao desaprenderam do ano passado para este ano... mas se a direção nao paga os salarios nao podemos criticar kem da a cara dentro do campo de bolsos vazios enqto outros estao no camarote de barriga cheia!!! apoiem o treinador e a ekipa e procurem saber onde andam os milhoes k nao chegam as contas dos jogadores!!

      Eliminar
    2. Essa para mim não cola. Quem sofre com salários em atraso são os trabalhadores da Valadares, por exemplo, esses é que não têm comida na mesa por não receberem ao fim do mês. Estes rapazes têm uma vida de luxo sem saberem ler nem escrever, isso não é desculpa.

      Eliminar
    3. Para mim também não cola. Até porque os trabalhadores de Valadares provavelmente mesmo sem comida na mesa não vão trabalhar com tão pouca vontade e tão pouco querer como os que vemos nos nossos jogadores quando entram em campo... quanto mais não seja porque se não cumprem são despedidos!
      Não há desculpas para a vergonha que esta época tem sido...
      Posto isto, vamos ser campeões claro!!! Mas a "culpa" é exclusivamente do Helton, do Fernando e do Moutinho

      Eliminar
    4. Pouco ou muito não interessa. Quem trabalha tem de receber. Eles ganham muito mas também fazem vida do que ganham logo se nao recebem nao rendem como qualquer outra pessoa!

      Eliminar
    5. Sou a última pessoa a querer dizer que se deve trabalhar sem se receber. Mas não tenho pena de jogadores cujas mulheres gastam milhares de euros em produtos de cosmética, como é o caso. Desculpem, mas não tenho. E concordo com o leitor que também referiu os trabalhadores de Valadares: esses, mesmo sem receber, só querem é trabalhar e fazem tudo por isso.

      Eliminar
  7. Finalmente alguem q diz a verdade...
    Esta época toda só tenho ouvido "apoiem e n critiquem", mas realmente já chega... gozar com o caral.....
    Ainda questionaram o Josué do porquê dos festejos exuberantes... É uma lição... n se aposta na prata da casa e anda-se a comprar Belgas q de futebol pouco percebem... nunca vi uma equipa do Porto jogar tão mal... nem quando andavam para aí Tomás Costas e Valeris...
    Equipa desmoralizada e sem vontade de lutar... o Moutinho, o Helton e o Fernando n podem fazer sempre tudo... e dos outros pouco se tem visto...

    ResponderEliminar
  8. Não ficou nada por dizer.

    Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  9. Belo post...
    Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  10. Concordo, mas penso q o treinador q temos ate nem e mau de todo, o problema maior e a equipa tecnica, sim a equipa tecnica do Vitor Pereira, pq a do AVB, foi com ele p Londres, senao reparem como os jogadores nao correm tanto como na epoca passada... parece que estao presos a relva, falta dinamica.

    ResponderEliminar
  11. Simplesmente fantástico e muito bem construído o texto.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  12. Nem mais nem menos, esse texto espelha muito do que eu penso, e não só nesta época, nós como adeptos que nascemos e seremos portista até no céu, sabemos que acima de tudo está um clube, e sabemos que os jogadores não são portistas, gostam de ganhar mas não sentem isto da mesma forma que nós, agora enquanto cá estiverem tem de dar sempre o melhor e ser o mais possível um verdadeiro portista, é certo que até já há jogadores á porto noutros continentes, é certo que eles saem do clube e até se dizem portistas e nota-se que gostaram de cá estar, mas mesmo assim muitos não respeitam a camisola que envergam, e muitos adeptos deixam passar isso, por vezes os adeptos assobiam todos e nem sempre todos tem culpa, no entanto gajos que nos faltam ao respeito e que não querem saber deste clube para nada, basta fazerem um joguito de jeito e são logo os maiores, o fernando é um jogador extremamente importante no porto é certo, mas por mim ele nunca na vida depois do que disse no fim da época passada, é que nunca mais na vida envergava aquela camisola! Por muitas desculpas que pedisse e por muito boas exibições que faça, por mim ele ou acaba encostado no porto, que era o que ele merecia, ou era logo despachado que era o melhor para o porto perder o mínimo possível com crápulas como ele. Toda a gente recorda o Benny MacCarty? Esse animal dizia sempre que queria sair do porto que o sonho era a premier league, mas esse palhaço se não fosse o nosso grande clube a esta hora nem jogador profissional devia ser, é que um clube que acreditou num jogador que estava na B de uma equipa de meio da tabela em espanha, que esperou uma epoca, e que lhe deu tudo! até uma Champions ele ganhou, e ele nao teve respeito nenhum! Por muito que eles queiram ver a vida deles melhorada e eu compreendo-os, quando assinassem um contrato com o Porto, devia existir uma clausula que disse-se: Sempre que pensares em sair estás expressamente proibido de o dizer em publico ou de o revelar a fontes que não os responsáveis do clube, e enquanto cá estiveres tens de suar mas suar bem a camisola que envergas, tens de respeitar os adeptos que te dão todo porque sem eles não existia clube, tens de respeitar uma instituição que tem mais de 110 anos de história, que faz ver muita gente, e sentir-te parte deste clube e deste projecto, e não encarar isto como um trampolim para um qualquer clube novo rico ou para uma palhaçadita dum benfica espanhol...vulgo real madrid.A maioria não sente a camisola, nem a da país, que fará a o clube...

    ResponderEliminar
  13. Boa noite. Tenho que começar por dar os parabens à autora. Fantástico. Comovente, sentido, sincero.
    Devo também dizer que tal como a autora, sou mulher, mas não sou portista, sou clube da "porcaria dos lagartos" que eliminou o City. E digo isto sem me sentir ofendida, porque até a mim ás vezes me parecem "uma porcaria". E este texto, dirigido aos jogadores do Porto, poderia em muitos casos ser dirigido aos jogadores de qualquer outro clube, inclusivé o meu.

    Apesar de lagarta, tenho uma ligação forte ao Porto, um dos meus filhos é um dragãozinho jogador, naquela idade onde ainda se sua a camisola por amor e dedicação e não por ordenados, carros ou transferencias. Para acompanhar as equipas do Porto dos pequeninos, mantenho também um blog e uma pagina no facebbok, e gostaria de ter permissão para poder partilhar lá este texto, se a autora não se importar.

    Mais uma vez, parabens. Seria muito bom que este texto chegasse mesmo aos destinatários

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário Susana. Eu não gosto nada do seu clube, como espero que não goste do meu, mas há coisas em que somos todos iguais. Tem toda a minha autorização e parabéns por ter educado o seu filho de forma a escolher tão bem o clube :)

      Eliminar
  14. C.

    fo*@-se, C.
    ainda estou a limpar as lágrimas, porra!
    p'ó car@&#%...

    olha, vou copiar este texto e afixá-lo no meu estaminé.

    pkp...

    ResponderEliminar
  15. SIMPLESMENTE PERFEITO! retrata na exatidao o que os adpetos do Porto sentem ao ver a equipa entrar em campo.
    PERFEITO, de se tirar o chapeu inumeras vezes.
    adoraria que esta carta chegasse aos jogadores/ staff do F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  16. Viva o Futebol Clube do Porto!!!

    Fomos, somos e Seremos sempre CAMPEÕES!!!!!

    ResponderEliminar
  17. Este texto deveria, sem dúvida alguma, chegar aos jogadores!
    Ainda estou a limpar as lágrimas...já o li 3 vezes, e de cada vez que leio umas quantas de lágrimas decidem cair...
    É exactamente isto que 99% dos portistas, pelo menos daqueles que sabem MESMO o que é ser portista, pensam e sentem...
    Cristina.

    ResponderEliminar
  18. Concordo com muito do que a autora do texto diz,mas para mim há alguém que tem mais culpa do que os jogadores:É o treinador.E acreditem,com o Vitor Pereira não vamos lá.

    ResponderEliminar
  19. A culpa é apenas do treinador, é o treinador mais fraco que já vi no Porto desde que vejo futebol, ainda por cima tem um discurso ridículo sempre que fala ....
    Já joguei futebol já tive vários treinadores e garanto que um treinador a maior parte das vezes faz uma equipa, o que neste caso não era necessário fazer porque o Porto tem de longe o melhor plantel do campeonato Português ....
    É Extremamente limitado o Sr. Vitor Pereira, e sem experiência nenhuma como treinador principal.

    Enfim ... Espero que saia o mais rápido possivel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melhor plantel do futebol português? lol... comparativamente com o benfica, apenas tem melhor o defesa esquerdo... meu deus. toca a preparar a próxima epoca tripeiros, esta já ardeu.

      Eliminar
    2. Vejo que percebes muito de futebol ... E vamos ver se ardeu ;)

      Eliminar
  20. Muito bom! Ser portista é exactamente isto! São valores únicos, nossos, apenas nossas que antes de tudo nos deveriam fazer correr SEMPRE, mais do que os outros. Parabéns!

    ResponderEliminar
  21. Excelente post assim como também todos os comentários seguintes(todos eles com boas opiniões e ideias bem definidas) e mesmo que o Miguel Guedes, Miguel Sousa Tavares, Manuel Serrão, Luís Aguiar, Júlio Magalhães, etc etc comentassem também, as opiniões VÁLIDAS iriam sempre divergir.
    MAS...
    NÃO PODEMOS SEQUER SONHAR OU ATÉ MESMO IMAGINAR, COMO SERÁ ACORDAR NO DIA SEGUINTE AO TÉRMINOS DO CAMPEONATO E CONSTATAR QUE NÃO SOMOS CAMPEÕES. CONSEGUEM??????? FALTA POUCO PARA ACABAR E NÃO TEMOS SOLUÇÃO AGORA... É O QUE NOS SAIU NA RIFA... OBRIGATORIAMENTE, TEMOS DE SER CAMPEÕES.
    NÓS VAMOS CANTAR PELO PORTO FAZENDO O NOSSO PAPEL E NO FINAL, SENÃO FORMOS CAMPEÕES... AS RESPONSABILIDADES VÃO SER IMPUTADAS, CUSTE O QUE CUSTAR. TODOS TEMOS ESSA EXIGÊNCIA.
    Optem pela descrição e mantenham UM CORAÇÃO COM RAZÃO, porque todos sabemos que o Presidente fará com que os responsáveis tenham o caminho merecido(SEMPRE O FEZ E POUCOS SE FICARAM A RIR DE NÓS).

    Beijo para a Cristina e para a lagarta azulada e um forte abraço para todos os Dragões que comentaram o post.

    SEMPRE A CANTAR POR TI
    CONTIGO ATÉ AO FIM
    TU ÉS O NOSSO AMOOOOOOR

    ResponderEliminar
  22. Este post poderia ter sido escrito por mim, é exactamente o que me vai na alma! Porto até ao fim!!

    ResponderEliminar
  23. Concordo com o post é tudo o q eu sinto a culpa n é dotreinado mas sim como rolandos,que recebem milhoes e sofrem um golo de bola parada marcado por um jogador que o benfica nao quer um tipo que mede 1.60 n compreendo estou farto de ir ao estadio apoiar a equpa , o braga tem jogadores velhos que o porto nao quis mas á uma pequena diferença é que eles correm enquanto que os nossos é igual para eles recebem na mesma e sabem que se correm um jogo vao para um grande do futebol europeu ganhar milhoes.SEMPRE PORTO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogador que o benfica não quer? Hummm, não estaremos a ver o mesmo filme Sr Francisco. Melgarejo é um jovem jogador, com uma margem de progressao enorme, como poderá constatar e constatou, este domingo. È um jogador que o benfica quer e prova disso é te-lo adquirido, para o pôr a rodar, com o objectivo de na epoca seguinte, o mesmo estar um jogador mais completo. Mas sim, sei que é dificil engolir que a perca dos 3 pontos esteja directamente relacionada com um jovem valor do futebol benfiquista. REnnie.

      Eliminar
  24. C.

    mais calmo, mas ainda emocionado, quero:

    1) pedir-te desculpa pela linguagem obscena (e eventualmente ofensiva) no meu comentário anterior
    2) informar-te que, apesar de não te ter pedido a devida autorização, se assim o entenderes, eliminarei (com muita pena minha) o teu escrito do meu estaminé
    3) pela sua pertinência e pelo portismo inerente, fiz chegar, a título pessoal, o teu escrito, via mail, à administração do nosso FC Porto.

    cumprimentos (kisses? :D )
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol tudo bem, estás à vontade. Fico contente por conseguir manifestar aquele que parece ser o estado de espírito de muitos portistas, ainda que ao mesmo tempo fique triste pelo assunto.

      Eliminar
  25. C, fizeram chegar ao meu conhecimento este teu brilhante post, tenho um blog portista, Dragão até à morte, posso dar-lhe publicidade no meu blog?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  26. Todos os portistas deveria ler este post, especialmente jogadores e dirigentes! Parabéns :D!! Identifico-me totalmente com o que escrveste!

    ResponderEliminar
  27. Bravo, a padeira de Aljubarrota ressuscitou e veio equipada com as cores mais bonitas do Mundo, o azul e branco.

    Parabéns por esta carta, que estou certo, todos os portistas gostariam de a ter escrito.

    ResponderEliminar
  28. Excelente texto. Traduz o meu sentimento e da maioria dos verdadeiros portistas...até agora suportamos todas as contrariedades desta época, mas chega a altura de dizer basta!(não bota-abaixismo)...o jogadores têm de fazer um mínimo por merecer estarem neste clube e serem apoiados por nós, porque o clube não é grande por causa deles, o clube é que os faz ser grandes...
    Parabéns, mais uma vez pelo texto!

    ResponderEliminar
  29. Parabéns pelo desabafo tão partilhado por todos os Portistas de coração! Conseguiu escrever exatamente o que me vai na alma....
    Mas não desistamos poque os "outros" nunca desistem !!!

    ResponderEliminar
  30. Infelizmente é o q nos vai na alma a todos. Parabéns pelo sensacional post!

    ResponderEliminar
  31. Bom texto.
    Com uma falha "adeptos, no nosso estádio, se portam como atrasados mentais de primeira."
    O que queria dizer com isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria dizer o que os jogadores do Porto sabem tão bem: que os adeptos do Porto são muito diferentes em casa ou fora. Gerou-se um ambiente no Estádio do Dragão difícil de compreender para um clube que ganha tanto. Não desejo, obviamente, um cenário como na Segunda Circular, onde os adeptos aplaudem uma equipa que vê o rival ser campeão na sua própria casa. Mas até o ano passado, quando tudo estava bem, não paravam de assobiar e de criar um mau ambiente no nosso estádio. Fora só vão os que são mesmo capazes de sacrificar algo (e, por vezes, muito) pelo clube, pelo que se nota bem a diferença.

      Eliminar
    2. Provavelmente, a senhora queria dizer que os adeptos do fcp são uns atrasados mentai de primeira. Para bom entendedor meia palavra basta.

      Eliminar
    3. é a exigência que que faz de nos Portistas, Tripeiros e Super Dragões. E principalmente estes ultimos (S.D) fazem um esforço para apoior a equipa nestes menos bons momentos, quando sofremos um golo eu e quase todos os outros SD gritam e cantam pelo nosso Porto, mas não é por isso que julgo os que não o fazem proque este espirito de exigênvcia é o que põe esta equipa, direção, staff em sentido e é como disse o que nos separa dos outros, adeptos e equipa.
      O Porto não está mal só nos tem habituado mal e a culpa deste momento em ultima estancia é dos jogadores e treinadores, mas em primeira estancia a culpa pretence a direção que quis ser demasiado fria e agressiva com os jogadores, não foi o mau planeamento, foi a ma gestão desse planeamento...

      Eliminar
    4. Ah e a parte dos arbitros.
      Portista nao se desculpa com os arbitros.

      Eliminar
    5. Tem toda a razao, eu já á bastante tempo que falo disso, como é possivel assobiar os nossos jogadores em casa que tanto deram ao clube, o caso de hulk entao é inacreditavel... mas já aconteceu com quaresma por ex, devemos sempre apoiar os nossos e em nossa casa ainda mais faze-los sentirem-se bem e apoiados e n o contrario como mtas vezes acontece!

      Eliminar
  32. C.Cristina?Carla?ou simplesmente C.
    Boa tarde.
    Sou um Portista e tripeiro de gema.
    Este seu post é sensacional.A julgar pelos comentários,o seu post é sem dúvida o sentir de centenas de milhares de Portistas.Era bom que esta sua ,digamos,carta aberta aos jogadores circule pela net.Assim,venho pedir-lhe autorização para enviar a todos os meus contactos,ou seja,espalhar pela net,de forma a que toda a gente leia,e quem sabe,com um pouco de sorte,alguém ligado ao F.C.Porto fique sensibilizado,e diga aos jogadores e treinador,que nós,os Portistas na próxima época não vamos mudar para o Real Madrid,Barcelona,ou qualquer outro clube.Ficamos cá,ano após ano,e não admitimos que,estes jogadores ou treinador,não lutem até á exaustão pela vitória,até ao derradeiro segundo do términus do campeonato.
    É com o dinheiro das nossas quotas,e dos lugares anuais,que estes senhores recebem os seus chorudos ordenados,e essa treta dos ordenados em atraso não colhe,pois os atletas das actividades amadores,esses sim,parece que passaram por momentos menos bons,e o F.C.Porto está em primeiro em todas as modalidades,e quem duvidar,é só ir ao dragão caixa,e verá que todos lutam até á exaustão para vencer.
    Obrigado,e aguardo a sua autorização,bem como apelo a todos os Portistas que também enviem este texto para todos os seus contactos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina. Tem toda a autorização.

      Cumprimentos azuis e brancos

      Eliminar
  33. É isso mesmo. Ser do FCP é compactuar com a evidente corrupção deste mísero futebol português. É querer ganhar da forma possível, a roubar ou a ser beneficiado. É gostar de ganhar com golos em fora de jogo, é gostar de ganhar com castigos máximos, muitos deles nao existentes, é aconchegar olegários e proenças, calheiros e pintos de sousa... É idolatrar um presidente que diz palavra por palavra que quer ser beneficiado, a arbitros e presidentes de arbitragem, e não é condenado... É tudo isto e muito mais. Por isso, cada vez mais amo o benfica e cada vez mais detesto o FCP... Por isto e por muito mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo adepto do terceiro classificado: neste post discute-se o Porto. Para qualquer frustração ou opinião, tem sempre os belos textos do meu namorado para comentar.

      Eliminar
    2. "É gostar de ganhar com golos em fora de jogo...", presumo então, que não festejou o campeonato ou o jogo, em 2009 na Luz com o golo em fora de jogo do Saviola, ou esta época logo no primeiro jogo contra o Gil Vicente. Enfim, poderia estar a enumerar tantos jogos ganhos por vocês irregularmente.O que mais me "comove" é ver-vos falar como se santos se tratassem, se ganham o campeonato é limpo, sem espinhas, se perdem a culpa é dos árbitros.Culpe também o Pinto da Costa, por terem tido um mafioso Vale Azevedo a presidente.

      Eliminar
    3. Olha anónimo,quando a palha não te cair bem come antes feno.

      Eliminar
  34. Epá, como concordo com este texto.

    ResponderEliminar
  35. Vou enviar este link aos jogadores do Porto que têm Twitter.. Hoje também gostei de ler o Rodolfo Reis! Já agora, devíamos alterar o “Somos Porto” para “TEMOS DE SER PORTO”!

    ResponderEliminar
  36. Eu vi este magnifico "texto"(linkado para aqui) no blog Dragão até à morte ,e não poderia deixar de partilhar no meu facebook ...

    ResponderEliminar
  37. O estado de espírito dos verdadeiros Dragões, infelizmente, é mesmo este. Tenho para mim, que este ano miserável é muito culpa do fraco desempenho de Treinador, jogadores e SAD. Parabéns pela lucidez e clareza. Cumprimentos do MrKoko.

    ResponderEliminar
  38. Parabéns pelo texto, acho que todos os Portistas se identificam com o que está escrito.

    ResponderEliminar
  39. Ler este texto ainda me faz ficar com mais pena de ter um treinador que faz parte desta dupla de burros. Não estamos habituados a isto... Raios!

    A "dupla"... atacou aqui:

    http://factosdetreino.wordpress.com/2012/03/27/jesus-e-v-pereira-assaltaram-me-o-carro/

    ResponderEliminar
  40. também aqui cheguei via "dragão até à morte".
    belíssimo texto, que bem que escreve e como traduz o que nos vai na alma como adeptos.
    com a sua permissão (presumida) vou "linká-lo" num outro blogue portista.

    bem haja

    ResponderEliminar
  41. Excelente texto, os meus parabens!
    A nossa epoca tem sido frustrante e uma autentica desilusao! as culpas poderiam ser repartidas por muita gente, desde a sad que cometeu erros primarios como vender falcao e não contratar um substituto á altura ou emprestar a meio da epoca souza, belluschi e guarin ao mesmo tempo...enfim muitos erros, que poderiam ser um bocadinho atenuados pela conquista do campeonato, mas a jogar assim vai ser dificil, não foi dos piores jogos que assistimos do porto é verdade, mas o que dizer do golo do paços??? estes erros sao de uma equipa que quer ser campea? só hulk e moutinho estiveram á altura do jogo... eu ainda pergunto como á portista que no dragao conseguem assobiar o hulk é inacreditavel... restam-nos 6 finais para ganhar mas sinceramente ou temos outra ambiçao ou n vamos lá, se fosse em outros anos com os pts perdidos pelos mouros nos ultimos jogos já tinhamos o campeonato na mao...

    ResponderEliminar
  42. "O problema, para mim, é que eu vou continuar a ser do Porto, aconteça o que acontecer."

    Não quererás refazer esta frase?

    Se pensares bem, continuares a ser do Porto nunca será um problema mas um orgulho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, porque só faz sentido dentro do texto e não isolada.

      Eliminar
  43. Parabéns pelo post, e por uma única razão, é sentido! Confesso que o resto a mim não me interessa. Não discuto futebol, nem tão pouco me emociono com ele, cada vez mais é para mim um mundo de dinheiro (corrijo, milhões e milhões de dinheiro) e isso, na minha opinião, contrastando com todo o estado actual da nossa economia e até da economia mundial, é repugnante! Mas este seu texto é admirável pela paixão evidente, pela forma como a exprime, e por nesse seu amor levar à letra a mítica (e poucas vezes sentida) frase 'na saúde e na doença até que a morte nos separe'...
    Divulguem este texto, e sim que chegue aos olhos dos jogadores, pois afinal é endereçado a eles, mas não se esqueçam que também pode cair nas mãos de um 'outro adepto' apaixonado e este fazer chegar o mesmo aos olhos de um jogador do 'outro clube' e aí poderá funcionar como a alavanca que faltava para esse mesmo clube lutar pelo tão desejado 1º lugar... por isso, força no marketing e que isto chegue directamente aos balneários do vizinho do dolce vita :)
    Para rematar, fica um pedido e uma confissão... sendo, apenas, simpatizante do SLBenfica, gostaria de saber qual o blog do subordinado lá de casa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O blog é o mesmo: laemcasamandoeu.blogspot.com Alguns textos são meus, outros dele. Distinguem-se facilmente, como deve imaginar :)

      Eliminar
    2. Susana.
      No inicio do seu texto,diz textualmente que:Parabéns pelo post, e por uma única razão, é sentido! Confesso que o resto a mim não me interessa. Não discuto futebol, nem tão pouco me emociono com ele, cada vez mais é para mim um mundo de dinheiro (corrijo, milhões e milhões de dinheiro)

      Depois,e já na parte final do seu post,diz que é simpatizante do benfica,e quer saber onde ler as crónicas do companheiro da C.

      Sim senhora,que bela coerência a sua,no mesmo texto,consegue dizer que sim,para logo a seguir dizer que não.Aliás,é mesmo assim no seu clube,portanto você não fugiu muito ás directrizes do seu clube.

      Eliminar
  44. Sendo eu Bracarense e Braguista, não fazia muito sentido eu escrever aqui, não fosse o facto de me terem ensinado desde pequenino a mistica do Dragão... Aquela força que ainda eu tendo o meu coração entregue ao pôr do sol entre as belas bancadas do AXA me faz muitas vezes deslocar me ao estádio do Dragão sentir as dores que não deviam ser minhas... Ver outros a assobiar quando é preciso motivar e aplaudir quando é preciso recriminar a atitude... Embora tendo o meu Braga em primeiro após este fim de semana, algo me custou, não o resultado, de todo... o resultado era o que eu desejava, mas não assim... Não que o Porto não jogue (já vi este porto a jogar tanto e tanto bem esta época) não que não saiba bem o que quer.. Mas um Porto que facilita, conta com o ovo no cu da galinha, tem o campeonato(taça/outra competição qq) ganho sem sequer o jogar.. correu para alcançar o Benfica.. está a frente, o SLB perde pontos... toca a facilitar outra vez.. E ao contrário do que muita gente escreveu aqui, eu acho que a reação do Hulk qd a equipa está a perder/empatada a 10 min do fim, não é correcta, pois deixa de jogar para a equipa e perde mais que o que ganha... Com isto quero apenas dizer no fundo: É preciso fazer com que a mistica volte a ficar marcada nos jogadores, a coragem nos treinadores e o senso nos Administradores.. E com um desejo de um Belo resto de campeonato de preferência disputado a 2 (SCBraga e FCPorto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, caro bracarense. Volte sempre. E vejam lá se vão à luz fazer alguma coisa de jeito :)

      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Sendo contra a corrente, acho este texto pueril. Eu também sou portista, também fiquei desiludido com o jogo da Mata Real e muitos outros ao longo da época, mas detesto este género de redacções em que eu sou mais portista do que tu, ou eu sofro mais do que tu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está baralhado o seu club deve ser outro

      Eliminar
    2. Não deve ter percebido que aqui n se mede os portimos, percebeu-se que este sentimento é comum e incontavel!

      Eliminar
  46. Olhe, C., sou mais um adepto daquela "porcaria dos lagartos" que aqui veio parar nas deambulações da net e ainda bem que vim. Mesmo vendo o clube de que gosto depreciativamente tratado, o seu belíssimo texto emocionou-me. E também não foi pelo bom ou mau jogo dos seus meninos que o post me tocou tão profundamente. Um estado de alma assim merece sempre o meu respeito e a minha admiração. Chapeau!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, caro lagarto. Volte mais vezes, embora não possa prometer-lhe mais do que dois bloggeiros anti-sportem :)

      Cumprimentos

      Eliminar
  47. O sr não percebeu leia uotra vez sff.

    ResponderEliminar
  48. Obrigado, muito mesmo, por colocar em palavras o que nem eu consigo exprimir =( mas que não deixo de sentir.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  49. Parabéns pelo excelente desabafo.... "em nome de todos os portistas", menos daqueles que apenas olham para a "FCP-Futebol SAD" como uma forma gananciosa de rechear as contas bancárias, aqui ou em off-shores!

    ResponderEliminar
  50. Venho agradecer a sua permissão para repassar o seu belíssimo texto para todos os meus contactos.
    P.S
    Aproveito para a felicitar pela sua atitude em permitir que um qualquer pateta ressábiado de Carnide venha aqui insultar.
    Os meus sinceros parabéns.

    ResponderEliminar
  51. Absolutamente divinal.

    Isto é SER PORTO!

    ResponderEliminar
  52. Subscrevo e gostava que o Treinador colasse esta carta no cacifo de cada um dos jogadores do nosso FCPorto.

    ResponderEliminar
  53. PARABENS ! ESTÁ BRILHANTE ! amar o porto é tambem ser honesto nas más situações .

    ResponderEliminar
  54. Vou comentar,um pouco atrasada mas a minha idade já não me permite maior rapidez.Portistas, malta(expressão carateristica da minha geração)tenham calma.O Porto está tipo Fernando Mamede, com "dor de burro", mas como o nosso Carlos Lopes teve hoje aquele pequeno problema(uma injustiça!salientemos), pode ser que dê ânimo às hostes mais sombrias.

    ResponderEliminar
  55. Seu texto está magnifico!Parabéns!

    ResponderEliminar
  56. Parabéns Amiga está simplesmente sensacional pois não tenho dúvida alguma que estas tuas palavras são o que exactamente milhares de adeptos estãoa sentir mas que tal como eu não conseguem exprimir. Obrigado e seremos Porto até ao fim. Saudações Azuis e Brancas
    ASS: Florinha

    ResponderEliminar
  57. fantástico. espero que pelo menos chegue aos ouvidos daqueles rapazes que vestem a camisola do nosso PORTO.
    Como costumo dizer o que me faz ir ao estádio é o clube e nunca os jogadores.

    saudaçoes portistas

    ResponderEliminar
  58. Sinto que se este post chegar ao balneário do Dragão seremos de certeza campeões!

    ResponderEliminar
  59. Sou Benfiquista, mas não quero deixar de dar os Parabéns por este texto. Gostei muito, claro que não quero o FCP Campeão como devem compreender. Mais uma vez, Parabéns

    ResponderEliminar
  60. Não conhecia este Blogue, mas acabo de o adicionar na minha pasta de "Futebol & Blogues",
    em lugar de destaque, a substituir alguns que fui apagando nas ultimas semanas, por não suportar alguns tiques:
    - Idolatrar tipo Coreia do Norte !
    - Deitar abaixo por desporto e frustrações várias !
    - Massas Assobiativas !

    Mas deixa que te diga,

    ( Luís de Camões ): O fraco rei faz fraca a forte gente.

    Percebes o que mudou num ano ? Ou acreditas que os jogadores não querem ganhar ? Conheces alguns pessoalmente ? É um dos maiores disparates que correm nos blogues !

    Penso que és Catarina, pelo que vi... Se és realmente, aceita um beijo de parabéns ! ( sem problemas, sou Avô de duas, e vespera de mais um !)

    ResponderEliminar
  61. Vou copiar o texto da Susana e publicá-lo no facebook. Se a Susana enteder que é um abuso eu retiro-o. Mas também seria bom que o tivesse publicado na página oficial do POrto. A opinião dos verdadeiros portistas deve de importar ao clube e de certeza que os responsáveis concordarão com tudo o que escreveu.

    ResponderEliminar
  62. Já escrevi algures, para o VP, quando não tiver o Fernando apto, que ponha o Mangala.

    ResponderEliminar
  63. Boas!
    Cheguei até aqui através do blog dragão até à morte. e, cara Catarina, que texto... emocionei-me. E sabe porquê? Porque tem toda a razão. eles, os jogadores ganham tanto e nós é que sofremos. Não, talvez alguns sofram um bocadinho, mas no final do mês lá está o dinheiro na conta. Depois eles mudam de clube, ganham mais dinheiro, mas talvez muitos se arrependam de ter ido... e nós, nós continuamos por cá a sofrer, a festejar, a sorrir e até a chorar de alegria ...
    Fico por aqui, porque muito já foi dito e tanto há por dizer ... mas permita-me que publicite, lá no meu blog azul, esta sua carta que devia chegar aos destinatários certos.

    Força FC Porto!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  64. Fabuloso!!! Este texto devería ser colado no interior do balneário, para TODOS eles sentirem o sofrimento e sentimento dos verdadeiros adeptos portistas! Podia ser que resultasse...

    ResponderEliminar
  65. Obrigada a todos, mais uma vez. Podem utilizar o texto à vontade. E quero ainda agradecer aos nossos novos leitores o facto de não terem aproveitado para comentar os textos do meu namorado lampião com insultos e coisas do género, coisa que infelizmente acontece muito ao contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz uma ligação a partir do meu FB :-)

      Hoje, no Jornal de Notícias, o seu texto apareceu plagiado nas cartas ao leitor por uma "Rute Pereira" . Há pessoas sem vergonha nenhuma :-(

      Eliminar
  66. Muitos parabéns pela clareza da carta.
    Digo isto com muita pena minha porque me considero um portista verdadeiro e porque a verdade é esta mesmo.

    ResponderEliminar
  67. Catarina, no comentário que atrás fiz, chamei-lhe, indevidamente, Susana. As minhas desculpas. Já agora, aproveito para acrescentar é uma pena que a maior parte dos adeptos, não interessa o clube, não tenha um décimo do seu discernimento. Parabéns.

    Ps. Não sei como é que estas coisas funcionam, por isso, o mais fácil é comentar como anónima, mas, o meu nome é Idalina.

    ResponderEliminar
  68. Digno de se LER... e RELER!

    Parabéns à autora de tão "pura" prosa ao que é o verdadeiro sentimento FC Porto!!!

    Pela minha parte, em enorme OBRIGADO

    clap clap clap clap...

    ResponderEliminar
  69. Parabéns à autora por tão belo expressivo e conciso texto.
    Comungo em absoluto com tudo o que ela tão bem escreveu.
    Parabéns à autora !
    V.N.Famalicão, 29/03/2012

    ResponderEliminar
  70. Li toda a carta e posso dizer que quase a subscrevo na íntegra.
    Apenas DOIS REPAROS:
    1 - O Kléber quanto a mim é jogador para o FCP. Teve o AZAR de apanhar com o PIOR FCP destes últimos anos. É JOVEM (20 anos) ágil, agressivo e tem estatura para o lugar, mas só se faz jogando com uma equipe que jogue para o ponta de lança, coisa que não acontece no FCP.
    2 - MOUTINHO é exceção às críticas porque ele dá sempre tudo e mais alguma coisa. É sempre o melhor!

    3 - JANKO e LUCHO foram DOIS reforços INUTEIS que o TREINADOR sem CLASSE que temos utiliza julgando que lhe vão resolver problemas. Quanto a mim o FCP ainda ficou PIOR com LUCHO e com JANKO!
    TREINADOR não temos, este FCP anda perdido sem timoneiro...
    Alguém compreende as dispensas de GUARIN,Berluchi e FUCILLE?...
    Alguém compreende porque é que um LUCHO que não serve para o Marselha pode ser reforço no FCP?

    ResponderEliminar
  71. Meu caro, Guarin, Beluschi e Fucile foram embora porque eram um verdadeiro cancro no balneário. O Guarin após o jogo na Rússia com o Zenit já nem sequer queria regressar com a equipa para o Porto (daí o atraso na partida), o Fucile nessa mesma viagem quase chegou a vias de facto com meia equipa (daí a indisposição do Presidente durante a viagem)... O treinador não tem efectivamente mãos para este Ferrari, mas este ano apodreceram muitas maçãs...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AnónimoMar 29, 2012 03:32 PM

      Este anónimo deve pertencer á direcção do F.C.Porto...ou á CIA.
      O homem sabe tudo,ou julga saber.

      Eliminar
    2. Olhe que não...

      Eliminar