quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sífilis Clube de Portugal

Segunda feira jogamos a época em Alvalade. Um derby que, sendo decisivo, será mais um marco na lenda do derby de Lisboa. No Benfica - Sporting jogam-se duas histórias feitas em paralelo. Paralelo não será bem o termo, porque a direcção do insucesso do Sporting estava escrita nos seus genes. As rectas separaram-se cedo. Quero dizer: não é bem isto, porque o Sporting só teve equipa de futebol quando conseguiu roubar jogadores ao Benfica. 
Quem são, então, os nossos vizinhos? Quem é este clube que nos irrita tanto, a quem damos uma importância que, claramente, não tem? Quem é, de onde veio o Sporting? Por que é que lhes chamamos Viscondes com ar de gozo? O que é aquilo dos prémios Stromp?


A foto acima é quase um retrato de uma história com muitos anos. Cosme Damião, fundador do Benfica, exibe uma elegantíssima jaqueta vermelha, bordada com um emblema que o Mundo inteiro conhecerá e admirará. Cosme Damião enche a fotografia. É como se só víssemos vermelho. A fotografia, a bem dizer, é sobre ele, e todos os outros são figurantes. Os outros dois senhores de facto admiram-no, como que impressionados. Cosme Damião, que cometeu apenas um pecado na vida - ter sido suficientemente cavalheiro para disputar um jogo amigável com a camisola dos eternos rivais (momento mais alto da história do Sporting) - tem um ar educado sem ser snob, um ar confiante sem ser malcriado. E está de vermelho. De um vermelho enormíssimo, belíssimo, aquele vermelho que me preenche. 

E a outra figura, quem é? Francisco Stromp? Stromp? Que raio de nome é esse? Para já, vários pormenores me saltam à vista: Stromp está a mais na fotografia. Sente-se a mais. Stromp está incomodado com o à vontade de Cosme Damião. Está incomodado com aquele vermelho que apaga tudo à volta. Reparo ainda que Stromp não tem emblema na sua camisola, que é, aliás, horrorosa. Uma junção de meia camisa branca com meia camisa verde. Sem emblema. Vê-se na sua cara, na sua expressão incomodada, que Stromp sabe que está mal vestido, que não está à altura. Ou então, pelo gesto da mão esquerda, tem as cuecas enfiadas no rabo e está a ver se safa. Cosme Damião finge que não vê - que educação, senhores!

Mas, correndo o risco de ser injusto para com os nossos vizinhos, investiguemos mais acerca de Stromp, cuja fotografia horrível pode ter sido um momento mau único na carreira, nódoa numa vida imaculada. Estudemo-lo, então. Segundo a Wikipédia, Francisco Stromp é sócio fundador do Sporting. Juntamente com nomes como José Maria Gavazzo, Alfredo Augusto das Neves Holtreman e João H. Scarlet. Uma pessoa vê logo pelos nomes que aquilo era coisa de gente fina e distinta, que subiu a custo e a pulso na vida. Este Holtreman, pelos vistos, era o avozinho do José de Alvalade e resolveu oferecer-lhe terrenos da própria quinta para o netinho brincar com os amigos. 
Criava-se assim, neste clima de enormes dificuldades financeiras e logísticas, o Sporting Clube de Portugal.

Mas este Francisco Stromp, cujo nome já baptizou curvas em Alvalade e equipamentos, quem foi? Era um homem orgulhoso de ser do Sporting? Viveu até aos cem anos nas quintas do avô, a tempo de viver os 5 violinos ou a final Taça UEFA em casa?
Segundo a Wikipédia, Francisco Stromp "era a alma da equipa, apelava ao Sportinguismo de todos, e fazia-o de tal forma que conseguia sempre unir o grupo e viveu quase exclusivamente para o Sporting, o clube era a sua grande e única paixão."
Epá, o tipo era um lagarto à séria. Já estou a ver porque é que os verdes gostam tanto dele. E, segundo a Wikipédia, era um atleta e tanto: jogava disco e falam de um jogo em que até jogou à baliza.
Mas será que isto faz sentido? Estará nos genes do Sporting ter um atleta distinto, cavalheiro? Ganhador?! Bem, Cazal Ribeiro ficaria orgulhoso de saber que Stromp chegou a estar preso por estar "envolvido na preparação do golpe para a restauração da monarquia", não fossem os Holtremans ficar sem as suas regalias. 
Bom, como terão sido então, os últimos anos deste grande emblema do Sporting?

"Mas a doença" - epá, a doença?! Mas o homem ficou doente? Um atleta destes? Um cavalheiro? Mas o que é que lhe aconteceu? Foi uma lesão, fruto do excesso de desporto? Foi num duelo à pistola porque alguém ofendeu o Sporting ou o rei? O que é que aconteceu? Que doença foi? Que doença apanhou este modelo de virtudes?!

"a sífilis, seria a sua sentença de morte."

A sífilis? O gajo tinha sífilis? Mas... Mas... A sífilis não é aquela doença que se transmite... quando se vai às... Epá, sífilis... Mas então... Sífilis? Mas então o Stromp, que era tão bom rapaz e desportista, monárquico e tudo, apanhou sífilis? Querem ver que o bom do Stromp, em linguagem futebolística moderna, comeu fruta?

E como é que souberam que ele tinha sífilis? Caiu estoirado no meio do chão a meio de um jogo, já com o coração afectado? Como foi o diagnóstico? Terá ele desmaiado a meio de um chá com os seus amigos, aterrorizados com a vinda da República, quando subitamente Stromp diz: "Estou a sentir uma certa comichão na virilha" (será que é esse o prurido que incomoda Stromp na fotografia, e que o pobre tenta defender com uma discreta coçadela com a mão esquerda?)? Como viveram os Stromp e o Sportinguismo o drama? 

"O seu pai, médico famoso, detectou-lhe o mal quando ele o surpreendeu a querer comer a sopa com um garfo"

Vamos todos fazer uma pausa para ler isto outra vez. (sopa com um garfo? Foda-se, estavas todo queimadinho, ó Stromp)
Portanto, o "capitão-geral do futebol" do Sporting comia sopa com um garfo. Deixa-me lá ver se entendi: viram-no a comer sopa com um garfo e foi aí que o seu pai lhe disse "Chico, quantas vezes já lhe expliquei que esse garfo é o da salada!", foi? Este tipo era o capitão - geral? Era ele que dava a táctica, fazia os discursos empolgantes? Um gajo que comia sopa com um garfo? 
E ninguém estranhou antes? Quando ele começou a dizer: "Rapazes, hoje vamos tentar uma coisa nova: eu, que sou avançado, jogarei a guarda - redes!" ninguém sussurou no balneário: "Porra, o Stromp deve andar cheio de sífilis naqueles cornos"? Não? Pelos vistos não. 

Mas pronto, Francisco Stromp, segundo rezam as crónicas, era um cavalheiro cheio de valores e estou certo que aguentou estoicamente o facto da doença não ter cura, atribuindo à loucura da sífilis os sucessivos insucessos que o seu clube foi sofrendo. Vamos continuar a ler a Wikipédia, vamos ler a condigna morte no leito de um sócio - fundador do Sporting:

A 1 de Julho de 1930, com trinta e oito anos, faleceu por vontade própria, na agonia da sua doença, escolhendo o dia em que o Sporting festejava o seu 24º aniversário. Levantou-se cedo, mas em vez de ir para o Banco Ultramarino, como sempre ia, tomou o caminho da Estação de Comboios de Sete-Rios, quando se apercebeu do comboio, despiu o casaco e correu para ele de braços abertos, assim se suicidou o primeiro grande capitão e treinador do Sporting.

Portanto, o tipo dos prémios Stromp, do equipamento Stromp e que até tem um busto e que era o maior da rua dele... matou-se? Suicidou-se? Bem, isto é tão à Sporting! Agora já percebemos porque é que o Rogério falhou aquela bola na final da UEFA e aquilo acaba com um golo do CSKA: o Sporting fez um Stromp! 
Reparem, eu não levo mal o pobre do Francisco-que-foi-às-meninas. Se a mim me dissessem: o que é que fazias se inventasses o Sporting? "Por-me debaixo de um comboio em Sete Rios" ia estar nas minhas primeiras 3 respostas. No fundo, para quem comia sopa com o garfo, o homem teve um instante de lucidez! E no próprio aniversário do clube! Isto é de um simbolismo mágico, está tudo lá! 
Portanto, a grande figura mítica do Sportinguismo é um tipo nobre que ia à meninas e que acabou a comer sopa com um garfo e que se matou no dia do aniversário do Sporting. Isto não tem preço. Mas melhor, melhor, só esta citação que cita o próprio site dos nossos vizinhos:


Amante? Amante? É melhor o Sporting ir fazer análises.



68 comentários:

  1. LOLOLOL

    Fartei-me de rir!

    ResponderEliminar
  2. Estou chocado...afinal o sporting não é a nossa p...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois disto não quero mais que o Zbording seja a nossa puta, ainda apanhamos doenças....

      Eliminar
    2. GANHASTE A INTERNET!

      Eliminar
  3. Não percebo. Grande ídolo do benfica é um degenerado alcoólico, meio atrasado, que já teve sífilis de certezinha absoluta. O problema é que na altura do Stromp não havia penicilina. O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os répteis no seu devido lugar!!!

      Eliminar
  4. Muito bom, se calhar se forem ver são todos assim e iguais, acredito mais nisso

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Muito, muito, muito bom!




    (e sempre é melhor do que andar a vandadalizar propriedade alheia...)

    ResponderEliminar
  7. Excelente! Excelente! Excelente!

    Muito bom!!!

    ResponderEliminar
  8. Muito bom! Parti o coco a rir!

    ResponderEliminar
  9. ARROGÂNCIA É COM OS LAMPIÕES!!!! MEIRELES FEZ-VOS AQUILO QUE QUALQUER PORTUGUÊS(NÃO LAMPIÃO) QUERIA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. querias ter jogado tanto como nos nao era? xD pequeninos

      Eliminar
  10. Muito bom!!!! Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  11. Se calhar foi porque estando atrás de um tal de Damião num jogada mais enrolada, como é de notar pelos trajes apresentados, que o Sr.Stromp apanhou a tal de amaldiçoada sífilis. Como se sabe as bolhas da dita doença são da cor do casaco do Sr.Damião (que quem sabe o tenha usado para esconder tal doença), sendo F.Stromp alguém de honrado como qualquer Sportinguista, certamente que não se conseguiu conformar com bolhas vermelhas (da feia côr do casaco do Damião) e decidiu morrer com um mínimo de honra e morrer sem uma transformação maldita em vermelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Como se sabe as bolhas da dita doença são da cor do casaco do Sr.Damião"... Como se sabe? Mas quem é que sabe? É o senhor que sabe? E como é que sabe? E "cor" com acento circunflexo porque estamos ainda no tempo do Senhor Damião? E então o Stromp e o Damião andaram enrolados e por isso contraiu sífilis e é essa a sua defesa?? E vermelho é feio porque, deixe cá ver, não temos mais argumentos, é isso? 4everlagarto você é um banho de alegria literária.

      Eliminar
  12. SÍFILIS LISBOA E BENFICA FICAVA MELHOR, PORQUE NEM A FARMÁCIA FRANCO DEU JEITO:-)

    A FARMÁCIA FRANCO SE HOJE EXISTISSE, ESTAVA MILIONÁRIA, E PRECISAVA DE APENAS 3 MEDICAMENTOS NO SEU ESTOQUE:

    RENNIE, KOMPENSAM E ALKA-SELTZER!!!!AH AH AH AH AH AH AH

    ResponderEliminar
  13. Chuta Meireles!!

    E ele chutou. E os encornados ficaram com azia.

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

    ResponderEliminar
  14. bem estou a ver que isto de perceber de que raio são as cores das bolhas da sífilis vem no manual lagarto! E meus amigos, azia? Azia é nunca chegarem aos calcanhares do enormíssimo, sem condes, banqueiros, prendinhas do papá, quintas ou o raio que os valha. Feitos de um grupo de orfãos, pobres à laia da humildade, suor e sangue, isto é o BENFICA!!!Obrigado.

    ResponderEliminar
  15. tá de medo xD

    parabens, lol

    ResponderEliminar
  16. Há coisas fantásticas.

    Desde lagartos que não sabem a sua história e que a sífilis não veio certamente do Sr. Cosme ou o irmão do stromp não teria morrido, também ele, de Sífilis.

    Outros que, honram a sua história e querem é gozar com o maior rival com o golo do meireles, esse simbolo do sporting clube do porto.

    Há, de facto, coisas fantásticas.

    Lembram-se da última vez que ganharam ao Benfica ?

    ResponderEliminar
  17. AHAHAH...IGNORANTES...ao que parece nem a história do vosso clube conhecem..
    1º - a foto nunca na vida se refere ao 2º jogo SLB vs SCP em 1908(ah..e o 1º em 1907 foi ganho pelo SCP)..por vários factores..nesse ano o SLB ainda nem sequer era SLB mas sim ainda o Sport Lisboa...e os calções pretos no equipamento do SCP só apareceram em 1915..
    2º - Também houve fundadores e inclusive membros da 1ª equipa do SLB a morrer com doenças duvidosas..e sim um deles era sífilis também...
    3º - O SCP não roubou nenhum jogador ao SLB..eles apenas eram tão de alma e coração ao seu clube que mal viram a situação apertar saíram para o SCP..(já com o Eusébio, que vinha como transferência do Sporting de Luanda para o SCP e sabe-se lá como acabou no SLB, isso já não é roubo)..
    podia continuar a enumerar inúmeros erros e gafes neste post que demonstram realmente a ignorância de certas pessoas...
    Eu, que sou do Sporting, sinceramente nem me senti ofendido com a intenção de falarem da Sífilis do Stromp, pois essa é uma verdade, mas senti-me ofendido sim com certos inergúmenos,que para isso, se metem a falar da História dum clube como se soubessem, o que pelos vistos é mentira, pois nem sabem ao certo a história do vosso intitulado grande benfica..

    ps:Esta é para o escritor deste post...
    Ao menos sabes em que ano o SLB começou a usar aquela jaqueta que tanto falas?
    eu sei que não......ignorante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O senhor sendo um verdadeiro entendido na história futebolística , queira talvez aqui elucidar a verdadeira história por detrás da famosa expressão : ' clube do regime ' ! Se a sabe correctamente , prefere com certeza resguardar se certo ? eheheheh
      Sabe que a História encerra em si mesma virtudes e defeitos AHAHA

      Eliminar
    2. este ignorante chama ignorante ao autor do texto e diz que sabe tanto da historia dos clubes vem a dizer que o melhor jogador de sempre vem do sp de LUANDA? VAI CHAMAR IGNORANTE A OUTRO IGNORANTE

      Eliminar
  18. É triste, estes lagartos passam a vida de rejubilar com os "feitos" dos seus amigos e apaniguados do clube da fruta...quero ver na 3ª Feira o que vão dizer....

    ResponderEliminar
  19. o sporting é o nosso Grande Humor ........

    ResponderEliminar
  20. hehehehe....está espectacular, é um clube muito pequenino este o dos viscondes e das hortaliças de alvalade....parece que os estou a ver amanhã a torcer pelo clube da fruta....agora percebo quando eles dizem que estão em varias frentes....

    ResponderEliminar
  21. ISTO È O SPORTING!!!!!

    Realmente uma história de sucesso com um fim digno,e,á altura da sua pequeninez natural,e,genética como aqui se confirma...

    Desde 1906 a fazer rir Portugal...

    ResponderEliminar
  22. Até na idade mentem...

    ResponderEliminar
  23. Bom dia,
    Sou Benfiquista, e sinceramente não compreendo este ataque a um senhor que morreu de sifilis. Isso nem é gozar com o SCP, é gozar com um defunto. Não precisamos disso, se somos grandes, não nos baixemos a essas coisas.
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele não morreu de sífilis, morreu de atropelamento ferroviário.......... auto-provocado, diga-se. e o melhor de tudo é que a fonte é o próprio site do LoL!!!

      Eliminar
  24. fartei m de rir! obrigado ao autor e ao s.c sifilis por este momento delicioco. hehe carrega benfica!!!

    ResponderEliminar
  25. E esperemaos que hoje no Reptanário (vulgo Sanita XXI) os sifilíticos sejam mais uma vez humilhados em casa!

    ResponderEliminar
  26. Caro M,

    Leitor assiduo do seu blog e da C (leio os posts dela na diagonal hihi), queria convida-lo a passar no meu novo espaço http://nuncaencontrourival.blogspot.pt/ .
    Tem um post de antevisão ao derby em que usei a mesma foto que a sua de Cosme Damião e Stromp. Não retirei a foto daqui e o post é posterior a este, infelizmente só a pouco visitei o seu blog e reparei que tinha usado a mesma emblemática foto, espero que não se importe que use a mesma foto apesar de retirada de sitio diferente, caso contrário colocaria o link para aqui.De qualquer maneira convido-o a passar no meu espaço e irei colocar o vosso blog nos meus preferidos.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  27. Muito interessante não me senti nada ofendido e entre a realidade ou o mito, venha la o mito !! Muito engraçado

    Viva o Sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para mim aqui a sífilis não é a questão... é antes o suícidio...

      Eliminar
  28. Pois, em nossa casa mandamos nós!
    Quanto ao Stromp, é indiscutível que teve Sífilis. Decorre daí que ia às p...s. Fica a dúvida da condição das mesmas: Seriam as de luxo, caras, fabulosas e potencialmente sportinguistas? Ou seriam torresmo de beira de estrada, rameiras do Povo, e, como tal, benfiquistas por natureza? A foto, que dizer? Feito um zoom à mão do tipo vestido de apresentador do circo Cardinaly, verifica-se que colocava uma nota de 50 escudos na mão do árbitro. Isso sim, é genético e repetir-se-ia muitas mais vezes ao longo da história :)

    ResponderEliminar
  29. Queres uma pastilha rennie.....hmmmm!!!!!!

    ResponderEliminar
  30. ah, ah, ah! Muito engraçado. No entanto, não tão engraçado como o jogo de ontem. Vê-los a quererem ser campeões a jogar daquela maneira foi muito giro. Até parecia que estavam a comer a sopa com um garfo.
    nem com a ajuda do árbitro, a poupar um penalty do garay e a expulsão ao Bruno Alves, perdão, Javi Garcia.
    a soberba dos lampiões é das coisas mais engraçadas de ver.
    a vossa sorte é que a azia não é sífilis.

    Augusto

    ResponderEliminar
  31. Epah! Tenho de deixar de ler o teu blog no escritório!!
    Vieram ao meu gabinete ver o que se estava a passar!
    Muito bom!
    ;)

    ResponderEliminar
  32. "Lá em casa mandou eu" - disse Ricardo Sá Pinto num telefonema ao seu tio benfiquista, imune a qualquer doença, (sifilis por exemplo)

    ResponderEliminar
  33. Demasiado bom ! Genial, genial .

    ResponderEliminar
  34. BRILHANTE ! Chorei de facto a rir. E enriqueci os parcos conhecimentos que tinha acerca do Recreativo do Lumiar.

    ResponderEliminar
  35. Sinceramente ... É DE RIR ATÉ ÀS LÁGRIMAS !!!

    A nação benfiquista agradece esta partilha.

    Abraço !!!!!

    ResponderEliminar
  36. "Ser Benfica", para mim, é conseguir escrever uma coisa destas, ou aplaudi-la.

    Este texto diz tudo da grandeza relativa entre os dois clubes. Uma espécie de hino ao sportinguismo.

    Parabéns, podia só ser mais resumido. Mas aí não seria tão deliciosamente completo!

    ResponderEliminar
  37. É interessante que um postal colocado no início de Abril, ainda tenha respostas no final do Novembro. Ou é da importância do escrito, ou da importância do sujeito. Ou ainda das comichões que este suscita (apesar de andar a dormir na forma, ultimamente)

    É interessante também que o seu autor, que diz estar a escrever sobre a importância dum emblema que claramente a não terá, lhe dedique cento e doze linhas do seu precioso tempo.

    Seria fastidioso responder-lhe à letra, má educação até, porque não se trata mal as pessoas na sua própria casa e há ainda uma certa diferença entre quem tomou chá em pequeno, seja ele de Alvalade, de Algés ou da Buraca e quem foi criado a sopas de cavalo cansado, mesmo nado em Belém, na Lapa, ou nas Avenidas Novas...

    Desfasada no tempo, a minha resposta, deu-lhe contudo razão: o título, mais uma vez, fugiu para outras paragens, mais...achocolatadas. Não recordo, nem tenho intenção de ir procurar, o resultado deste jogo que lançou com este postal, sei contudo quem foi campeão. E não foi o benfica!
    Que fique claro que não me congratulo com isso. É-me indiferente quem ganha, quando o meu emblema perde!
    Registo contudo, que após um rasgado elogio do presidente Vieira aos árbitros, quando um dos putativos candidatos se deixou atrasar, o favorecimento claro a outro emblema começou a ser descarado e o presidente Vieira, que tanto tinha elogiado os senhores de preto, ficou sem margem de manobra para reclamar.

    Já vai longa a resposta, mas ainda assim, quero desejar-lhes toda a felicidade do mundo e que um dia consigam, lá na vossa sala de troféus, ter tantos como os que tem a do emblema de Francisco, o sifiloso suicida, Stromp!

    ResponderEliminar
  38. Coitados, ainda acreditam na velha história dos 20mil títulos e só atrás do Barcelona... Se bem que sabendo da famosa lista dos +300 títulos em 2010 nos quais figuravam 5ºs ou 6ºs lugares, até pode nem ser tão descabido assim.

    B.Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá já para o seu quarto sôr Pinóquio!

      Eliminar
    2. Não seja por isso, anónimo.

      http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_nl_titulosconquistados2010_030111_70268.asp

      Destaco, como "títulos":

      2.º lugar Taça dos Clubes Campeões Europeus (masculinos)
      5.º lugar Taça dos Clubes Campeões Europeus (femininos)

      Naide Gomes – vice-campeã da Europa no salto em comprimento e vice-campeã do Mundo em pista coberta
      Francis Obikwelu – 4.º lugar no Campeonato da Europa (100 m)
      Arnaldo Abrantes, João Ferreira, Francis Obikwelu – 6.º lugar estafeta 4x100 m no Campeonato da Europa

      Representar uma equipa nacional conta como título de clube? Isso é como dizer que o Benfica ganhou a medalha de ouro dos JO porque a Argentina foi vencedora. Adiante...

      Aquatlo
      Vice-campeões nacionais

      Corfebol
      Prémio Formação da Federação Portuguesa de Corfebol
      Campeões nacionais sub-13
      Campeões nacionais II Divisão
      Medalha de bronze Campeonato Nacional de sub-16
      Medalha de bronze Campeonato Nacional sub-19

      Tudo vale como título... mas siga.

      Duatlo
      Rúben Costa – 5.º lugar no Campeonato da Europa sub-23

      Xadrez
      Joana Alves - campeã distrital semi-rápidas sub-8
      Inês Faria - campeã distrital semi-rápidas sub-10
      João Faria - campeão distrital semi-rápidas sub-12

      O vosso problema é contar qualquer coisa como título. Tem diploma de participação? Título. Clube eliminado por 12-1 da LC? Título. Ficou a +30 pontos do 1º lugar? Título. Vice-campeão de tiro à bala com carabina de ar comprimido? Título.

      Vocêm tem imensos troféus, mas perpetuarem a mentira de que são o 2º clube mais vencedor do Mundo? Contam isso da forma que contam, e acham que isso ainda é verdade.

      Eliminar
  39. Já pensaram que Stromp pode ter apanhado a sífilis por ter cumprimentado (boa educação) o damião?

    ResponderEliminar
  40. antes de tudo, sou um apoiante fervoroso do Benfica.
    completamente absurdo. se gostas tanto da wikipedia devias ter começado por pesquisar quais são afinal os sintomas da sífilis e não simplesmente armar-te em esperto.
    mas pronto, o esforço mental de arranjar coisas para gozar com o Sporting que não umas achadas na internet é demasiado para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoiante do Benfica? Ah valente. Mas para a próxima mente melhor.

      Eliminar
  41. Mesmo, que grande mentiroso.

    Ninguém que seja do Benfica diz que é "apoiante fervoroso do Benfica". "Benfiquista", "adepto do Benfica", sim. "Apoiante fervoroso do Benfica" não existe.

    ResponderEliminar
  42. Pois eu sou Benfiquista e sinceramente não achei piada nenhuma a este texto. Eu percebo que se goze com o sporting, mas isto sinceramente para mim ultrapassa certos limites.

    Tal como eu não gosto de ver lagartos a gozarem com o Eusébio e outros símbolos nossos, também não gosto de ver atitudes destas da nossa parte que apenas nos envergonham... é a minha opinião.

    Uma coisa é rivalidade, outra coisa é ódio ou gozo mórbido.

    ResponderEliminar
  43. primeiro diz "Quem é este clube que nos irrita tanto, a quem damos uma importância que, claramente, não tem?" e logo a seguir escreve tanto sobre esse tema?!?

    caro amigo, o texto até está engraçado, mas o senhor para perder tanto tempo de investigação apenas para gozar com o facto de uma pessoa, à 70 anos atrás, ter-se suicidado por ter uma doença sexualmente transmissível e incurável à data, parece-me no mínimo triste ou até esquizofrénico.

    no entanto é importante não esquecer que todos os benfiquistas cantam de pulmões cheios que são papoilas saltitantes...

    repito, para quem ainda não percebeu a gravidade da situação aqui descrita (bem mais que o outro coitado ter morrido de sifilis)TODOS os benfiquistas cantam bem alto e com orgulho que são PAPOILAS SALTITANTES.

    quer dizer, ser só papoila não chega, têm de ser papoilas saltitantes! não imagino acto mais homosexual que uma papoila a saltitar...

    cumprimentos a todos!

    ResponderEliminar
  44. Quando a wikipedia é tomada como o Santo Graal da informação e é usada como fonte oficial para este guardanapo interminável, está mais do que explicado o nível da escrita do blogue

    Em relação à piada, até podia ter graça, mas a análise semiótica da fotografia e a consequente extrapolação parece mais um qualquer excerto de guião dos Malucos do Riso, sem ofensa para os próprios.

    ResponderEliminar
  45. É incrível, como ao fim de tanto tempo, este post ainda suscita zurrapas verbais dos aziados e antis que por aqui pululam.

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar