domingo, 6 de maio de 2012

Reality check

Sou de uma geração de Benfiquistas enganados. Somos a geração que ainda viu a Luz, que viu equipas lindíssimas fazer jogos de encher o coração e partir a alma. Vimos a tabela do João Vieira Pinto Rui Águas (obrigado, T.) e Paneira antes do 1-0 no Jamor, contra o Boavista, peça maior de uma orquestra que o mundo devia reconhecer.

Somos uma geração que cresceu a acreditar no Benfica, que ser do Benfica é a melhor coisa do mundo. Ouvimos na rádio César Brito conquistar as Antas, como quem invade o terreno do mal. Vivemos 93/94 como uma vitória do outro mundo, à Benfica, cheios de força, cheios de querer, de garra, quando os outros, ricos e endinheirados nos tinham roubado Paulo Sousa e Pacheco. Vimos aquela meia dúzia em Alvalade como a melhor coisa do mundo. Podíamos ter todos morrido naquela noite de 14 de Maio e a vida teria feito sentido, tivéssemos 8, 9, 10 ou 13 anos. Neno, Veloso, Mozer, Hélder, Kennedy; Abel Xavier, Schwartz, Isaías, Paneira; JVP e Aílton: obrigado.
Somos uma geração que ainda viu os pavilhões cheios. Lembras-te, D.? José Carlos, Paulo Almeida, Luís Ferreira, Vítor Fortunato e Rui Lopes na equipa de hóquei. Vimos a extraordinária epopeia europeia de Mike Plowden, Lisboa, Jean Jacques, Pedro  Miguel, Steve Rocha e Carlos Seixas (6º homem) no basket.
Éramos felizes por ser do Benfica.

Mas tudo isso nos foi retirado. 
Nos últimos largos anos temos perdido e muito. Perder para o Porto tornou-se lamentavelmente comum. Durante demasiado tempo culpámos só os árbitros, os fiscais de linha e os Guilhermes Aguiar. Eles continuam a existir e são parte da coisa, não duvidemos. Mas andámos sempre cheios de nós, a achar que mais tarde ou mais cedo algo miraculoso aconteceria e o domínio do futebol português ser-nos ia devolvido. Não foi. Perdemos também nas modalidades. Deixámos de ser exigentes com os nossos dirigentes, treinadores e jogadores - a culpa era sempre dos árbitros - e aconteceu-nos isto.

Temos uma direcção que foge na hora da derrota. Uma política de gestão do clube absurda, em que não há um método, não há uma direcção. Pululam os dirigentes que não são do Benfica (a começar no Presidente), sucedendo-se as fugas informação, a desconfiança, a incompetência. Sucedem-se as promesssas por cumprir, os tiros no pé e tudo mais.

Ontem assisti, pela primeira vez, a um grito de raiva de alguns adeptos do Benfica (não fui ao Benfica - Marítimo). Pela primeira vez, em anos, grita-se a verdade que ignorámos durante anos. Pela primeira vez, de uma forma atabalhoada, admita-se, algo desorganizada e às vezes desorientada (os sócios da borla não são os culpados, a direcção sim), surgiu na Luz um foco de exigência. A exigência que deixámos há muito de ter. A exigência de obrigar quem trabalha no Benfica a honrar a sua história e a subir a bitola do "pelo menos não estamos nos tempos do Vale e Azevedo".

A sportinguização do Benfica - cada vez mais real - tem de acabar. Não podemos festejar Taças da Liga nem quartos de final da Champions. O Benfica quer-se de Campeões. E para isso, o Benfica tem de ser competente. 
Não podemos queixar-nos dos árbitros e não exigir a cabeça do presidente que apoiou Fernando Gomes. Não podemos queixar-nos da falta de sorte e permitir que um treinador que ganhou UM campeonato em três se passeie na Luz como se lhe devêssemos a vida e não o contrário. Não podemos andar a aplaudir qualquer jogador que faça um passe certo ou que até uma série de jogos bons, se quando chega a hora da verdade, a doer, perdemos com Porto e Sporting na segunda volta.
Ontem o jogo foi absolutamente deprimente, o lento desligar da máquina do Benfica 2011/2012. Mas em vez de querermos que acabe depressa, é obrigatório encostar a faca às gargantas dos culpados e exigir respostas. 

A minha geração exige o Benfica que lhe foi prometido. A minha geração quer voltar a saber onzes e datas memoráveis de cor. A minha geração não quer ter vergonha quando o presidente e treinador do Benfica falam.
Infelizmente, faltam-me as propostas concretas. Falta-me poder dizer-vos que tenho um candidato a presidente, um contrato com outro treinador. Não tenho. Sou só um adepto. Mas sou exigente e não perdoo falhas. Vieira e a sua pandilha, na impossibilidade de serem expulsos, têm que sentir a corda apertada. Pintem-se coisas nas paredes, cante-se a incompetência desta gente, exija-se o Benfica de volta, sem desculpas. Escrevam-se textos em blogs, porque o Rui Gomes da Silva - esse canalha com um QI de um dígito que vive às custas do meu clube - os lê a todos. 

Eu sou de uma geração de Benfiquistas que ontem tiveram (mais) um dia de merda. Estou farto de dias de merda, estou farto de escrever deprimido. Não vou desistir porque não dá. (Não o digo como chavão - "Sou Benfica até morrer!", etc. Eu já sabia, antes de 2011/2012, que sou do Benfica até morrer. E isso não limpa a época.) Exijo mais, muito mais.

29 comentários:

  1. É absolutamente uma vergonha aquilo que se viu ontem no estádio da Luz.

    Os grupos do SLB, os tais focos de exigência, a dizerem umas verdades e a serem vaiados pelos sócios.

    Isto anda de tal modo que o BENFICA que nós conhecemos, com datas gravadas na memória e com conquistas que nos enchiam de orgulho, deixou já de existir. Agora, reina o benfiquinha. O benfiquinha do LFV porque "não queremos voltar ao tempo do VA". Como se não houvesse BENFICA para além do LFV. Para esses, "benfiquinha sempre". Porque para nós, tem sido mais do tipo "BENFICA SEMPRE... campeão da taça da liga, dos segundos lugares e das 8x foculporto campeão com o LFV na direcção".

    ResponderEliminar
  2. M, gostaria que deixasses de escrever deprimido mas, infelizmente, nos tempos mais próximos, pelo o andar da carruagem, o teu estado de espírito não vai alterar. Peço-te uma coisa, mesmo deprimido não deixes de escrever pois além de escreveres bem denuncias o pior que perpassa deste benfiquinha.
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  3. Amigo, espero que não te importes, mas "roubei" este texto e postei-o no meu blogue! Em http://gloriosafuriavermelha.blogspot.pt/.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me importo e agradeço. Abraço!

      Eliminar
  4. Excelente texto M. É preciso reflectir e muito sobre o que se escreve aqui! Um grande abraço M de quem sabe o que é viver com uma "tripeira"!hehe

    ResponderEliminar
  5. Grande texto, e só tenho pena de uma coisa - è mesmo verdade o que tu dizes. Abraço!!

    ResponderEliminar
  6. Falta-vos um nome para um melhor presidente, com provas dadas...vou-vos dar uma ideia: Ricardo Costa... Esse ! ...Esse mesmo!

    ResponderEliminar
  7. É a primeira vez que venho a este blog, e com muita consideração li este texto maravilhoso, isto é BENFICA!! O que vossa ex. aqui escreveu são palavras corajosas de alguêm que sabe realmente o que é o Benfica, a exigência por mais, a exigência que todos os campeões devem ter! A ambição pela glória e o não comer e calar! Muito obrigado por isto! Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  8. Algo tem que mudar no Benfica mas é radicalmente,isto ou vai ou raicha,...mas tem que ir

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente não sou desse tempo, tenho pena pois sou sócio do Benfica com todo o gosto e todo o amor e so vi o benfica ser campeao 2 vezes! é inadmissivel a imcompetencia que se vive no nosso clube nós SÓCIOS E ADEPTOS somos o VERDADEIRO BENFICA nunca deixamos faltar nada ao clube e vamos a todo o lado atras da equipa, por isso nós temos de exigir mais e melhor, mais competencia, qualidade e inteligencia e sobretudo MAIS HUMILDADE (né jasus)! AMOO TE BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  10. Porque o meu estado de espírito é igual ao de tantos milhares de benfiquistas, enviei esta mensagem a LFV:


    Exmo. Senhor Luís Filipe Vieira!

    Faltam-me as forças, o ânimo e a inspiração para lhe repetir umas quantas coisas que já por demasiadas vezes lhe disse.

    Mas não quero passar esta oportunidade para lhe manifestar os meus verdadeiros parabéns e um agradecimento muito especial! No fundo, são dois em UM!

    Sim!

    PARABÉNS! Pelo êxito do seu mandato desportivo! Um verdadeiro rol de vitórias, cujas taças e troféus não irão caber no Museu que tão afanosamente e como isco eleitoral anda a construir.

    PARABÉNS! Pelas promessas cumpridas, que tenho a certeza, a história gloriosa do Sport Lisboa e Benfica imortalizará e anunciará nas suas páginas, como complemento e explicação de tão rico palmarés, comprovativo da sua competência inquestionável e incomparável!

    PARABÉNS! Por mais um campeonato ganho com alma, com vontade, com profissionalismo, com Mística, à BENFICA!

    AGRADECIMENTO! Pela honra que tem sido, como benfiquista, assistir a tudo o que acima parabenizo. O senhor, senhor Vieira, merece! E todos os que o acompanham nesta árdua e difícil tarefa que é estar à frente dos destinos do maior clube do mundo – SPORT LISBOA E BENFICA!
    Agradeço a sua presença assídua junto dos atletas e treinadores.
    Agradeço o apoio e defesa dos profissionais.
    Agradeço a sua dedicação incansável à nobre causa que tem como lema :
    ET PLURIBUS UNUS!
    Agradeço a sua coragem, capacidade, abnegação e sacrifício, porque sempre soube colocar os interesses do Benfica acima dos seus. Assim o comprovam o corte com algumas (muitas) das suas amizades porque que não são amizades do Clube!
    Agradeço os seus apoios a quem, primando pela honestidade, foi ouvido em escutas que mostraram ao mundo a vontade tenaz de limpar a podridão que grassa no futebol!
    Agradeço a sua campanha pela paz, pela concórdia, pela verdade, perdoando aqueles que maltratam o Benfica. Um verdadeiro apóstolo da paz que sabe dar a outra cara!

    A história mostrará um dia aos vindouros, que pelo Sport Lisboa e Benfica, passou um presidente que não respeitou os antecessores de antanho, que secou tudo à sua volta e onde se abeire, como o fez com um clube de menor dimensão de seu nome Alverca e outro ainda menor – o Odivelas!

    E secou:

    - As vitórias deste clube glorioso!
    - A Mística deste clube inigualável!
    - O respeito por esta Instituição centenária!
    - A democracia como valor inegociável !

    Perante situação tão catastrófica e vergonhosa, só lhe resta um caminho:

    DEMITA-SE SR. LUIS FILIPE VIEIRA!

    Não nos envergonhe mais! Não humilhe mais o meu amado Clube!
    Se quer ficar na história com alguma honra, saia, antes que seja tarde e tenha que ser empurrado de forma indigna e ignóbil!

    Eu quero o meu Benfica de volta. O das vitórias, do respeito. O Clube lutador que eu conheci quando por ele me apaixonei!
    Não quero o Benfica de Vieira, de Rui Gomes da Silva e de uma plêiade de oportunistas de outros clubes!
    Basta! Eu, como a maioria dos benfiquistas, estamos, fartos das vossas incompetências e das vossas cumplicidades com gente que nos espolia, jogo após jogo.
    Basta! Eu e a maioria dos benfiquistas estamos fartos do seu silêncio Sr. Vieira, perante as atrocidades de que são vítimas os nossos atletas, os nossos treinadores, os nossos adeptos!
    Basta! Eu e a maioria dos benfiquistas, estamos a ficar cansados, desmotivados e impotentes para continuar a assistir à delapidação contínua deste Clube Glorioso!
    É que:
    “UM FRACO REI, FAZ FRACA A NOBRE GENTE

    Assuma, Sr. Vieira, a sua incapacidade e DEMITA-SE!





    (Assinatura)




    Lisboa, 6 de Maio de 2012

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap

      Eliminar
  11. os "exigentes" andaram a espancar benfiquistas fora do estádio só porque têm outra opinião...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. és um génio! hoje depois de dormir de facto acordei!

      Eliminar
  12. Sou de um clube eterno, não de um ou de outro mas de todos. Sou de um clube que mexe comigo, que me dá insónias quando perde, e um sorriso enorme a cada segunda-feira de trabalho quando ganha.
    Infelizmente nos ultimos anos parece que se tornou normal a derrota - e isso é uma coisa que não admito no meu clube! No dia em que isso acontecer internem-me por favor porque estarei gravemente doente!
    Obrigado por este texto!

    ResponderEliminar
  13. Grande texto. Não sei a tua idade mas tal como tu, também vivi esse Benfica dos grandes momentos, quer no Estádio, quer nos pavilhões. Ainda hoje guardo em casa a luva do Paulo Almeida quando ganhamos a Taça CERS ao Réus. Sou um dos sortudos que tem um pai que me fez sócio quando nasci à 34 anos, frequentei a ginástica, o futebol e o ténis, não me lembro-me dos jogos a que assisti na Luz mas sim dos que não assisti, lembro-me de quando regressavamos dos jogos as pessoas que nos viam na rua de cachecol do Benfica perguntavam por quantos tinhamos ganho! Gostava de não estar aqui na tua "casa" a escrever estas palavras e a rever-me nelas. Também eu não aguento este Benfica onde não ganhar se tornou um hábito, onde o sócios que contestam são vistos como se fossem lagartos. Eu lembrou-me no Antigo Estádio, em épocas vitoriosas, se empatassemos em casa ia tudo chamar nomes aos jogadores quando saíam porque tinham de passar pelo meio dos sócios ao pé da estatua do Eusébio e sem Corpo de Intervenção para proteger os meninos. Isto acontecia com empates! Por onde anda esta exigência? Por onde anda a mística? Eu vou continuar a ir a todos os jogos na Luz com Red Pass, vou continuar a ir fora quando o orçamento permite, vou continuar a ir ao pavilhão ver as modalidades mas a vontade não é a mesma porque agora temos dirigentes e assalariados de todos os clubes, pessoas a quem o Sport Liboa e Benfica nunca fez chorar de alegria ou tristeza. É-lhes indiferente a vitória ou a derrota. Infelizmente também não tenho uma solução capaz de dar a volta a isto mas desistir não é sequer uma possibilidade.Desculpa tratar-te por tu mas quem escreve assim sobre o Sport Lisboa e Benfica faz parte da minha familia.

    Saudações benfiquistas

    Hugo Miguel Capela, sócio 10424 do Sport Lisboa e Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como tu Hugo,também tenho 34 anos e sou sócio do Glorioso.Guardo na minha memória o primeiro dia no antigo estádio da Luz,Benfica-Honved em 89,goliada por sete a zero,era o menino mais feliz do mundo...aprendi a amar,a acarinhar,a sorrir...este meu Benfica está muito atrás do que era o "nosso",o do Veloso,do Paneira,do Isaias,do Valdo,do Thern,do Magnusson, que ainda hoje sente o Benfica a correr nas veias.Revejo-me nas tuas palavras amigo,tal como tu só me resta continuar a apoiar e a sofrer todos os domingos para que voltemos a dominar o futebol português.Viva o Benfica!!!
      Nuno Silvestre socio efectivo desde 1998
      Nuno

      Eliminar
  14. Uns recordam-se dos dois golos do César Brito em 90/91 mas parece que se querem esquecer que passados uns dois anos no inicio da temporada de 94/95 o mesmo César Brito fazia parte da equipa que foi impedida de conquistar a supertaça. Vítor Baia defendeu fora da área com as mãos e não foi expulso e logo a seguir na sequência de remate de Amaral (?) o golo foi invalidado e mal por fora de jogo de posição quando a bola entra após auto-golo.

    http://videos.sapo.pt/yM6elL2G10LiKvaAPWVH

    Como este caso poderia numerar milhentos (e ainda mais se as imagens não tivessem sido apagadas). Mas vou apenas referir que o Porto foi condenado por corrupção, e foram-lhes retirados 6 pontos e o clube não recorreu da decisão. Qual é o inocente que não recorre? Mais significativo é o facto da punição ser relativa a uma época em que eles tinham boa equipa e bom plantel acabando por ser campeões europeus. Mas vocês acham que se eles roubam quando têm boas equipas não o fazem quando têm más?

    Não gostam desta direcção? Acham que as arbitragens não são determinantes? Então juntem-se e criem uma alternativa. Uma alternativa forte, com ideias, sem ligações estranhas e que saiba fazer oposição as claras e de forma leal.

    Também eu estou cansado de perder. Mas escolho seguir o principio da resposta mais simples. E a resposta mais simples para estes 20 e tal anos de domínio do FCP é a corrupção por todos os indícios e certezas que estes anos foram revelando.

    Acho verdadeiramente engraçado como a maioria dos que não gostam desta direcção são os que apontam como falha mais grave da mesma a incapacidade para impedir os roubos da arbitragem.... Mas ainda não compreenderam que para lutar limpo contra a corrupção é preciso a força de milhões??

    Mais farto que perder estou triste com os benfiquistas. Estou farto de que só os presidentes do Benfica é que são de outros clubes. Estou farto que só os treinadores do Benfica é que estão ao serviço de outros clubes. No fundo estou farto de ver um clube que se deixa dividir pelos rumores claramente plantados por terceiros.

    PS: Só para não deixar as modalidades de fora, o Benfica conquistou recentemente a taça CERS e a UEFA Futsal Cup. E os pavilhões têm enchido... ou não têm lá ido ou sequer visto as transmissões?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Tiago, tu achas sinceramente que o Vieira ser sócio dos 3 clubes por interesse económicos é rumor? Achas que o cerebro da SAD, Domingos Soares de Oliveira ser do Sporting é rumor? Achas que o conselheiro do JJ, Manuel Sérgio, ex-presidente da AG dos pastéis é rumor? Achas que o JJ ser lagarto é rumor, ele que até teve um avô que fez parte da equipa dos 5 violinos? Podes dizer que o desporto mudou, que agora é tudo profissional, mas porra não existem profissionais competentes que sejam do Benfica? Vai ver à estrutura profissional dos tripeiros e lagartos e diz-me quantos encontras que sejam do Benfica. Quanto aos pavilhões cheios, acho que és tu que não vais lá porque cheios só 3 ou 4 vezes por ano. De qualquer forma, acho saudavel existir esta dictomia de opiniões e que sejam sempre discutidas de forma saudavel por nós que amamos o nosso clube. Um abraço Tiago e saudações benfiquistas

      Hugo Miguel Capela, sócio 10424 do Sport Lisboa e Benfica

      Eliminar
  15. Quando vejo alguns adeptos a festejar a derrota do Sporting nas Antas... está tudo dito!

    ResponderEliminar
  16. Um texto "À BENFICA"!!!

    ( No ritmo do "10anos" do Paulo de Carvalho,benfiquista,ex.atleta do Benfica.)

    Dez anos é muito tempo
    Muitos dias ,muitas horas a jogar
    Dez anos, é muito tempo
    Deste tempo inteiro,que queremos ganhar (2 vezes)

    Dez anos é muito tempo
    La la la lala lala...
    Dez anos é muito tempo
    La la la lala lala...(2 vezes)

    Anexo: Aos 2 minutos do video,

    http://www.youtube.com/watch?v=dSwFXphd82Q

    Nota: ...mais de 10 anos é muito tempo!!!

    VIVAS ao SPORT LISBOA e BENFICA.

    ResponderEliminar
  17. É mais que óbvio que tem de se mudar alguma coisa, rapidamente... M., também sou da geração dos enganados! Para teres noção, o primeiro jogo que me lembro de assistir na Luz é o Benfica x Anderlecht, a caminho de Estugarda! Sábado estive lá, como estive tantas e tantas outras vezes! Entrei, como tantos entraram, desolado com o volei. No futebol, nada de novo, a equipa teve atitude 0. Como cereja, no último jogo da época em casa, nem se despediram de nós! E depois, sacodem-se culpas para outros!!!!! O nosso Benfica vai "morrendo", devagarinho... esperemos que Outubro traga novidades! Abraço, MT.

    ResponderEliminar
  18. Parabéns pelo texto. Infelizmente, deixei de acreditar. Estou lá em todos os jogos e aquilo que se vê deixa qualquer um deprimido. O povo benfiquista acomodou-se a uma realidade confortável. O porto ganhar é-lhes indiferente. São os "batoteiros", "foi o árbitro", "é o papa". O povo benfiquista acomodou-se às borlas, à sagres de borla nas casas do clube, aos jogos escolhidos na benfica tv (derrotas lá não passam),à conversa do "vamos ser os melhores do mundo desde que não nos roubem".
    É algo estranho? Não. Portugal também se vendeu à pandilha de sócrates, guterres, cavaco e companhia.

    ResponderEliminar
  19. bom texto que li sem parar, porque com ele me identifico muito. Estou a chegar aos 50, e isto não é o grau de exigência que me ensinaram que se deve ter sempre no Benfica. Não me identifico em nada com esta direcção, nunca me identifiquei porque fui daqueles que quando o Vieira entrou no Benfica, se perguntou " o que é que esta personagem faz aqui?".
    Hoje passado 10 anos, quero uma mudança, mas tal como vocês não tenho um candidato para apresentar. Sei que ainda falta tempo até às eleições, e espero que apareça um projecto e um rosto capaz de resgatar o meu Benfica do passado.

    Um abraço pelo texto, por muito dos comentários que li e gostei, finalmente está-se acordar.

    ResponderEliminar
  20. Não é preciso dizer mais nada. Bom post.

    ResponderEliminar
  21. Excelente.

    É pena isso não chegar aos ouvidos/olhos da brigada do reumático, comprada a peso de ouro pelo LFV para vencer eleições e votações em assembleias.
    É pena não chegar à maioria dos tapados que não conseguem ver na mediocridade em que caíram.
    E é pena, acima de tudo, que isto seja muito bonito, que haja milhares que percebem, se identificam e apoiam, mais haja apenas umas centenas com 20 votos que é ganham e controlam isto tudo, sem quererem saber de mais nada.

    ResponderEliminar
  22. http://entredez.blogspot.pt/2011/08/miguel-rosa-e-os-glutoes.html
    Checa isto

    ResponderEliminar