quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Se contratarmos outro extremo, a culpa também é do árbitro alemão?

Sente-se no ar o aroma dos anos 90. Ou dos 2000, já não sei. É como se víssemos o início de um filme que já vimos e, sem sabermos muito bem do que se trata, nos lembrássemos imediatamente do fim. Está no ar aquele cheiro nauseabundo e enjoativo do Benfica a abdicar de mais um campeonato por falta de comparência, oferecendo ao Porto a possibilidade de, fazendo os mínimos, facturar um terceiro campeonato consecutivo, isolando ainda mais a conquista de 2009/2010 como um acidente.

Escrevo a 16 de Agosto, a 15 dias do fecho do mercado. Entretanto, o Benfica já contratou Paulo Lopes, Michel, Hugo Vieira, Luisinho, Ola John e Salvio (falta-me alguém?). Assim como o ano passado já tinha contratado Artur, Wass, Witsel, Garay, Matic, Nolito, Bruno César, Enzo Perez, Mora e Rodrigo. Faltava, como ainda falta, um defesa esquerdo. Entretanto, gastaram-se em Salvio e Ola John 22 milhões de euros, isto para a posição mais bem preenchida do plantel. Já defesa esquerdo, nada. O erro é tão ostensivo (e o ano passado custou um campeonato) que me dá nojo. Dá-me nojo porque eu sofro com isto. Porque eu não durmo quando perdemos e ainda sou infeliz pelo que se passou o ano passado. Odeio que o Benfica perca e odeio de morte os culpados dessas derrotas. Irrita-me, portanto, que senhores usem mal o dinheiro que eu e outros papalvos lhes damos em quotas, cativos e afins. Usam esse dinheiro em negócios esquisitos com comissões e em troca dão-nos humilhações como perder campeonatos com 5 pontos de avanço.

Mas não há só incompetência na procura de um defesa esquerdo (vamos todos fazer um minuto de silêncio em memória da puta que pariu o olheiro que descobriu o Emerson), há uma despreocupação na procura do mesmo que pode parecer de cariz aventureiro - quase poética, quase boémia - aos mais distraídos. Para quem já conhece o que a casa gasta, sabe que é mais uma aposta de Jorge Jesus no seu Championship Manager particular. É que, para quem não sabe, além de um campeonato e 3 taças da Liga, JJ tem nos seus currículos as carreiras de Di Maria, David Luiz e Fábio Coentrão. Foram, de facto, negócios prodigiosos para o Benfica e o dinheiro dos mesmos fez concerteza falta. São negócios pelos quais estamos - de verdade - agradecidos. Eu não esqueço que quando JJ chegou à Luz David Luiz era um defesa esquerdo (insistência de Quique) horrível, Di Maria um Gaitan mas sem tanta técnica e Coentrão o próximo Diogo Valente. No entanto, as suas vendas não trouxeram títulos. Não recebemos taças, não fomos para o Marquês. É que JJ está apostado em fazer de Melgarejo um defesa esquerdo ofensivo, estilo Coentrão. Poderá resolver jogos e ajudar no ataque. Poderá ter um pendor ofensivo tal que no fim da época o vendemos acima de 8 milhões. Mas entretanto poderá dar aqueles 6 ou 7 pontinhos preciosos a perder. Ou então vai ser só mais um Djaló. Desde este meu humilde campo, pedia ao senhor Jesus para se deixar de ideias, para brincar no computador dele (se ele quiser até com a equipa do seu coração, aquela de verde) e não no meu Benfica. 

Assusta-me todo este descontrolo do jogo na Alemanha. Assusta-me e deprime-me, porque sei onde é que isto vai dar. Assusta-me que Luisão, Maxi e Carlos Martins fiquem assim num amigável. Vende-se a versão que a culpa de todos os males são os árbitros e o Porto (o Porto que nos ganhou sem ponta de lança e com o Vítor Pereira no banco), mas, pelos vistos, não se preparam os jogadores contra os árbitros. Se sabemos que todos os anos em Braga há festa, com supostas agressões, provocações, luzes que vão abaixo, expulsões aos nossos jogadores que são agredidos, a preparação mental dos jogadores do Benfica é esta? De cabeça perdida, à peitada aos árbitros? Longe de mim ser politicamente correcto: eu acho bem que os jogadores do SLB pressionem árbitros e até que insultem e provoquem adversários se for para nosso benefício, mas que o façam sem serem miúdos de 15 anos. Ninguém no Benfica prepara os jogadores para este tipo de situações, ninguém vai lembrar a Aimar que tem de jogar em vez de discutir com os árbitros, ninguém vai dizer aos jogadores mais novos, como Rodrigo, que quando uma situação destas acontece têm que fugir das expulsões e deixar o capitão ir resolver o assunto. Não, o capitão entrou à Kostadinov, não só arruinando esse argumento, como dando a imagem de um clube a naufragar na sua psicose com os árbitros. E o resto da comitiva riu-se para a UEFA ver.

O quadro está pintado à vista de todos. É um filme repetido, como aqueles clássicos que passam nas tardes de domingo: o Benfica na pré-época. É um deja vu de várias pré-temporadas onde o desequilíbrio do plantel se via de Marte: 2005/06, 2006/07, 2010/11, 2011/12, com a possibilidade de repetirmos o mágico início de época de 2007/08 com o despedimento de Jesus antes da 5ª jornada, sendo a sua cabeça a oferenda pré-eleições de Vieira aos sócios e ao mesmo tempo uma elegia a Fernando Santos e ao seu despedimento na primeira jornada.

Não torço contra o Benfica apesar de detestar esta direcção. Se formos campeões e Vieira celebrar o seu 3º título, sairei à rua, feliz e bêbado de felicidade. Nada me alegrava mais do que não ter razão, nada me faria mais feliz do que comer palavrinha a palavrinha este pessimismo. Mostrem-me até Maio que estou errado. Mas, infelizmente, não acredito. Já vi este filme muitas vezes. Já sei o fim.


17 comentários:

  1. Tanto pessimismo,ok ainda não temos defesa esquerdo nem defesa direito mas por outro lado só faltam 15 dias para aguentar o Witsel....
    Quanto ao resto Sabado lá estarei a sofrer.

    Isto é o futebol do sec XXI a minha consolação é que os verdadeiros adeptos seja de que clube for neste momentos estão como nos a sofrer e desejosos que o mercado feche para saber com quem podemos contar.

    ResponderEliminar
  2. E se trocássemos o Álvaro pelo Sálvio e o Martins?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para...? porque...?
      (acho que ficaríamos a perder :D )

      Eliminar
    2. Achas?
      Eu era de caras.
      Agora já foi. Podia ter sido pior.
      Abraço.

      Eliminar
  3. Só não concordo nessa de pressionarem o árbitro e insultarem os adversários, acho ue isso é comportamento mais dos jogaores do clube da tua mulher que do nosso, mas no resto é também esse o meu sentimento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto pressionarem os árbitros, não é convosco. Fazem isso de outra forma. Mas agredirem jogadores adversários já no chão...

      De resto, é complicado entender algumas decisões das administrações (ou então não $$$) dos vários clubes, mesmo do meu FCP.

      Eliminar
    2. O quê? Estás a falar do Paulinho Santos? Do Jorge Bosta?

      Do Pepe?

      Não! Atão, está bem!

      Eliminar
    3. Por acaso falava do Luisão, mas também posso acrescentar à lista o Javi, o Bynia e o David Luiz por exemplo.

      PS: Esqueceste-te do Bruno Alves(e já agora eu também do Maxi).

      Eliminar
    4. eeiii! olha o Roberto!
      então, essa "capoeira"? sempre aberta e pronta a receber por quem lá passa, certo? pois...

      Eliminar
  4. parabéns pelo blog, escrevem ambos mt bem

    ResponderEliminar
  5. O Cabr%$ do Fischer ontem lembrou-se de deixar o Martins no banco amputando a equipa de criatividade, colocou aquele 4.4.2 sem capacidade criativa nem de contenção, deixando-nos todos à beira de um ataque de nerbos... é assim a vida... quando é que exoneramos os Fischer's deste mundo??' Falta-nos a coragem né? Sigábanda!

    ResponderEliminar
  6. Quem é você como treinador? foi jogador? quantas equipas tem no seu curriculum? Treina com os jogadores do SLB? conhece-lhes as capacidades? físicas e psicológicas?
    Conhece a estratégia da c.s. avençada? com a ajuda de pseudo benfiquistas trinadores, que engolem as tretas que lhes vendem, vão criando intranquilidade na equipa , vide o caso luisão. O Roberto era tão mau? então porque foi eleito em 2 anos o melhor da liga espanhola? O Baía não cometia erros? Cometia, mas a c.s. avençada não o intranquilizava. O Emerson era assim tão mau?
    O Maxi era extremo, o Miguel era extremo, o João Pereira era extremo, o Fábio era extremo, etc. e todos foram bons laterais.
    Já agora, o Pereirinha é lateral? o Mangala é lateral?
    Pois jogaram nos rivais toda a pré temporada e ainda neste jogo dos corruptos com o Gil o Mangala jogou a lateral e alguem ouviu ou leu algo desagradável sobre essas opções? pois eu tambem não!!!!
    Abram os olhos contra a c. s. que está a fazer o serviço do sistema corrupto, e pensem, sejam inteligentes, se fossem estúpidos (burros) eram adeptos dos outros e não do Glorioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Corruptos com o Gil" - Não estou a ver, foi o Bi-Campeão que jogou em Barcelos.

      O Melgarejo ainda não o vi a jogar, mas comparar o Roberto ao melhor guarda-redes português de todos os tempos é um pouco forçado. Ainda mais forçado do que dizer que no fim de uma época desastrosa foi vendido com um lucro de 100 mil €(valor total de 8 milhões e qq coisa).

      Nós, simples adeptos que já andamos à algum tempo a ver jogos e jogadores, conseguimos ver mais ou menos se um jogador tem qualidade e se consegue desempenhar determinado lugar. Tal como alguns treinadores treinadores (e o Vítor Pereira já cometeu alguns erros, mas desde que continue a ganhar títulos).

      Nos últimos 10 anos o FCP tem 8 títulos e o SLB tem 2. Nos últimos 20 perdi a conta. De facto, os adeptos dos outros é que são burros e estúpidos.

      Eliminar
    2. Vieira, és tu?? Bem-vindo pá!

      Eliminar
    3. Assumo que pergunta seja sem ironia. Não sou o Vieira.

      Eliminar
    4. não és o Vieira, mas disfarças bem
      (foi por ti que escreveste aquele texto ou também foram outros papagaios que to ditaram?)

      Eliminar