domingo, 2 de setembro de 2012

Pequeno Futebol Clube

É sábado, o mercado fechou há umas horas e, na sede do Pequeno Futebol Clube - uma tasca com três estrelas Michelin -, as manchetes dos jornais desportivos não interessam a ninguém. João Moutinho não foi para o Tottenham? Vira a página. Javi Garcia saiu do benfica (aleluia, irmãos)? Passa à frente. Na página 30, finalmente, a notícia do dia, lá em baixo, num quadradinho sem cor: o PFC fintou os Abramovich desta vida e conseguiu três reforços por empréstimo.

Dois defesas-esquerdos do benfica e um médio do FCPorto. A custo zero. E vestem o mesmo tamanho do que os emprestados da época passada, por isso é só trocar o nome da camisola. O presidente do PFC, desta vez, esmerou-se. Do sportem não quis ninguém, claro, porque ainda há uma diferença entre o Pequeno Futebol Clube e o Mínimo Futebol Clube.

É dia de bola. Da sede ao estádio seria só atravessar a rua, mas, desta vez, o PFC vai fazer uma deslocação até um estádio do Euro abandonado. Os sócios estão revoltados. As cadeiras confortáveis e limpas fazem doer as costas. O relvado impecável prejudica o futebol de qualidade ímpar. Os torniquetes, meu deus, é o fim do mundo, até funcionam.

Já não bastavam estas contrariedades, ainda por cima do outro lado está o campeão. E o PFC detesta o campeão. Não é que o campeão alguma vez tenha feito mal ao PFC, mas adepto do PFC que é adepto do PFC detesta todos os clubes que lutam por títulos. Ao adepto do PFC, soa a insulto que uma equipa queira sempre os três pontos. O adepto do PFC tem como melhor momento da sua vida aquela tarde soalheira em Vila Nova do Fim do Mundo, em que o PFC conquistou um glorioso empate que assegurou a permanência na primeira divisão, no último minuto da última jornada. Isto sim, é sentir o futebol. Os adeptos do campeão sabem lá o que isto é, esquisitinhos da caca que ainda há um ano andavam aí na rua a festejar uma Liga Europa.


Ser adepto do campeão é fácil. Pega-se no carro, faz-se centenas de quilómetros e entra-se numa bancada pintada da mesma cor. Canta-se por Hulk e Moutinho, que tantos corações partiram ao estarem ali, e espera-se que James entre para resolver o imbróglio. Os golos chegam, como quase sempre, e para a semana há mais (não há, porque o calendário é ridículo). Isto não faz sentido para o adepto do PFC.

Ser adepto do PFC é lixado. Na bancada estão os do costume, só que desta vez misturados com os adeptos do campeão, com aquele ar sorridente de quem está sempre a vencer troféus. Começam tímidos, não vá aparecer aí uma goleada, mas animam-se com aquele golo em contra-ataque perante o facilitismo da defesa do campeão. A noite, afinal, pode ser de festa para o PFC! Tudo o que têm de fazer é defender, dar pau e perder tempo durante toda a eternidade de jogo que se segue. Resta-lhes ainda assobiar o avançado brasileiro do campeão, porque, para os adeptos do PFC, só o seu central caceteiro de quase 40 anos vale 50 milhões de euros. Para seu azar, é esse mesmo avançado brasileiro que fuzila o guarda-redes de voz fininha do PFC e mata o jogo.

Tudo o que o adepto do PFC desejava era aquele empate no último minuto, num golpe de sorte, fruto de um falhanço de um rapaz do campeão. Com aquele empate, a noite de sábado na sede seria uma loucura. Os filhos e os netos do adepto do PFC iriam recordar para sempre aquela partida mítica em que o central caceteiro conseguiu acabar sem amarelo. Infelizmente, tudo correu como seria normal e o campeão ganhou.

Mas não há drama. O adepto do PFC, o verdadeiro adepto do PFC, é um adepto do caraças. Torce pelo PFC e apenas pelo PFC, por isso já está a preparar a deslocação ao rival Sporting Clube da Pequenez. Nesses jogos é que se conquistam permanências, nesses jogos é que o pequeno se separa do mínimo. O campeão que vá à sua vida, que o PFC vai continuar a lutar pela sua.

O pior são aqueles adeptos do PFC que ontem lá estavam, e que tantas vezes encontro por esses estádios fora. Disfarçam-se adeptos do PFC, mas na verdade são adeptos de outros clubes bem maiores, frustrados pelos títulos perdidos para o campeão. Quando o Targino faz o 3-2, não é a permanência do Olhanense que eles vêem à frente, mas sim a aproximação ou a conquista de pontos das suas equipas. Quando o Moutinho corta uma bola, é atropelado por trás e cai para o chão magoado, eles não gritam “maçã podre” porque ele é de Portimão, mas porque trocou o clube deles pelo campeão. Quando o Hulk passa por eles a 300 km/h, não é das portagens na Via do Infante que se lembram, mas daqueles 5-0 no Dragão e do seu querido David Luiz (pausa para elogiar a brilhante exibição frente ao Falcao) a ser ultrapassado por este camião brasileiro que os estúpidos dos russos nunca mais cá vêm buscar.

Admiro muito os primeiros adeptos do PFC. Quero que as crianças de Vila Nova do Fim do Mundo cresçam a torcer pelo clube da sua terra, que nas tascas se discutam as notícias mais pequeninas dos jornais desportivos e que os empates que asseguram a permanência no último minuto da última jornada sejam para sempre recordados como o melhor momento das suas vidas. É-me muito fácil ser do FCPorto, pelo que vocês, do Olhanense, do Beira-Mar, do Rio Ave, etc, me parecem os verdadeiros adeptos de futebol.

Quanto aos segundos adeptos do PFC, meus caros, azar. Preocupem-se com o meio-campo vazio da vossa equipa ou o ataque mortífero que apenas vos faz ganhar a equipas dinamarquesas de cujo nome já nem me recordo. Era o que eu faria, se fosse vocês. Mas felizmente sou do campeão.

16 comentários:

  1. Gostei do texto.

    Quando vi os 3-0 ao intervalo, cheguei a pensar que o russo pagasse a clausula o colombiano e desse o Torres à troca.

    ResponderEliminar
  2. Mais importante do que a preocupação com o meio campo vazio, como cidadão deste país, preocupa-me mais o facto de uma pessoa (também ela cidadã deste país com os mesmos direitos e deveres), não corar de vergonha em se assumir do "campeão", ainda que saiba - melhor do que ninguém - que esse é o clube campeão da batota e da corrupção - clube de resto que ninguém respeita pois já todos sabem como são "cozinhadas" as vitórias. Pior: é rejubilar com isso! Sinceramente, não nunca entenderei.

    Cumprimentos desportivos,

    P.S. A ver vamos se os restantes três candidatos ao título também irão jogar nesse estádio "onde até os torniquetes funcionam"......


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a inveja pagasse imposto o Gaspar não tinha problemas

      Eliminar
    2. O que eu nunca entenderei é como uma justiça que foi lesta em nos condenar por corrupção efectuada no ano em que fomos campeões europeus ( com a base da selecção do euro2004) e em encostar o tal jogador que veio da 2ª divisão japonesa, ainda não se pronunciou acerca do Luisão e "ele viu, não quis foi marcar";

      O que eu nunca entenderei é o porquê de o campeonato da verdade se realizar apenas de 5 em 5 anos(deve ser parente afastado da taça latina);

      Não sou um expert em culinária, mas nunca ouvi falar em cozinhar vitórias. Talvez algum dos "14 milhões" me explique (é assim do género realizar um jogo no Algarve que deveria ter sido realizado no Estoril??).

      Escolher o clube pelo qual se torce é um direito de qualquer cidadão, sendo que um dever de todos e principalmente dos desportistas é respeitar as escolhas das pessoas e vitórias dos outros clubes.

      Rejubilar por ser do Bi-Campeão é espectacular, algo que os benfiquistas já não sabem há 28 anos.


      Eliminar
    3. Porque a ignorância é atrevida, saliento:

      A tal justiça desportiva que vos condenou foi afastada - H. Loureiro - se quiseres até tenho o artigo/entrevista ao Jornal Sol - onde este Senhor (do SCP), Presidente da Liga à altura dos factos explicou como um administrador de uma SAD, no caso, o A. Caldeira, o coagiu a sair. Ah....como sempre, à mesa: parece que foi numa marisqueira de Matosinhos - segundo informou o próprio.

      O outro, o Ricardo Costa (qual Mouro Bermelhão - assim baptizado), também já lá não está.....é o que acontece a quem faz "ChiChi fora do penico"....

      Agora a justiça a que te referes, certamente será esta (informação disponibilizada no site da FPF):

      Presidente do Conselho de Justiça:
      Manuel Fernando dos Santos Serra;

      Presidente do Conselho de Disciplina:
      Herculano Carlindo Machado Moreira Lima;

      Vai ver que são estes Senhores, e qual a cor das leis que eles aplicam.... e já agora em que camarotes se sentam.....sabes, é assim que se "cozinham" campeonatos..... (ou, p. ex., o Aimar apanhar dois jogos de castigo - não jogando em Alvalade, apesar de não ser reincidente e de esta ser jurisprudência única, uma vez que quem não era reincidente apanhou somente 1 jogo...)

      Ademais, acrescenta-se o facto de na FPF também estar o Nando das Facturas (isto é, da contabilidade dos bilhetes das "deusas" - vulgo prostitutas), e na Liga o Senhor que vem da Sociedade de Advogados do Caldeira e do Gil Moreira dos Santos......M. Figueiredo.

      A quem pretendem enganar???

      É por isto que acho que este tipo de vitórias só vos assentam muito bem, é de resto uma marca já bastante distintiva e conhecida além fronteiras - veja-se p. ex. o que o Santiago S., jornalista do Joranl a Marca tem a dizer desse clube......é uma grande fama...

      E se não percebes nada de culinária, deixo aqui umas notas:

      Cozinham-se campeonatos com férias ao Brasil pagas aos senhores do apito;
      Cozinham-se campeonatos com prostitutas oferecidas aos apitadeiros;
      Cozinham-se campeonatos despromovendo o Senhor do Apito de Barcelos quando perderam lá o ano passado, ou ainda não deste conta?
      Cozinham-se campeonatos mantendo o O. Benquerença de apito na boca.....(dado que esteve para ser despromovido, mas a sua classificação, o ano transacto, foi "muito boa" - este cromo que até nos testes da Uefa chumbou....)
      Cozinham-se campeonatos correndo a trás de apitadeiros;
      Cozinham-se campeonatos intimidando apitadeiros - Carlos Valente - 1991;
      Cozinham-se campeonatos alterando relatórios disciplinares - ou o Mourinho e o episódio do Rasgão da Camisola ao Paulinho em Alvalade.....

      Para a semana tenho mais umas receitas.....

      P.S. Cozinham-se campeonatos fugindo para Espanha - porquanto a PJ se bufa....

      P.P.S isto podia continuar e continuar e continuar, porque haveria sempre alguém que se iria orgulhar disto, pois sabe que só assim consegue ganhar e é essa a diferença que nos separa!

      Cumprimentos desportivos,

      Eliminar
    4. Vai dormir que isso passa, não tens vida além dos cozinhados?

      Eliminar
    5. Ser 2º, 3º ou 4º deve custar tanto mas tanto... Que sofrimento!!!!

      Eliminar
    6. @Anónimo da 16.56 - Com toda essa azia suponho que sejas benfiquista
      - Eu acho a corrupção má.
      - Eu já ouvi o teu presidente dizer para as televisões que era preferível ter lugares na liga do que contratar jogadores(em contraste com as contratações do FCP na altura)- mas isso já nem encontro no youtube.
      - Se tiveres de facto provas irrefutáveis de tudo isso que falas, acho que devias ir falar com a polícia(Se fores ter com a morgado é mais rápido e ainda tens protecção policial), mas como és anónimo...

      Continuem com essa azia que nós continuaremos a caminho do Tri (coisa que vocês não sabem o que é há 35 anos).

      PS.: Peço desculpa aos benfiquistas verdadeiramente desportistas por "andar a gozar com os pobres".

      Eliminar
    7. @ anónimo das 16:56

      deixa a cozinha e os cozinhados, e passa a ver mais Futebol.
      e não sejas "ovelha": não comas tudo o que a 5lbtv, o pasquim da Travessa da Queimada, a SIC, a TVI, a RTP, a Agêcia Lusa, entre tantos outros, te vendem.

      quem te avisa, teu amigo é...
      (eu não quero ser teu amigo; só não suporto a Ignorância)

      Eliminar
  3. Da pequenez:
    1) O gesto do Hulk;
    2) A atitude do médico.

    Ontem o SLB encheu a vitrine com mais dois troféus.

    Ontem soube-se que há gente no clube regional do Norte que não recebe há 3 e 4 meses.

    Qual é a próxima modalidade a ser extinta? Hum?

    P.S. O Crisnaldo está a fazer um «forcing» para se transferir para o Porto. Parece que ouviu falar na autora do «post» e ficou com vontade de inscrever o seu nome na lista.

    ResponderEliminar
  4. parabéns!, C.

    já há adeptos do PFC a comentar, o que significa que o post "é bom" e que o seu teor já incomoda.

    cumprimentos
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  5. Não sei o que se está a passar neste blog para, escreva eu o que escrever, aparecer imediatamente um anónimo qualquer com a cassete vieirista. E ainda nem sequer entramos na campanha eleitoral oficial. Deixem-me apenas dizer que admiro muito os anónimos portistas por não fazerem o mesmo ao meu namorado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não é a cassete Vieirista nem nada que se pareça!

      Nem tão pouco a "porcaria" do futebol ou a paixão dos seus adeptos me interessa para o que quer que seja!

      O que ficou acima dito (nos anteriores comentários), são factos que caracteziram uma Sociedade que se diz desenvolvida!

      E o que verdadeiramente me incómoda é que haja pessoas - que se dizem cidadãos esclarecidos deste pequeno país - que se identifiquem com essa "porcaria" - nem que seja a troco de uns quantos exitos desportivos!!.

      Isto não é uma questão de futebol - está para além do futebol e da v/ clubite, por estas e por outras é que somos - como diria o Almada Negreiros (no Manifesto) - "PORTUGAL QUE COM TODOS ESTES SENHORES, CONSEGUIU A CLASSIFICAÇÃO DO PAIZ MAIS ATRAZADO DA EUROPA E DE TODO OMUNDO! O PAIZ MAIS SELVAGEM DE TODAS AS ÁFRICAS!"

      Enquanto qualquer clubite impedir que se perceba isto, jamais serão respeitados!

      Cumprimentos e quanto ao resto continua a escrever, pois creio que escreves bem, apesar de não seres nenhuma "Loba" Antunes!

      P.S. se quiseres deixo de postar comentários - pois eu bem sei que, à falta de razão que os possa rebater, entra-se no insulto gratuito(o que torna este espaço "azedo" sendo que vcs não pretendem isso), apesar de só querer suscitart debate!....é que aquilo são factos meus amigos!

      Felicidades,

      Eliminar
    2. Isto não é uma questão de futebol- está para além do futebol
      é INVEJA !!!!!!

      Eliminar
    3. Preferia então que deixasse de comentar. É que este blog é apenas e só sobre a porcaria do futebol e a paixão dos seus adeptos. Para desabafos sobre a sociedade pode, por exemplo, escrever para o professor Marcelo, ele dar-lhe-á a devida atenção. Muito agradecida

      Eliminar
    4. Pagava para ver a C. n'O Trio de Ataque...

      Eliminar