sexta-feira, 3 de maio de 2013

Para o M., com amor

"Então é isto que se sente quando o rival vai a uma final europeia?", perguntei eu ao M., ontem, quando ele me ligou a tentar disfarçar o seu êxtase. É um querido, ele, quando põe aquele falso ar sério e diz "Ainda não ganhámos nada e o que interessa é o jogo com o estoril". Gosto tanto quando ele me quer enganar...

Acho que nunca vi o M. tão feliz. Se isto fosse uma história de amor normal, ele estaria assim porque estamos bem, gostamos muito um do outro e vamos casar. Mas enfim, o benfica está em primeiro, vai à final da Liga Europa e ainda pode ganhar a Taça, por isso não tenho grandes ilusões quanto ao meu lugar no meio disto tudo.

O M. tem 29 anos. Ainda nem sabia ler quando o clube dele perdeu a última final europeia que disputou. Nunca ganhou nada além de uns campeonatos cuja memória cabe nos dedos de uma mão. Cresceu rodeado de lagartos campeões e depois conheceu-me a mim, que em 26 anos acho que já festejei tudo o que um adepto pode sonhar.  O M. não sobreviveu a uma, mas a várias finais europeias do F. C. Porto. E, com este parágrafo, espero sinceramente ter feito o meu namorado sentir que a sua vida tem sido até agora uma enorme desilusão.

Mas o M. é um adepto do caraças. É um sofredor, um apaixonado, um lírico. É capaz de estar horas a falar em resultados e datas de jogos como se o futebol fizesse parte da disciplina de História, como logo a seguir pode exemplificar exactamente como foi a entrada do Katsouranis sobre o Anderson, jurando a pés juntos que nem falta foi. Tem piada, o gajo.

O M. fica ofendido quando lhe digo isto, mas ele não devia ser do benfica. Não consigo perceber como é que uma pessoa tão perfeita pode torcer por um clube tão detestável. Eu amo o M. e o M. ama o benfica. E estar a apenas um ser humano de distância de amar o benfica envergonha-me. Percebo que, por essa razão, nunca possa vir a ser presidenta do F. C. Porto, embora o facto de o Pinto da Costa ser imortal também vá contribuir para isso.

O pior é que eu, infelizmente, até conheço muita gente que torce pelo benfica e, ainda assim, só me apetece bater-lhes de vez em quando, mas ao M. não. Eu respeito o M. enquanto benfiquista, não lampião. Admiro-o sempre que, a meio de uma refeição, interrompe uma qualquer importante reflexão minha para me perguntar se acho que o Matic (esse grande caceteiro) pode ser considerado o jogador do ano. Rio-me dele com carinho sempre que me manda uma mensagem cheia de palavrões a insultar o adepto do benfica que filma a águia ou se veste de bispo. Apetece-me abraçá-lo sempre que estamos a ler, lado a lado, no sofá, e ele confessa que ainda teme que esta época termine como a do sportem em 2005 (oremos, senhor).

Se isto fosse uma história de amor normal, eu estaria feliz pelo M.. Mas não estou. Estou frustrada, zangada, furiosa. Estou constantemente a atirar-lhe à cara os erros de arbitragem que os beneficiam, mando-lhe várias mensagens a gozar com a sorte que têm tido em lances capitais e nunca, nunca lhes reconheço algum mérito. Agora que penso nisto assim a frio, compreendo que a única razão para estarmos bem e ele ainda gostar muito de mim e querer casar comigo seja mesmo a felicidade que o benfica lhe dá.

M., meu amor, nos próximos dias vou torcer mais do que nunca contra o teu clube. Espero que os planetas finalmente se alinhem e vocês empatem com o estoril, sejam goleados no Dragão e ainda percam com o moreirense só para eu me rir. Vou estar a ver-te pela televisão em Amesterdão enquanto beijo a minha camisola do chelsea no golo decisivo do teu amado Ramires (para te doer mais). E, depois disso tudo, só porque gosto tanto de ti e tu até mereces e, sobretudo, porque tenho receio que não sobrevivas a tamanho sofrimento, acho que até te vou deixar ir festejar a Taça para o Marquês.

35 comentários:

  1. Pois eu nos meus provetos 39 anos vou orgulhosamente assistir á 4 final do meu clube e se da primeira tenho poucas memórias, a segunda foi a mais dolorosa porque já estava ganha mas a lesão do Diamantino....
    A outra epá foi só com o mitico AC Milan dos holandeses a melhor equipa que vi jogar, e agora temos Amesterdão onde vamos ganhar ao Campeão Europeu isto dias depois nos termos sagrado campeões nacionais e para acabar em beleza temos o JAMOR!!!!
    Vai ser épico e o começo do fim do reinado do vosso presidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes repetir p.f.???

      Eliminar
    2. LOLOLOL continua a inchar???

      Eliminar
  2. Quanto ressabianço. Isso faz-lhe mal. Só por aquilo que escreveu, qual Vitor Pereira (que fraquinho, fraquinho, fraquinho), o Benfica devia ganhar tudo este ano. Não sei se isso vai ou não acontecer, mas só dependemos de nós para o conseguir. Veremos.

    Só um aparte: o porto clube já existia antes do porco-mor corrupto pinto da costa lá estar. Até 1980 e tal, vê-se a bela merda de clube que eram, pois nada ganhavam. Mas, quando ele for desta para melhor (espero que brevemente), veremos qual o futuro do porto clube...

    Um abraço para o M.

    ResponderEliminar
  3. Belo texto a esperar uma resposta em grande do M.

    ResponderEliminar
  4. Dentro do Anti-Benfiquismo que é intrínseco à C. acho que até está uma carta de amor engraçada.

    Cumprimentos aos dois por terem um blog tão original!

    ResponderEliminar
  5. fantastico:)
    nuno moreira

    ResponderEliminar
  6. Genial, como sempre!

    E boa viagem para o M.!

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  7. Adorei Catarina... Identifico-me tanto, mas tanto com o texto... Lá em casa eu sou Portista e o T. benfiquista! Enfim... era vê-lo ontem quase a chorar!

    ResponderEliminar
  8. Linda carta de amor, da minha sobrinha, para o meu querido sobrinho e afilhado M. Em termos futebolísticos claro que não podia estar mais em desacordo... Beijos e saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  9. lol

    Gostei muito do texto. Mas estou com o M. :P

    Tenho pena que a minha cara metade, aprecie tanto futebol como eu o resultado de uma ida dela ao cabeleireiro.

    Beijinhos C. e força M.

    ResponderEliminar
  10. Estou em pulgas para saber a opinião do teu querido e amado M. espero que ele te responda amanhã por volta das 22:00 cheio de orgulho em ser BENFIQUISTA e a desejar que o seu BENFICA venha ao Dragão festejar o título com a equipa B (essa seria de mestre) e quatro dias depois te puder ligar de Amesterdão por cada golo do seu BENFICA. Força M. não estás sozinho não te esqueças que milhões por esse mundo fora são do teu clube e que quando ganha dão largas à sua alegria. CARREGA BENFICA

    ResponderEliminar
  11. Tenho pena que,um brilhante texto como este,separe um benfiquista leitor de uma tripeira escritora...

    ResponderEliminar
  12. É como diz o outro:
    “O M. tem dois amores que em nada são iguais, um é vermelho e será eterno e o outro é azul e poderá ser duradoiro”. :))

    ResponderEliminar
  13. Excelente texto.. como sempre.
    É um pesado fardo que também carrego, o de ser casada com um benfiquista. Por vezes dá pena não poder festejar com ele as vitórias, e são tantas e tão grandes. Mas asseguro-te que o amor tudo supera e até acaba por ter alguma piada. É uma forma de nos picarmos, sempre com respeito e ternura.
    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  14. Resumindo o que ressalta do brilhante texto e de alguns dos comentários das senhoras portistas, companheiras de Benfiquistas, é que todas AMAM o Sport Lisboa e Benfica ...

    por interpostas pessoas, é certo, mas o certo é que O AMAM!

    Nada que Freud não possa explicar! Mas essa não é seguramente a minha praia ...!

    Pelo que, peço desde já desculpas, se acharem que me estou a armar em Bitótó 'pisca-pisca' Pereira ...!

    ResponderEliminar
  15. Oh artnis.. por essa ordem de ideias, eles ao amarem-nos a nós também amam o grande FCP, certo? Bem me queria parecer :)
    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar

  16. @ C.

    parte do teu/nosso desejo já aconteceu.
    na noite em que escrevo, não há muitas rotundas reservadas, as caixas de kompensan® esgotaram e há portas que precisam de ser alargadas, tal o tamanho dos melões.
    tudo porque o Estoril só conseguiu um empate...

    só dependemos de nós, e não nos 'capelas' desta temporada

    ps:
    infelizmente há quem persista em não compreender o vosso Amor - inclusive a tua paixão pelo Futebol Clube do Porto e na mesma proporção que desconheces o sentimento do M. pelo benfica - optando pelo insulto rasteirinho, rasteirinho...
    é pena (de canarinho? de aguiazinha? de milhafrezinho?...)

    beijinho
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  17. ℙΣ₦₮∀ ➀➈➆➄℠

    Para não variar, há muito estavas afastado desta luta, se não fossem os habituais Artur a Dias, Xistras e quejandos

    E o Glorioso (esta é mesmo só para te pôr a coçar o cocuruto) depende de quem?!

    A menos que tenham a garantia de 'bitória', antes mesmo de disputarem o jogo com o Sport Lisboa e Benfica !!!

    Uma certeza tenho eu, o árbitro (que teremos de ultrapassar!) vai ser um dos homenageados, pela Associação do bando dos Pintos.

    Não acredito é que a desfaçatez, a pouca vergonha, os leve a indicar o que caninamente adiou, para as calendas gregas, o jogo em Setúbal, devido ao 'temporal' e que me lembre já vos entregou -só à pála do SLB - pelo menos 2 campeonatos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. @ zé da mouraria

      não respondo Às provocações porque ainda estou «a coçar o cocuruto»
      (não confundir com coçar o co-corrupto, ao estilo 'rola')

      Eliminar
    2. continua a inchar???

      Eliminar
  18. Os meus parabéns pelas mentes brilhantes que criaram este blog super original.
    No futuro, imagino a vossa casa cheia de putos, com os pais já em desespero e aos berros: «X., bate no teu irmão Y., porque acabou de dizer mal do clube Z.». Uma espécie de pequena aldeia gaulesa, em que todos ou quase todos andam em constante zaragata, mas no fundo, ai de quem se atreva a meter a colher, pois a união será a fortaleza familiar (já pareço a Maya ou o João Bidú). Assim desejo.
    Mas, C., um dia vais perceber que és a vertente portista da fantástica Leonor Pinhão (eu sei, discordas por completo da ideia). Custa-me dizer isto, mas, M., serás tu a vertente benfiquista do Miguel Sousa Tavares? Nunca pensei que fosse possível haver um casal tão parecido com estes dois personagens, tão amados pelos adeptos dos seus clubes. É obra. Inteligência não vos falta, imagino o carácter.
    Sou tripeiro, estou mais do que habituado a este “vosso” discurso de confiança, com as vacinas em dia, mas, caramba, se no final da época estas tuas profecias baterem certo, o que infelizmente está mais para isso que outra coisa, tu tem calma rapariga, não sei se o M. aguenta. Acredita que ele não quer vencer tudo só para te dar uma valente tanga, a ti ou a outros, apenas quer reforçar o ego, naquela «Somos os maiores e basta» ou se me permites «Conseguimos, foda-se». Agora morrer na praia, será um rude golpe. Por isso aceita um conselho: não apertes muito com o moço, de certeza que ganhas o respeito desportivo do rapaz, e se um dia precisares do contrário, terás sempre este trunfo que, vocês mulheres, tanto gostam Oxalá isto não bata certo. Sim, isto, do Benfica não vencer, pá!

    ResponderEliminar
  19. ℙΣ₦₮∀ ➀➈➆➄℠

    E não é que me enganei redondamente e a 'corjanuorte' já nem tenta mascarar as tramóias, as mescambilhas!

    Quem melhor, que o mais internacional e o mais premiado árbitro da Associação liderada pelo mais caquético do bando dos Pintos, para tentar condicionar, como ele tão bem sabe, a possível e mais do que provável, por ao longo da época termos sido a melhor equipa, vitória (a mim basta-me que nos deixe empatar!) do Glorioso - Sport Lisboa e Benfica.

    A falar do coitado do Rola?! E vais esquecendo o Manuel Vicente, oJosé Guímaro, José Pratas, os Calheiros, o Donato Ramos, o inigualável Martins dos Santos, e tantos, tantos outros ...!

    O nome de Garrido diz-te alguma coisa ou passas a vida a ver a BenficaTV

    Só me lembras, com a prestimosa ajuda da CMTV, aquela canção mexicana que diz qualquer coisa como:

    Cucurucucu...Pintinho! Cucurucucu...Pintinho!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. @ artnis

      se é para "falar" sobre arbitragens, não chegaria uma capela para enumerar as que vos foram favoráveis só esta época...

      Eliminar
    2. continua a inchar???

      Eliminar
  20. ℙΣ₦₮∀ ➀➈➆➄℠

    Realmente a "falar" sobre arbitragens não temos quaisquer hipóteses, tal a tarimba que vós adquiristes nos últimos 30 e tal anos.

    Ao Capela quando deixou de ser protegido pelo amigo do Pintinho, não deve ter sido fornecido o GPS do Santuário da Madalena.

    Ainda pior que o Capela foi o Cosme na Madeira, mas aí até o pulha que fala Machadês, facilitou.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. @ artnis

      com todo o desportivismo que me assiste, desejo-te felicidades para o encontro de amanhã.

      ps:
      não vivas enredado no que a Comunicação Social te impinge; (in)tenta apreender, perceber, compreender e interpretar os factos - todos os factos - por ti.
      verás que o salto qualitativo só te engrandecerá.

      cumprimentos
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  21. Uma vez que não gostas de 'falar' e nem só desta época, tenta ouvir até ao fim ...

    https://www.youtube.com/watch?v=bbtxRzWf2kQ&feature=player_embedded

    ... são só 'meninos do coro' entre a cúria papal !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ainda andam com o apito dourado????
      Agora só vos falta dizer que o 2º lugar no Euro 2004 não foi conseguido com a espinha dorsal do FCP campeão nacional e Europeu do ano 2004 (a altura do apito dourado)..

      Já agora, podes-me arranjar as imagens do Sr Vieira a dizer que prefere os lugares na Liga em vez de bons jogadores?? É que eu vi a reportagem na tv só que na altura não gravei.

      Eliminar
    2. o 2º lugar no Euro 2004....who gives a fuck for that...

      Eliminar
  22. Já empataram com o Estoril, já foram goleados no dragão e agora só falta perder com o Moreirense ahahahahahahahahaha

    P.S. Cá em casa também manda uma portista feliz e um benfiquista aziado :D

    ResponderEliminar
  23. Puxa, só discordo com uma opnião tua, Guimarães foi a capital europeia da Cultura, mereciam levar a Taça :) Bjinhos Bottas

    ResponderEliminar