sábado, 10 de agosto de 2013

Crónica de uma morte anunciada

Ainda não estou restabelecido do que aconteceu algures em Maio de 2013. Sinto que vou ter stress pós-traumático toda a minha vida e que posso num qualquer Benfica-Belenenses que estaremos a vencer por 4-0 (golos do Cardozo) atirar-me para o chão no minuto 92 e colocar-me em posição fetal.
Tentando, então, recuperar a minha sanidade mental, fiz uma coisa inovadora e pioneira na minha vida: não vi nem um jogo de pré-época do Benfica, à excepção dos primeiros 45 minutos contra o Étoile Carouge. O pior não é nem sequer ter visto os jogos, é mais grave: pela primeira vez na minha vida eu não quis, em consciência, ver o Benfica. Preferi sempre a praia, jantares e qualquer outra actividade.

Não é um corte com o Benfica porque isso me é impossível: o RedPass está renovado, as quotas continuam pagas, sigo todas as notícias e vejo os resumos dos amigáveis na internet. No entanto, é a preparação mental para a morte anunciada que será a época 2013/2014. Para suplantar o trauma do ano passado, mantendo o treinador, o Benfica tinha que fazer uma pré-época empolgante, que cortasse com a anterior época. Os problemas tinham que estar encerrados (Cardozo/Jesus, Melgarejo, a falta de um defesa esquerdo, de alternativas no meio, etc) e havia que aliviar a pressão. No entanto, por incompetência ou burrice (deixo à vossa escolha), a direcção do SL Benfica decidiu:

- arrastar a novela Cardozo tanto, tanto tempo, que parece que 2012/2013 ainda não acabou. À data que escrevo Cardozo treina fora do plantel, desvalorizando-se como negócio e não constituindo opção e, pelos vistos, foi contratado Funes Mori, que, segundo as minhas pesquisas na net, é mais odiado pelos adeptos do River Plate do que pelos rivais e marcou menos golos em quatro anos do que Cardozo na sua pior época.
- comprar a "Avenida Paulista" para defesa esquerdo. 45 minutos bastaram-me para perceber que aquela coisa que contratámos para a esquerda vai ser a delícia dos extremos adversários.
- ainda não ter vendido nenhum dos craques, o que deverá acontecer no período "Witsel/Javi Garcia", de maneira a que não haja substitutos à altura.
- comprar um médio centro (dava jeito) e colocá-lo no Dubai, esse campeonato de excelência.

O campeonato só poderá ser discutido se um dos nossos sérvios de dezanove anos se tornar, por obra e graça divina, um jogador capaz de estar a altíssimo nível num campeonato de 30 jogos onde vão ter um alvo marcado nas canelas. 
O amadorismo é tal, a falta de planeamento tão gritante e absurda, que o Benfica 2013/2014 é o primeiro Benfica em muitos anos a nascer sem, sequer, esperança. Ao primeiro mal sinal, a avalanche será inacreditável e rolarão cabeças. Lembro que jogamos nos Barreiros na 1ª jornada, Alvalade na 3ª, Guimarães na 5ª. O facto de ninguém no Benfica ter preparado a época de forma a termos um plantel pronto a enfrentar estes problemas sem termos que pôr uma velinha dá-me uma raiva e uma náusea que nem sequer sou capaz de descrever. É brincar com coisas sérias, é condenar-nos a mais um ano de merda, de frustrações, de dor, de gozo. 

Como não sou religioso e não acredito na sorte, acho que as probabilidades de sermos campeões são diminutas ou quase zero. Assim, de maneira a adiar e tentar minimizar o sofrimento inacreditável que vai ser esta época, tive que me afastar um bocadinho. Dia 18 de Agosto, começará a nossa provação. Sinto-me que, ainda em convalescença do ano passado, tenho de enfrentar um pelotão de fuzilamento. 

5 comentários:

  1. A maior parte dos benfiquistas partilham do seu desalento. O problema foi renovar com este treinador. Temo que o Benfica se "sportinguize", a não ser que dia 18 se apresentem outros novos intervenientes no clube...

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda acredito que a Avenida Paulista se vai aleijar... Com o Silvio ou o Almeida jogamos com 11, e o Roderick ja ta no Rio Ave. Pode ser que se comece a ganhar jogos porque apesar de tudo, os putos servios sao muito bons.

    ResponderEliminar
  3. leio este texto e so me apetece chorar ao imaginar o que sonhei a epoca passada e como tudo acabou, e pior se arrastou ate hoje ate a este inicio, o medo é tanto mas as cotas tao em dia e o redpass renovado, acho que isto so pode ter felicidade se o estadio empolgar a equipa precisamos de ser loucos da cabeça todos e nao esperar pela equipa temos mais que nunca que leva-la ao colo

    ResponderEliminar
  4. Pois eu fui convencido a assinar a Benfica TV para ver a pré-época e digo desde já que não perdeste nada o nível de incompetência ( neste Benfica não há amadores)é algo inimaginável e sim também penso que a época está por um fio....basta pensar todos os pontos fracos da época passada estão lá ( Avenida Paulista é brilhante :)
    E ainda falta saber os que vão sair e isso é aterrador vai ser uma época muito muito complicada.

    ResponderEliminar
  5. Sinto o mesmo.
    Em vez de me virar para o Glorioso, viro-me para o lado.

    ResponderEliminar