quinta-feira, 27 de março de 2014

A queda dum anjo

Ninguém admira mais Oscar Tacuara Cardozo do que eu. Quando o nosso ponta de lança enfiou o terceiro ao Sporting na Luz eu fui visto a gritar: “AMO-TE, CARDOZO!!! AMO-TE, CARALHO! AMO-TE!”. Uma pessoa que grita isto no meio de uma multidão só pode ser levada a sério. No Benfica da minha vida adulta, Tacuara Cardozo foi o homem que mais admirei, o jogador que nunca teve um assobio meu, a quem aplaudi mesmo todos os falhanços.
Não me interessa se é desengonçado, se não parecia capaz de ganhar os Jogos Sem Fronteiras. Oscar Cardozo é o maior marcador estrangeiro do Sport Lisboa e Benfica. E, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, é um ponta de lança além da quantidade estúpida de golos que já marcou.

Foi-me penoso ver Cardozo ontem. Doeu-me. Cardozo, no Dragão, fez uma exibição tão péssima – fruto da sua gritante falta de ritmo e entrosamento neste novo Benfica – que eu sofri como sofrem os pais quando vêem os filhos a serem goleados num jogo de infantis. Tive vontade de o tirar dali, não só para o bem do Benfica (que era o mais importante), como por ele. Cardozo não merece não estar à altura do Benfica.

No livro de Camilo de Castelo Branco, Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda é um miguelista provinciano e conservador que, chegado à capital, se torna um liberal um bocado para o devasso. A sátira da vida política portuguesa faz de Calisto um anjo caído, personagem cómica de costumes caricaturados. Cardozo merece tudo menos ser uma personagem cómica, um corpo estranho que os adeptos querem ver fora dali. Cardozo merece o nosso carinho, as nossas palmas, a nossa paciência, mas devido ao seu estilo de jogo – e à mudança de estilo do Benfica – só pode voltar em condições físicas que agora, obviamente, não tem.

No entanto, se o Sport Lisboa e Benfica se encontra líder do campeonato com 7 pontos de avanço, em todas as frentes e num estado anímico que faz quase esquecer que ao minuto 90 da segunda jornada com o Gil Vicente corríamos o sério risco de acabar a segunda jornada com zero pontos, muito se deve a Oscar Cardozo. Foi ele que marcou a Belenenses, Académica, Olympiakos, Nacional e aqueles 3 ao Sporting (cada um melhor que o outro). Numa fase da época onde o Benfica não jogava o que joga agora e onde tudo estava por um fio, Jorge Jesus incluído, Cardozo – como um anjo – manteve-nos vivos e permitiu-nos chegar a Março com o campeonato mesmo à mão.

Cardozo, neste momento, tem de estar no banco. Até Funes Mori teria sido mais útil que o grande Tacuara ontem. Mas é nosso dever não deixar cair Cardozo. Se Cardozo tantas vezes segurou o Benfica, agora é o Benfica que o deve segurar. Um matador destes não merece assobios e não pode ser exposto assim. Se há coisa que eu considero fatal para um clube e os seus adeptos é a falta de memória. E Cardozo deve perdurar sempre na nossa pelas melhores razões. Para mim, serás sempre um anjo.


  

61 comentários:

  1. M. porque é que ele tocou no símbolo e depois fez este gesto que está na imagem que colocaste? Eu só o vi a ir dar a camisola a alguém a seguir, mas não percebi a relação.

    ResponderEliminar
  2. De resto, adorei e concordo plenamente com o texto :)

    ResponderEliminar
  3. O maior elogio que posso fazer ao texto é dizer que caíram as lágrimas ao lê-lo... O Cardozo é isto tudo e muito mais.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tb fikei emoconada!! sou acima de tudo Benfiquista, mas paralelamente torci pelo Cardozo no último jogo, é o meu preferido e gostava que se um dia saísse do Benfica, que o fizesse pela porta grande pois merece! não sei o que se passa com ele, talvez as lesões o estejam a prejudicar...mas eu tenho uma saudade desmesurada do seu pé esquerdo!!! muita força!! e pegando em certa parte nas palavras do autor : AMO-TE CARDOZO AMO-TE!

      Eliminar
    2. chorei ao ler este texto ....revejo-me em cada palavra .....sempre o ADOREI ....para mim será o meu eterno ídolo

      Eliminar
    3. sou Sporting até morrer... ao ler este texto só posso dizer:
      É de gente assim que o desporto precisa.
      Muitos Parabéns!!!! e sim o Benfica deve muito ao Cardozo!!!

      Eliminar
  4. Ele ofereceu a sua camisola a um adepto...o sinal negativo era outros que lhe pediam o manto sagrado.

    ResponderEliminar
  5. Quererá isto dizer: perdemos porque jogamos com dez?

    ResponderEliminar
  6. Grande texto! Foi pena o Jorge Jesus sacrificar assim o Cardozo.. Mas ainda existe pessoas como tu que sabem ver futebol e não tem memória curta. Quanto ao jogo foi mais um presente por parte de Jorge Jesus, começa a cansar tantas invenções. Poupar é uma coisa ser burro é outra. E ser burro sempre contra o Porto começa a meter nojo. Espero bem que na Luz ele jogue como deve ser e não se arme em Einstein.
    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser culpa de Jesus ou de Cardozo só temros ganho nas antas 3 vezes em mais de vinte anos...
      Jesus, ao contrário de muitos adeptos sempre defendeu Cardozo, esse mesmo que só ganhou reconhecimento depois do que sucedeu no Jamor!

      Eliminar
  7. Gosto muito do CArdozo # Mas ontem presente no estadio do Dragão jogamos com 10 jogadores

    ResponderEliminar
  8. O Cardozo não é nem nunca foi ponta de lança para o Benfica! Não encaixa no estilo de jogo do Benfica que todos apreciamos...Para mim não passa de um bom avançado para uma equipa de meio da tabela de um campeonato Inglês e pouco mais. Falha mais do que marca, atrapalha mais do que ajuda, é tão mau que com aquele corpo todo e não ganha uma bola...FRACO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foda-se, que comentário tão, tão, tão.......foda-se!!!!

      Eliminar
    2. Percebes muito de bola oh cabrão do caralho! Filho da puta!

      Eliminar
    3. Quem é este gajo? Ele sabe o que é futebol? Ele sabe o que é ser ponta-de-lança? Cardozo, sem duvida foi e é o PONTA -DE-LANÇA do BENFICA dos ultimos 24 anos, o meu tempo de vida.

      Eliminar
    4. O que tens a fazer melhor é enfiar as mãos no cu e bater palmas seu chifrudo de merda!

      Eliminar
    5. Daqui a pouco vais dizer que todos aqueles golos (perto de 200, no Benfica) que o Cardozo tem marcado foram sorte.
      What a moron!

      Eliminar
    6. Por termos gajos no Benfica como vocês que se contentam com pouco e perceberem tanto de bola é que o Benfica esteve na merda tantos anos! 10 oportunidades para marcar 1 ou 2 golos, fora as jogadas que destrói, tipo central! O Pauleta tem mais golos que todos menos os Ronaldo na seleção...e era muita bom! Burros do caralho!

      Eliminar
    7. Deve ser o carlos daniel a usar a conta do filho se tiver ou de um sobrinho qualquer

      Eliminar
    8. Tem toda a razão este senhor, cardozo não é nem nunca foi avançado para o benfica, não tem mobilidade, só sabe chutar com o pé, inicialmente não sabia cabecear, coisa que melhorou um pouco, mas não, não era avaçado para o benfica, por isso não ganhamos campeonatos, não tivemos falcoes nem liedsons, ivemos um cardozo fraco, estático, um pioste no meio da area!

      Eliminar
    9. Exmo Senhor Rubinho (só para manter o nível e não ter desvios de raciocínio)

      Recorda-se das meias finais da liga europa no Ano Passado??? SLB - Fenerbahce...
      Quantos remates fez Cardozo para marcar aqueles golos???
      Mais, para não me estar a alongar... reparou no texto supra que está escrito "Melhor ponta de lança estrangeiro que jogou no SLB"... eu até nem sei mto de matemática (ou não) mas se é o melhor... qual a dúvida?
      Excelente texto do laemcasamandoeu
      Abraço

      Eliminar
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    11. Só pode ter sido um nabo a ditar tal coisa.
      "O Cardozo não é nem nunca foi ponta de lança para o Benfica!" ? LOL
      Fez uma temporada excepcional na época passada, e não foram só golos! Cardozo recuava e ajudava muito os seus colegas, melhorou imenso o seu trabalho de equipa! Sim, está longe de ser um Lima, mas está mais longe ainda do 1º Cardozo no Benfica.

      Eliminar
    12. Assim em 30 segundos...Magnusson, isaias,Hooijdonk...

      Eliminar
    13. Suazo, Saviola, Nelson Oliveira... Mas se não jogarem o Cardozo vai ser sempre o melhor... Qlq um dos que referi era/é bem melhor..

      Eliminar
    14. lolol...Oh Rubinho, os exemplos que deste agora só demonstra que não PERCEBES NADA MAS MESMO NADA DE FUTEBOL....O Hooijdonk e o Magnusson ainda eram mais "toscos e lentos" que o Cardozo... o Suazo era bom para maratonas e mais nada... Saviola e Nelson Oliveira tem mais tecnica e velocidade mas o Cardozo é muito melhor finalizador que os 2!! O Isaias nunca jogou a Ponta de Lança...

      Eliminar
    15. o Cardozo é só o melhor ponta de lança do Benfica, ja marcou centenas de golos e ainda vai marcar mais, cada vez que se ve algum imbecil a falar neste termos de um Imortal do clube só me apetece rir muito, que ridiculo, patético e cómico.

      só um demente nao consegue ver que o Tacuara é dos jogadores, senao mesmo o jogador que rende a nivel desportivo no Benfica.

      Eliminar
    16. *o jogador que mais rende a nivel desportivo.

      Eliminar
    17. Hooijdonk Tosco? um gajo le cada coisa...
      é verdade agradeco mt os golos k o cardozo marcou, mas a memoria nao deve ser utilizada so para os bons momentos... lembro-me perfeitamente do cardozo com akela altura nao fazer um golo de cabeca(melhorou bastante), lembro-me de nao conseguir fazer um passe com o pé direito, lembro-me de precisar de de muitas oportunidades para marcar um golo, também me lembro das suas series de 5 e 6 jogos sem marcar um golo. nao é capaz de se antecipar num lance, ou a bola vai direitinha a ele ou entao nao ha nada. em 2010 qd fomos campeoes, com as ocasioes de golo k a equipa criava, se fosse um gajo de topo tinha batido recordes de golos. Uma coisa é certa, é o nosso melhor marcador estrangeiro, tem mt merito por isso, cada ano k passa vai evoluindo(cabeca, pe dieito, ate visao de jogo), no ano passado acho que foi a epoca em k o vi a jogar mais futebol. nem 8 nem 80, nao ha k dizer k é frakissmo(nao o é) mas tambem nao vamos fazer dele um ponta de lanca fenomenal.

      Eliminar
    18. o hooijdonk era "tosco" porque também não possuía as características de um ponta de lança perfeito... finalizava muito bem, mas em velocidade, tecnica e drible era até bastante inferior ao Cardozo... Apenas referi isso do tosco, pelos exemplos estúpidos que o Sr. Rubinho deu...

      Eliminar
    19. Suazo? A sério? Até o Custódio marca mais golos que o Suazo.
      Tem juizo!

      Eliminar
    20. Bom dia! Vou tentar deixar aqui a minha opinião sem ferir quaisquer suscetibilidades, de que efetivamente o Cardoso não é ponta de lança para o Benfica, o que já venho a afirmar há alguns anos, e que quem me conhece pode confirmar.
      O Cardoso é tão bom ponta de lança como era o Jardel, que assim que perdeu as "bengalas" (laterais esses sim de exceção) nunca mais foi ninguém. No Porto Drulovic, Zaovic e companhia, no Sporting teve o apoio de um grande capitão do Benfica João Pinto. Sem estes Jardel nunca teria sido o que foi.
      No Benfica não podemos olhar só para os golos que Cardozo marcou, mas para a quantidade de bolas que ele algumas vezes escandalosamente perdeu á boca da baliza. Eu não fui ver as estatísticas, mas tenho poucas dúvidas que dos 3 grandes, será o ponta de lança que mais oportunidades precisa para fazer um golo. Felizmente o Benfica nos últimos anos tem tido equipas com extremos e médios ofensivos de excelente qualidade que criam inúmeras oportunidades, mas com equipas melhores as oportunidades tendem a escassear e por conseguinte os golos também...
      Agora pergunto: será que o ano passado se em vez da dupla ofensiva Cardozo/Lima estivesse lá a deste ano o resultado final seria o mesmo?
      É uma pergunta para a qual nunca teremos resposta mas eu quero acreditar que não...

      Eliminar
  9. AI OS MANEIS HIC,OLHA-ME ESTES MANEIS
    Ass.Taxista bebado com cara de vinho e a cheirar a aguardente parado no meio do transito aos berros e aos gritos e a dar murros no guiador porque ninguem se mexe e ele está cheio de sede e ainda um bocado stressado por causa da derrota de ontem.

    ResponderEliminar
  10. Amigo taxista,tem calma que ouve um acidente ali perto da saída mas a policia já chegou já meteu o transito a circular novamente daqui a nada tas em casa mas se quiseres passa aqui primeiro tenho ali uma pomada da boa.
    Ass.Barbudo...muito elegante com uma gabardine toda vermelha vestida não se parece com ninguem adepto exemplares dos benficas.

    ResponderEliminar
  11. Subscrevo. Parabéns!
    PS: vou partilhar no meu mural. Também eu defendo SEMPRE o nosso Matador. Continuará a dar-nos alegrias, tenho a certeza.

    ResponderEliminar
  12. Sou do FCPORTO e acho que Oscar Cardoso nao mereceu ter jogado ontem
    Foi um grande jogador e se tiver ritmo de jogo volta-o a ser, precisa de jogar mais minutos mas nao com equipas como Porto ou Sporting. Começar do zero fazia-lhe bem e ao Benfica tambem.
    Acho tambem que em relação aos adeptos que criticam que nao merecem sequer entrar nos estadios pois nao é a asobiar ou a insultar que jogadores como Cardoso vao jogar melhor, pelo contrario.

    Pensem numa coisa, pagam bilhete para ver o vosso clube de coração e saem de la roucos de tanto insultar os vossos jogadores? tenham dó. Inflizmente isso existe em todos os clubes mas para terminar..

    Grande texto, muito bom msmo e força para o vosso jogador. Que melhore rapido mas no dia 16 nao pf. eheh :)

    ResponderEliminar
  13. Anjo??? Diabo... DIABO VERMELHO! Pergunta aos pepinos se ele é um anjo!

    ResponderEliminar
  14. Os meus parabéns pelo texto objectivo, real e com fundamento!
    Vivo e respiro o meu/nosso Benfica: tenho as minhas opiniões e ponto de vista; contudo, tenho que respeitar as opções do nosso timoneiro Jesus... quem sabe a intenção não passava por dar mais minutos, mais ritmo, recuperando assim outros jogadores do grupo.
    Benfica, sempre!!

    Saudações Gloriosas!

    Vítor Costa

    ResponderEliminar
  15. Excelente texto e partilho da mesma opinião, vou partilhar.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  16. É isso Cardozo é um dos nossos...

    ResponderEliminar
  17. Mê,

    Desculpa a agressividade, mas... vai-te foder!!! Eu queria ter escrito esse texto e tu antecipaste-te com a mesma voracidade com que o Tacuara se antecipou ao Gaspar no jogo do último título, para fazer o 1-0. Ele que é o "lento", "sem mobilidade", apareceu de rompante, vindo de um Plutão qualquer, que ainda era considerado planeta e rebentou o 1º foguete da festa, numa temporada em que só a mente obtusa de muita gente, o impediu de juntar o titulo de melhor marcador, ao de melhor jogador do campeonato!!!

    ResponderEliminar
  18. Concordo com o artigo. Sempre tive uma relação amor-ódio com o Cardozo: deu-me muitas alegrias e muitas camadas de nervos. Falha muitos golos, é verdade, mas também marca golos que um jogador comum não marca. E aqueles penaltis nojentos sem força nenhuma e mal colocados... errrrr Cardozo tinha capacidade para ser melhor marcador todos os anos com 40 golos, à vontade. Apesar de tudo, deu mais do que deixou de dar. Não o podemos deixar morrer!

    ResponderEliminar
  19. Águia Nazarena
    Sinto-me bem quando leio, critica construtiva em relação ao Benfica.
    Independentemente do resultado do jogo com os corruptos, penso que é tempo de valorizar o valor, essa é a forma de estar do Benfica. Jorge Jesus ao incluir o Cardoso e o Artur, e dando tempo de jogo ao Sálvio ganhou três jogadores que ainda vão ser importantes nesta fase final das competições.

    ResponderEliminar
  20. Vou partilhar no meu blogue: http://benficasomosnos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Estou confiante que ainda vamos festejar muitos golos do Cardozo esta época.

    ResponderEliminar
  22. tem mais benfiquismo numa unha do pé o Cardozo que muitos desses "adeptos" que o insultam a ele e ao fazer isso estao a insultar o proprio Benfica, pois o Cardozo ja fez mais pelo Benfica do que esses "adeptos" imbecis de merda.

    o Cardozo é para acabar a carreira no Benfica, é um jogador de classe mundial e dentro da área é top mundial, é absolutamente letal.

    ResponderEliminar
  23. Excelente texto! Parabens! Tacuara continua a ser um MATADOR e ainda será muito util ao Benfica, quiçá ainda esta época! Está sem ritmo e para alem disso, o actual modelo de jogo do SLB não o favorece muito; mas uma grande equipa tem que ter mais que um modelo de jogo e Tacuara ainda será mt importante...

    ResponderEliminar
  24. Excelente texto . Sempre gostei do Cardozo carregou muitas vezes o SLB às costas. Desde que me lembro os pontas de lança só Benfica sempre mas sempre são alvos principalmente dentro do clube. Nenê, Maniche, Magnussen, etc etc. Actualmente a equipa está rotinada para Lima e Roderico.

    ResponderEliminar
  25. Nós também apreciamos muito Cardozo. Subscrevemos tudo o que aqui foi dito. Parabéns pelo texto!
    Cardozo será sempre uma referência no nosso Benfica!

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  26. Como Benfiquista, sócia e fã do Cardozo, adorei este excelente texto. O Cardozo tem que ser protegido para seu bem e bem do Benfica...Nas férias o Cardozo vai cuidar da sua lesão e na próxima época então estará a 100% ...Até lá temos que ser compreensivos e defender o que é nosso. Para dizer mal já nos basta os que não respeitam o futebol nem o nosso Benfica...Saudações Benfiquistas :)

    ResponderEliminar
  27. Queria só agradecer todos os comentários e as partilhas. Muito obrigado por passarem cá, muito obrigado por gostarem.

    ResponderEliminar
  28. Não tens que agradecer desde que se defenda os nossos com respeito e a dizer as verdades. Continua assim.

    ResponderEliminar
  29. O Cardozo merece ter quem o defenda assim, como neste texto! É mole? É! Não tem pé direito? Não! Marca, em média, cerca de 20 golos por época!!!! Não me lixem! Tirando os "estratosféricos", não há assim muitos pontas de lança que o façam! Força Óscar!!!!!

    ResponderEliminar
  30. No 4º parágrafo, 2ª linha, gostei da expressão "em todas as frentes". Só não percebo uma coisa, com quem joga o benfica nas meias finais da Champions League?

    ResponderEliminar
  31. H, não será nem com o Sporting, nem com o Porto, com certeza!

    ResponderEliminar