terça-feira, 22 de abril de 2014

Aos 50.431 espectadores do golo do Kelvin

O futebol está sempre a surpreender-me. Há um ano, eu vivia com o terrível medo de ver o benfica ganhar tudo. Não tenho vergonha nenhuma em escrevê-lo: eu não era um daqueles adeptos que dizem acreditar sempre, até ao fim, enquanto é possível. Para mim, o FCPorto tinha uma hipótese em 92 de ser campeão. Não foi, no entanto, por isso que não fui ao Dragão ver aquele jogo, até porque nessa altura o empate com o estoril já nos deixava "por cima" e com outro nível de crença. Já o contei numa reportagem do Porto Canal: estava a trabalhar, a 300 quilómetros dos 50.431 espectadores que viram o golo do Kelvin.

Ainda hoje vêm-me as lágrimas aos olhos quando penso no momento que aqueles 50.431 viveram e eu não. Apesar da imensa alegria com que o recordo, fico triste por ter perdido uma coisa tão linda. Sinto-me mais ou menos como se tivesse nascido um filho meu e eu não estivesse lá para o abraçar. Que era um bocadinho difícil, porque eu sou mulher e estaria a pari-lo, mas vocês perceberam a beleza desta comparação, certo? O que interessa é: eu não estive lá e há pelo menos 50.431 pessoas que tiveram a sorte de estar. Um estádio cheio, uma maravilha pronta a assistir a um dos golos mais importantes do futebol português, ao fim de um campeonato louco e inesquecível e com uma rivalidade que continua a apimentar não só este blog, mas a vida de tantos adeptos dos dois clubes.

Mas o que já não me surpreende no futebol são os adeptos. Desses 50.431 de que vos falo, muito poucos estiveram ontem no Dragão. E porquê? A crise, sim, a maldita crise. Mas um Porto-benfica sai bem mais caro do que um Porto-rio ave, como sabemos. Portanto, deixemo-nos de outras análises. O estádio estava com pouca gente porque o Porto está a ter uma época terrível e este jogo não decidia nada.

E é aqui, exactamente neste ponto, que quero tocar. Já lá vão treze anos desde que acompanho o FCPorto com a maior regularidade possível. Quando digo acompanho, não digo ler jornais ou ligar a televisão à hora do jogo. Digo estar na fila para comprar bilhete, viajar milhares de quilómetros, gastar muito dinheiro, abdicar de muitas coisas e até de muitas pessoas, cantar muito, apoiar sempre, nunca abandonar a equipa seja em que momento for. Ir a Sevilha ganhar uma Taça UEFA, mas também ir a Bratislava ser eliminada por uma equipa de merda. Ir à luz ser campeã, mas também ir a Alverca, à Madeira, a Olhão. Ganhar muitas vezes, mas perder de vez em quando. E até pode parecer que estou a gabar-me de algo, mas a verdade é que não estou. Primeiro porque conheço muita gente que o faz com mais intensidade e mais sacrifícios do que eu. E depois porque o faço com um gosto enorme.

Sim, para mim foi um gosto ir ao Porto-rio ave. Sem nada para ganhar, sem quase nada para perder. Com uma equipa destruída, que se arrasta, triste, e espera ansiosamente pelo fim da época. Mas eu sinto-me privilegiada de cada vez que lá estou. Porque sei que há muita gente que gostaria de lá ter estado e não pôde. Estavam a trabalhar, não têm dinheiro, vivem longe, sei lá. E, sobretudo, porque é o FCPorto.

O FCPorto é o meu clube. E eu adoro quando ele ganha, quando me deixa feliz, quando recebe o benfica depois de um empate contra o estoril e ganha no último suspiro com um golo do improvável Kelvin. Mas o FCPorto continua a ser o meu clube quando perde o campeonato em Janeiro, quando é eliminado vergonhosamente da Liga Europa e da Taça e quando me torna a pessoa mais infeliz do mundo (uma afirmação que, se convivessem comigo, percebiam que não é exagerada neste momento).

O FCPorto não é o meu clube só quando ganha, só quando há festa. O FCPorto é o meu clube sempre. Mesmo quando vou ao Dragão com mais 17 mil pessoas e 15 mil delas estão ali só para assobiar e dizer mal e até torcer contra. O FCPorto é o meu clube contra o benfica, contra o rio ave, para a Liga dos Campeões ou para a Taça da Carica, no início ou no fim da época. Sempre, sempre.

E a crítica que espero que já tenham percebido nesta altura não é só dirigida aos adeptos do meu clube. Em Portugal, infelizmente, somos todos maus adeptos. O benfica teve assistências vergonhosas esta época, alvalade estava às moscas quando lutavam pela manutenção, o boavista campeão arrastava uma multidão que quase desapareceu nas últimas épocas e provavelmente vai voltar assim que subirem. E sim, claro que há culpas repartidas entre a Liga e os clubes, que não fazem o suficiente para estimular a relação com os adeptos, que não facilitam nada, que não sabem "vender" um "produto" de qualidade.

Mas somos nós, os adeptos, que gostamos de aparecer só nas festas. Estamos lá, entre os 50.431, quando é para gritar o golo do Kelvin e gozar com os coitados de vermelho que lá foram. Mas não admitimos uma má época e por isso não vamos mais. Mas não perdoamos um golo falhado e assobiamos. Mas não estamos lá quando o clube (não esta equipa, note-se) mais precisa.

Há tantos exemplos lá fora de fidelidade que não vou cansar-vos muito com isso. Clubes que estão quase a descer de divisão e têm o estádio cheio e a cantar mesmo quando perdem com o maior rival. Clubes que não ganham nada e têm as bancadas a saltar. Adeptos que, a ganhar ou a perder, estão lá. Sempre, sempre. E nós, aqui, com a mania que somos superiores ao nosso futebol, sem tanta vontade de ir ver um Porto-sevilha como eles de ir ver um sevilha-Porto, porque somos muito bons, já ganhámos duas Liga dos Campeões e queremos lá saber dos quartos-de-final da Liga Europa, porque não estamos para chatices e temos é de sair mais cedo para ir jantar.

O FCPorto surpreendeu-nos esta época. Tudo correu mal e estamos todos arrasados. Mas não ir lá é mostrar que também nós, além dos dirigentes, dos treinadores e dos jogadores, não estamos ao nível deste clube. Parem lá de dizer que somos os melhores adeptos do mundo. Os melhores adeptos do mundo não são os que festejam um golo do Kelvin aos 92 minutos. Os melhores adeptos do mundo são os que forem agora a Olhão na penúltima jornada.




53 comentários:

  1. 432 sfv... eu entrei a borla xD

    ResponderEliminar
  2. Estive no jogo do Kelvin, mas ontem pela distância que me separa do Porto não pude ir infelizmente, mesmo tendo lá lugar.
    Mas nos próximos jogos com os de carnide, lá estarei. ;)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom texto! Infelizmente alguns adeptos do melhor clube de Portugal não sabem ser portistas. São nas vitórias mas nas derrotas assobiam a equipa deles. Como é possível assobiarmos a nossa equipa? Já assobiei montes de vezes os jogadores adversários, os treinadores adversários, os tipos do apito, até os adeptos adversários...mas nunca a minha equipa! Para finalizar, uma palavra para as claques! Foram o melhor elemento do FC Porto esta época! Por eles já tínhamos sido campeões no ano passado!

    ResponderEliminar
  4. Texto excelente que transmite tudo o que vai na alma daqueles portistas que sentem o clube acima de tudo. Estou no caso de viver (muito) longe mas quando posso vou, seja um FCP-Penafiel ou um FCP-Nápoles. Está na hora de mostrarmos o que valemos enquanto portistas, só os bons estarão aqui para suportar humilhações como em Sevilha ou na luz, os outros aparecem de vez em quando nos Aliados para se congratular com feitos que o clube realizou sem precisar do apoio deles.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde C.,
    Parabéns pelo texto. O elogio é recorrente, bem sei, mas merece ser sublinhado. Eu, portista confesso, admito ser um portista de m***. Contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que fui ao Dragão. Ou melhor, que pude ir ao Dragão. A minha vida, e sobretudo a minha carteira, não me possibilitam ir ao Estádio, não tão-pouco assistir a um espectáculo que adoro intensamente.
    Por isso, "revolta-me" saber que há adeptos (?) que assobiam a sua própria equipa. Seria bom que aqueles"privilegiados" (bem sei que muitos com imensos sacrifícios) que vão ao Dragão e trocam aplausos por assobios, incentivos por apupos pudessem ter presente que há milhões de adeptos (sim, porque há m uito deixámos de ser 500 mil portistas) que não regateariam aplausos e incentivos à sua equipa do coração... ainda que longe da glória das vitórias e dos títulos. Ser Portista é ser diferente, mas pior que não termos (ainda que momentaneamente) a glória da vitória é nós próprios contribuirmos para que a HONRA que carregamos ao peito se perca um bocadinho a cada assobio...

    João Amorim

    ResponderEliminar
  6. E muito te esforçaste para ir a essa final de Sevilha :P ainda pra mais uma rapariga com os seus 16 anos naquela altura...bom texto!

    ResponderEliminar
  7. Excelente C. E devo dizer-lhe que me estou a tornar sócio agora, contra a maré. Porque perder também edifica.

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião foi um dos piores posts do blog, não esperava ler palavrões como 'merda', como não esperava o desrespeito como foi escrito com letra pequena o nome dos adversários do FC Porto... talvez passe por ai o grande problema do FC Porto e dos seus adeptos, a falta de respeito pelo desportivismo que têm vindo a demonstrar faz anos, como está provado nas escutas do Youtube, na manipulação de fotos no tão famoso museu portista, ou mesmo no idolatrar de uma personagem hipócrita, corrupta e escroque, que anda com uma miudinha importada do Brasil que tem idade para ser sua neta, para lhe dar beijinhos de boa noite... continuo a não perceber como é possível as nobres gentes do Porto idolatrarem tamanha falta de vergonha!
    Os milhões das milionárias vendas de jogadores desapareceram nos golpes de magia dos títulos manipulados e comprados e agora que o Benfica foi campeão, caiu a ficha a muitos adeptos da vitória, que quando ela não acontece viram as costas a um clube que depois de mais de 20 anos a vencer praticamente tudo, poucos adeptos conquistou em Portugal e continuam a usar o regionalismo para manter os bolsos cheios dos seus obscuros dirigentes, que compraram vitórias atrás de vitórias e que agora têm a falta de vergonha de criticar um árbitro como o Pedro Proença, que no passado recente chamaram de o 'melhor árbitro do mundo'... sempre respeitei este blog pela originalidade e pelo respeito mútuo entre si e o seu esposo, mas com todo o respeito, não irei comprar o vosso livro, pois posts como este não merecem sequer ser publicados e demonstram a azia portista ao continuar eternamente a relembrar Kelvin e a maneira como tentaram transformar uma jogada de sorte numa humilhação para o Benfica, quando na realidade essa jogada só adiou o que se está a passar com o FC Porto no presente.
    Os adeptos portistas continuam infelizmente a espalhar violência na linda cidade do Porto, ao aperceberem-se que este ano nem a jogar contra dez e com o sr. Proença a apitar conseguiriam vencer o seu eterno rival Benfica, que tanto gostam de humilhar... tenham cuidado, que para o ano a disputa não será a dois, mas sim a três e a partir de agora tudo será mais difícil e o vosso grande presidente está prestes a deixar o clube como o encontrou, depois de usar e abusar do mesmo para viver uma vida acima da lei, com o compadrio dos adeptos da vitória, que lá bem no fundo sabem como muitas delas foram possíveis... enfim, venderam a alma ao diabo e até deixaram que o verdadeiro fundador do FC Porto fosse apagado da história do clube... isso não tem perdão!

    Comprimentos para si e para o seu esposo e boa sorte para a Taça da Liga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resposta de compêndio, muito bem esgalhada e a dizer sem falinhas mansas o que revelam as entrelinhas ao se escrever benfica, estoril, rio ave...

      Eliminar
    2. tchiii, que o cheiro a naftalina dos cachecóis e das bandeirolas e dos pins fritou-lhe o cérebro...

      é um verdadeiro chorrilho de paleio de lampião, que, trôpego (pelas minis que emborcou), sorve tudo o que os meios de comunicação afectos ao clube do regime [provocação] lhe fazem chegar, em catadupa.
      e ele, contente e feliz, qual papoila saltitante [visão muito 'gay', confesso], lá debita tudo o que engoliu...

      cara "papoila":
      «largos dias têm cem anos!»

      se não sabe ao que me refiro, procure indagar sobre a veracidade dos factos que estão por detrás desta citação, a qual não encontrará no youtube.

      Eliminar
    3. Ao contrário de alguns por aqui, penso que o Papoila Saltitante está muito lúcido e falou muitas verdades.
      Essa do Porto apagar da sua história o verdadeiro fundador do clube é bem verdade e os adeptos deixaram.

      Eliminar
    4. Ora deixa cá ver...
      "desrespeito como foi escrito com letra pequena o nome dos adversários do FC Porto" - Verdade

      "está provado nas escutas do Youtube" - Verdade

      "manipulação de fotos no tão famoso museu portista" - Verdade

      "idolatrar de uma personagem hipócrita, corrupta e escroque, que anda com uma miudinha importada do Brasil que tem idade para ser sua neta, para lhe dar beijinhos de boa noite" - Verdade (esta tenho de vos confessar que adorei)

      "Os milhões das milionárias vendas de jogadores desapareceram" - Verdade

      "20 anos a vencer praticamente tudo, poucos adeptos conquistou em Portugal" - Verdade

      "continuam a usar o regionalismo para manter os bolsos cheios" - Verdade

      "falta de vergonha de criticar um árbitro como o Pedro Proença, que no passado recente chamaram de o 'melhor árbitro do mundo' - Verdade

      "demonstram a azia portista ao continuar eternamente a relembrar Kelvin e a maneira como tentaram transformar uma jogada de sorte numa humilhação para o Benfica, quando na realidade essa jogada só adiou o que se está a passar com o FC Porto no presente." - Verdade

      "Os adeptos portistas continuam infelizmente a espalhar violência na linda cidade do Porto" - Verdade

      "este ano nem a jogar contra dez e com o sr. Proença a apitar conseguiriam vencer o seu eterno rival Benfica" - Verdade

      "o vosso grande presidente está prestes a deixar o clube como o encontrou, depois de usar e abusar do mesmo para viver uma vida acima da lei" - Verdade

      " venderam a alma ao diabo e até deixaram que o verdadeiro fundador do FC Porto fosse apagado da história do clube... isso não tem perdão! - Verdade

      Éh pá, foram muitas verdades seguidas e Portugal é um país de hipócritas.
      Este comentário dava um post.

      Eliminar

    5. eu não queria... juro que não queria.
      vamos lá desmontar as "verdades" do papoila saltitante, então!
      (não consigo deixar de esboçar um sorriso perante este nick. e solto uma gargalhada imaginando-o com aquele equipamento cor-de-rosinha, versão 2007/2008. adiante...)

      i)
      «não esperava ler palavrões como 'merda', como não esperava o desrespeito como foi escrito com letra pequena o nome dos adversários do FC Porto»
      típica moral lampiónica, pr+opria de quem gosta de atirar pedras ao telhado do vizinho esquecendo-se de que o do próprio é feito de cristal. ou seja: este espaço não é do papoila. se não gosta de ler palavrões e sente-se revoltado pela forma como se escreve o nome do 5lb... azar! sei de espaços lampiónicos onde o nome do FC Porto, para lá de surgir em minúsculas, é igualmente adulterado. e não costumo "ver" os papoilas da blogosfera insurgirem-se contra esse facto.

      ii)
      «talvez passe por ai o grande problema do FC Porto e dos seus adeptos: a falta de respeito pelo desportivismo que têm vindo a demonstrar faz anos»
      eu sou do tempo em que vi e ouvi, em directo, na SIC, o nuLo gomes e o simãozinho a dirigirem votos sinceros de "felicidades" a Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. mais: nos festejos na Rotunda da Boavista, no Porto, o cântico que mais se ouviu não foi o do "5lb, 5lb etc.e tal" nem qualquer outro de incentivo e/ou parabenização da agremiação de Carnide. portanto, mais uma lição de moral lampiónica da treta.

      iii)
      «como está provado nas escutas do Youtube, na manipulação de fotos no tão famoso museu portista, ou mesmo no idolatrar de uma personagem hipócrita, corrupta e escroque, que anda com uma miudinha importada do Brasil que tem idade para ser sua neta, para lhe dar beijinhos de boa noite... continuo a não perceber como é possível as nobres gentes do Porto idolatrarem tamanha falta de vergonha!»
      e a moralização continua, desta vez raiando o foro pessoal.

      «está provado nas escutas do Youtube»
      pois. as tais que foram consideradas ilegais por mais do que um colectivo de juizes e em mais do que uma comarca do País... mas, tudo bem, tudo bem. vocês gostam de digladiar a «fruta»; eu gosto mais daquela escuta que reza assim «Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado» e cujo interveniente não é Pinto da Costa...

      [continua]

      Eliminar

    6. [cont.]

      «manipulação de fotos no tão famoso museu portista»
      não são «fotos», foi uma foto - portanto, não é plural, antes singular. e aqui, calo-me perante a evidência da inverdade. mas, sabendo-se do que aconteceu entre os intervenientes, nem levo (muito) a mal. agora, tal manipulação não desvirtuou totalmente a realidade - foi um encontro entre "papas" - e essa mesma manipulação não feriu a importância do acontecimento, o qual foi importante para o cidadão Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, o qual não estava em representação oficial do clube, aquando daquele encontro.

      «ou mesmo no idolatrar de uma personagem hipócrita, corrupta e escroque, que anda com uma miudinha importada do Brasil que tem idade para ser sua neta, para lhe dar beijinhos de boa noite»
      a sério que querem que comente este absurdo? o que esta papolia saltitante tem é inveja de não ter a seu lado «uma miudinha» para «lhe dar beijinhos de boa noite» todos os dias, até que a morte os separe.
      quanto ao «personagem hipócrita, corrupta e escroque», para além de serem "qualidades" que se aplicam à esmagadora maioria dos dirigentes desportivos nacionais ('orelhas' incluído), só o facto de o ter afirmado desta forma revela muito da integridade do papoila saltitante...

      iv)
      «Os milhões das milionárias vendas de jogadores desapareceram nos golpes de magia dos títulos manipulados e comprados»
      é claro que houve «milionárias vendas»; os Relatórios & Contas comprovam-no. mas, tal como no lar do papoila saltitante há receitas e despesas, também na SAD do FC Porto há rubricas de Activo e rubricas de Passivo, há proveitos e há custos.
      o papoila poderia criticar o destino dos custos e os valores destes últimos; optou pela lavagem cerebral das receitas. temos pena, foi um tiro errado pelo pressuposto falacioso que contém...
      (e se vamos entrar na discussão dos números das SAD's, a do 5lb está com valores que ultrapassam 2.5 vezes o pior resultado negativo portista. mas vocês preocupam-se mais connosco...)
      quanto aos « títulos manipulados e comprados» desafio qualquer um de vós a sustentar esta afirmação comprovando-a com factos. factos!

      [continua]

      Eliminar

    7. v
      «um clube que depois de mais de 20 anos a vencer praticamente tudo, poucos adeptos conquistou em Portugal e continuam a usar o regionalismo para manter os bolsos cheios dos seus obscuros dirigentes»
      quem não frequenta as escolas públicas nacionais desconhece a actual realidade. é um facto comprovado de que as gerações mais novas não são afectas em exclusivo às duas agremiações da segunda Circular. portanto, dentro de vinte anos, no máximo e depois de os adeptos que se converteram a «gloriosas» causas desde a década de '60, se juntarem ao Pantera para "fazerem tijolos", veremos se seremos «tão poucos» assim.
      e sim!, continuamos a usar o «regionalismo» de forma muito orgulhosa, quanto masi não seja pelo próprio nome do clube - Futebol Clube do Porto. portanto, o que é que não entende e a título regional? o hífen?
      quanto ao «manter os bolsos cheios dos seus obscuros dirigentes, que compraram vitórias atrás de vitórias» o desafio lançado ali atrás mantém-se válido e actual

      vi)
      o «querido» Proença - árbitro que teve que levar com uma dentadura nova depois de tentar passear numa superfície comercial próxima do vosso antro a que vocês chamam de "estádio" -, é o mesmo "apitador" que, naquele jogo que vocês tanto usam como exemplo - o do golo em fora-de-jogo milimétrico do Maicon - «não marcou porque não quis» uma grande penalidade a favor do FC Porto, minutos antes do tal lance, pelo facto do cardozo ter praticado vólei dentro da grande área.
      (e atribuir a perda do campeonato 2011/2012 a este encontro é esquecer a perda de cinco pontos antes da partida em causa e por vossa própria responsabilidade - já para não referir os sete que aconteceriam a posteriori)

      [continua]

      Eliminar
    8. vii)
      «e demonstram a azia portista ao continuar eternamente a relembrar Kelvin e a maneira como tentaram transformar uma jogada de sorte numa humilhação para o Benfica, quando na realidade essa jogada só adiou o que se está a passar com o FC Porto no presente»
      uuiii!, que o momento Kelvin ainda não foi ultrapassado. e certamente que demorará a sê-lo...

      vii)
      «Os adeptos portistas continuam infelizmente a espalhar violência na linda cidade do Porto»
      também foram os adeptos portistas que rebentaram mais do que um petardo nas festividades no Marquês de Pombal, no passado Domingo, ferindo duas pessoas com bastante gravidade?
      é pá! tenha lá a santa paciência e deixe-se de falsos moralismos. olhe, que há sempre um colombo perto de si.

      viii)
      é um facto que vocês foram muito melhores e muito superiores a nós no encontro para a Taça de Portugal. e tal não se deveu ao «querido» Proença, pelo que esqueçam lá o homem, nessa partida.
      (e, se é certo que ele prejudicou "ambas as duas" equipas e o espectáculo em si, não é menos verdade que nós estivemos bastante mal, pelo que não foi pela sua arbitragem que perdemos, antes pelo contrário)

      ix
      «o vosso grande presidente está prestes a deixar o clube como o encontrou, depois de usar e abusar do mesmo para viver uma vida acima da lei, com o compadrio dos adeptos da vitória, que lá bem no fundo sabem como muitas delas foram possíveis»
      futurologia made by 5lb. a ela contraponho citando (novamente) Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa: «largos dias têm cem anos!».

      x
      «e até deixaram que o verdadeiro fundador do FC Porto fosse apagado da história do clube»
      antes de dizer imbecilidades, mentiras e cenas estúpidas, informe-se. a sério e para seu próprio bem: informe-se. evita fazer figura de parvo.
      já agora: sabe a data de fundação do 5lb e a "forma" como foi criado?


      para finalizar, de facto «Portugal é um país de hipócritas», onde a Inveja grassa a cada esquina. a Capital do Império, as agremiações a ela afectas e os seus adeptos, não são a excepção que confirma a regra, bem pelo contrário.

      Eliminar
    9. Tanta justificação e não conseguiste justificar o injustificável.
      Por muito que não gostes, o que foi escrito é bem verdade, vive com isso.

      Eliminar

    10. @ Ana Mourão

      «Tanta justificação e não conseguiste justificar o injustificável»

      e o que é «injustificável», então?
      por favor, pode-me elucidar?

      Eliminar
    11. Cara(o) papoila,
      depois duma resposta tão assertiva do Miguel Lima, permita.me só que acrescente mais alguma coisa.
      Não sei se estará informada(o) mas o único presidente apanhado nas escutas, a pedir claramente um arbitro (João Ferreira) foi mesmo o seu Presidente!! O Grande senhor Presidente Pinto da Costa apenas falou em fruta (pelo menos foi inteligente para usar códigos)!
      Para a próxima vez, evite mandar papaias para o ar e informar-se melhor ;)

      Eliminar
  9. Papoila isso já é ópio a mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há VERDADES que doem e ferem como punhais...

      Eliminar
  10. Gostava a apenas de dizer que essa história de srmos maus adeptos etc pode colar em muitos outro aspetos, mas nao no que te referes.
    O futebol atualmente é um negócio e como tal os altos dirigentes de cada clube preocupam-se em primeiro lugar com €, prova disso é a grandiosa época que o nosso futebol clube do Porto fez. Eu vejo o desaparecimento dos estádios como um forma de demonstrar a esses dirigentes que algo está mal, sendo que eles só se vão aperceber deste descontentamento porque isto € passa a entrar menos.
    Caso passes pelo futebol inglês verás que o Arsenal tem tido uma massa adepta fervorosa desde sempre e pouco tem ganho, mas o que é eles estão a começar a fazer? Deiaxr de dar dinheiro a clube atráves de bilhetes e merchandising, já criaram um movimento com bastantes seguidores e porque ?

    Os grandes dirigentes partilham o mesmo interesse por € já referido acima e é ingénuo pensar que eles altereraram a linha de ação só porque o estdio tem 30.000 em vez dde 17.000, bem pelo contrário porque pensam que mesmo que continuem a ser feitas borradas atrás de borradas ninguém "reparara".

    Tenho dito,
    cumprimetos
    Tiago

    ps. Fui dos Portistas que foi à Luz quando o Porto já tinha perdido por 2.0 em casa e ainda daqueles que fui a Sevilha este ano, mas decidi que enquanto não vir o rumo alterado só colocarei a minha voz no dragão caso a equipa adversária justifique.

    ps2: gostaria que quem fosse ver o Porto x Benfica da última jornda levasse uma mensagem que colocasse todos os que a lessem a pensar tipo "Eu ainda acredito que vamos ser campeões na última jornada"

    ps3 : gostaria que fosse realizado um tunel de campeão tal como é apanágio em Espanha, em que o campeão, nete caso o Benfica, entra m campo com um tunel feito pelos jogadores do Porto, pois isto sim levar-me-ia a ve mais jogos pois ia ver que o Porto se tinha apercebido que era justo vencido e o Benfica um justo vencedor e este sim é o problema do nosso futebol português

    ResponderEliminar
  11. Boas , sou campeão este ano :) como podia ter sido o ano passado e sempre que pude e posso vou ao estádio apoiar a minha equipa. Estive lá na vossa festa de campeão entre outros momentos.

    O que tu falas é infelizmente é a realidade quando se ganha há sempre adeptos prontos para a festa... O Benfica vai jogar uma meia final com a "vellha senhora" e vamos ter aposto pouco mais de 40000 é obvio que há quem queira ir e não pode....mas, bolas com tanta gente na festa Domingo não vamos encher o Estádio num jogo destes ?

    Por outro lado o futebol é um negócio e muita gente dá o corpo ao manifesto e depois vê as recompensas irem para outros....

    ResponderEliminar
  12. Isto é muito relativo... Eu sou Portista e gosto de ir ver o Porto e por mim não faltava a 1 jogo, mas para isso os bilhetes teriam de diminuir muito ao preço. Sigo o andebol do FCPorto quase regularmente e para isso tenho de abdicar do futebol, se baixassem aos preços podia ser que fosse mais vezes a ambos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como é óbvio a ter de "gastar" o meu dinheiro em bilhetes gasto naqueles jogos decisivos em que quero puxar pela minha equipa.

      Eliminar
    2. Concordo muito com o preço e daí ter brevemente referido a culpa da Liga e dos clubes, que não parecem estar interessados em melhorar o futebol em Portugal. A questão aqui é que os adeptos não querem mesmo ir, acho que nem de graça aquilo enchia ontem.

      Eliminar
    3. eu sou como o Manel, canto de forma a que pareça um estádio cheio de adeptos a puxar pelo Benfica

      Eliminar
  13. A papoila saltitante está drogada com certeza......

    ResponderEliminar
  14. Custa assim tanto escrever RIO AVE e BENFICA em letras maiúsculas? Só digo "What goes around, comes around."

    ResponderEliminar
  15. Cara C,
    Assino por baixo, porque concordo plenamente.
    Tenho pena, muita pena, de não ter estado no estádio do Dragão no momento do golo do Kelvin. Mas também tenho pena, muita pena, de não lá estar sempre, nos jogos bons e nos menos bons, nas horas felizes e nas menos felizes; infelizmente há coisas que por muito que se queira nem sempre é possível. Queria ter lá estado ontem, como queria ir a olhão, mas vou estar, como estive ontem e em tantos outros jogos, colada a um rádio a apoiar o meu FC Porto. Porque sou portista sempre, nos bons e nos maus momentos, porque a equipa precisa dos adeptos em todas as circunstâncias .
    Não sou capaz de perceber aqueles adeptos que desligam a TV a meio de um jogo, porque as coisas não estão a correr bem.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com





    ResponderEliminar
  16. Pois e a verdade é que nesse jogo foi criado um ambiente fantastico e terrivel. De um lado uma bancada toda a gente vestida á guerreiros cristães...uma coreografia fantastica, do outro também com a seguinte mensagem "" Nem com os arbitros ajudar,conseguem lá chegar " Isto já para nem falar do " Ides sofrer como cães" a confiança era por isso grande...

    Já em 2010 quando queriam reservar o dragão o ambiente foi fantastico. Por outro lado...no ano seguinte nos campeões da luz o estadio estava ás moscas..os benfiqueiros estavam lá sentadinhos e caladinhos,mas passado 15 dias para o jogo da taça como tinham vantagem de 2 0 já estava outro ambiente...são uns adeptos de merda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é que é a verdade. As imagens existem,os videos existem, a realidade está á vista de todos mas tentar fazer um benfiqusita ver a realidade é o mesmo que tentar com que um morto viva mais um dia,não é possivel.

      Quer dizer,andam á anos a perder..choradeiras atrás de choradeiras, são os arbitros, é o fernando gomes da fpf, é a comunicação social, é o sistema..até anda aí um maluco que diz que o benfica não ganhava por causa das bandeiras dos NN ter um simbolo parecido com os nazis.

      Mas este ano alguem ouviu choradeiras dessas? Não....e não só não ouviu como ainda por cima dizem que o sistema acabou.....e que o poder já não existe..e que agora é que vai ser....Para o ano estão sujeitos a perder, volta a choradeira do costume...


      Mas como é que um clube com adeptos deste calibre quer andar para a frente? Aliás como é que Portugal quer andar para a frente com gente que pensa assim? Isto é de loucos varridos. Pura e simplesmente.

      E depois ainda vem falar em azia, quer dizer uns adeptos que ganharam tudo nos ultimos 10 anos incluindo champions league e 2 taças uefas estão com azia?? Ainda se fosse um sportinguista era capaz,mas pelos vistos esses também andam todos contentes e por isso volto a frisar...

      Como é que Portugal quer andar para a frente com gente desta?? Digam.me

      Eliminar
  17. Partilho essa opinião do início ao fim. Não sou um exemplo de adepta, mas se pudesse, pelo menos, ir a todos os jogos no Dragão não falhava um (o preço dos bilhetes não ajuda mesmo, mas isso não é culpa do clube). Custa-me ver uma casa como a nossa tão vazia, não porque muitos não possam ir, mas porque realmente não querem. Custa, até porque há pessoas que gostavam de lá estar e não podem.
    Os jogadores vão, mas o clube fica. Somos nós enquanto adeptos que temos que dar o exemplo. Como tu muito bem disseste na entrevista para o Porto Canal "a história do Somos Porto somos nós os adeptos". E somos. Ou deveríamos ser. Não pudemos exigir entrega a um jogador se formos os primeiros a recusar ir ao estádio porque estamos a ter uma época péssima. Ser adepto de circunstância não funciona, não é ser adepto.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. Como eu te entendo, desde domingo que estava ansiosa que chega-se a hora do jogo na segunda-feira para ir ao Dragão ver a minha equipa a jogar... Bibó Porto Carago... Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. AAAI OS MANEIS,HIC, OLHA-ME ESTES MANEIS...
    ASS.Taxista bebedo,com cara de vinho adepto exemplar do cabrãofica uma vez foi para o boa noite alvim vestido de cor de rosa mamar whiskes ,a conduzir pela avenida fora com o seu amigo barbudo ambos personagens muito elegantes dentro de um mini dos antigos todo vermelho e com fotografias do glorioso mesmo ázeiteiro afinal são adeptos do clube do azeite eusebio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pobreza de comentario ... a dor de olcraneo é assim tão aguda?? Os Andrades são muito diferentes são ... pobreza ... what goes around comes around .... nada é eterno ... este ano passei os rennie's para quem me os deu o ano passado ... pode ser que mande também a nafetalina para os vossos cachecois ...

      Eliminar
    2. Ahahahahahahaha. Isto é com cada um...

      Eliminar
  20. eu infelizmente tbm nao estive no kelvin92 mas sempr k posso vou ver o f.c.porto, tive lá no f.c.porto-rio ave e lá estarei no f.c.porto-boifika... SOMOS PORTO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já foste boificado outra vez que é para não seres parvo

      Eliminar
  21. Eu sou um péssimo adepto e não é por mal. Quando vou ao estádio torcer pelo meu Benfica estou numa tal pilha de nervos que não consigo apoiar (cantar, saltar, etc.). Só consigo roer as unhas, o que não ajuda lá muito a equipa :)

    ResponderEliminar
  22. eu sou como o Manel, canto de forma a que pareça um estádio cheio de adeptos a puxar pelo Benfica

    ResponderEliminar
  23. Aqui também se vêem as diferenças entre os adeptos dos dois clubes. Parece q muitos dos adeptos do FCP não conseguem escrever sobre o Benfica sem ofensas ou injúrias. É q no Benfica aprendemos a amar o nosso clube e não a odiar o clube rival. E isso faz toda a diferença...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estás tão, mas tão enganado...

      atenta no comentário de 23 de Abril de 2014 às 17:22, por exemplo.
      também podes fazer uma pesquisa nas caixas de comentários aos posts da C. para te aperceberes como alguns dos teus também não conseguem escrever sobre o FC Porto e a sua massa adepta «sem ofensas ou injúrias», demonstrando inequivocamente que não conseguem, de todo, «amar o nosso clube e não a odiar o clube rival»...

      Eliminar
    2. Caríssimo, esse comentário foi de RESPOSTA a um comentário absolutamente nojento, q tresandava a ódio, desse ódio que é fomentado no seu clube. Não digo q sejam todos, mas existe uma larga maioria de portistas que são anti-benfiquistas primários, a começar pelo chefe-mor, que nunca perde a oportunidade de lançar farpas ao SL Benfica, mesmo q esteja a inaugurar uma casa na Venezuela como aconteceu há uns meses. Ou os adeptos, mesmo numa final europeia em q o Benfica não está presente, usem os cânticos para ofender o Benfica. E este espalhar do ódio ao Benfica já dura há décadas. Lembro-me bem das imagens dos festejos na cidade do Porto qdo o Benfica perdeu as finais da TCE com PSV e Milan. Eu, q tinha festejado a vossa vitória contra o Bayern aos berros, com a alegria de quem ali via Portugal. Mas depois percebi q era diferente, q ali é cultivado o ódio ao meu clube. Que ainda hoje dura: o ano passado foram jogadores do FCP a festejarem a vitória do Chelsea, por exemplo. No Estádio da Luz, num Benfica-Porto, existem dezenas de adeptos portistas no meio dos benfiquistas sem qq problema. No vosso estádio, é praticamente impossível isso acontecer, tal o ódio q cultivam. Qdo vamos jogar ao Porto, há sempre problemas, seja o arremesso de pedras, sejam os petardos a meio da noite ao lado do hotel onde fica a equipa, seja um conjunto de bestas do seu clube q está à espera da chegada do autocarro do Benfica para os hostilizar. O seu clube, qdo vem a Lisboa, chega tranquilamente, dorme tranquilamente e dá um passeio tranquilamente pelas imediações do hotel. Ainda espero para ver qdo isso será possível na cidade do Porto com a equipa do Benfica. Os adeptos da sua equipa, em Lisboa, podem festejar no Marquês ou onde quiserem. No Porto, os Benfiquistas são intimidados, agredidos e impedidos de festejar em certas partes da cidade. Já para não falar da hostilidade com q técnicos e dirigentes falam do Benfica, para ficarem de bem para com a estrutura (e Luís Castro é uma excepção, talvez por ele ser, sei-o bem, benfiquista). Aliás, basta alguém do Porto falar mal do Benfica para ser logo como "jogador à porto" ou "treinador à porto".
      No Benfica, aprendemos a amar o nosso clube, e não a odiar o clube rival. Ponto!

      Eliminar

    3. @ anónimo

      uma imagem que serve mais do que mil caracteres num comentário e que ilustra toda a contra-argumentação que teria ao teu comentário.

      abr@ço e felicidades para a próxima Quinta-feira
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
    4. Caríssimo, isso é a atitude de uma claque. UMA CLAQUE! E num jogo contra o FCP, ou seja, picardias e provocações ao adversário do jogo em q estão são mais q normais. Eu falei de JOGADORES DO FCP festejarem a derrota do Benfica frente ao Chelsea o ano passado. Eu falei de festejos nas ruas do Porto com bandeiras do Benfica queimadas depois de perdermos as finais com o PSV e Milan. E isto deita por terra qq contra-argumentação q tentaste no post anterior.

      Obrigado pelo desejo de felicidades, mas depois de ter a visto a forma como respondeu ao user Papoila Saltitante, fico com sérias reservas sobre se esses votos de felicidade são mesmo sinceros. Eu pelo menos deixei-me de hipocrisias: depois de ter visto aqueles festejos no Porto em 1988 e 1991, depois de sentir o ódio q é emanado contra o meu clube há tantos anos, confesso q nunca mais consegui torcer pelo seu clube. Por todos os outros clubes portugueses sim, mas pelo seu, lamento, mas enquanto estiver vivo o sentimento anti-benfiquista primário que é diariamente cultivado no seu clube, não o consigo fazer. Mas tb garanto q nunca me verá festejar uma derrota do seu clube na Europa, q a mim o q me dá alegrias são as vitórias do Benfica.

      Eliminar
    5. O Miguel não o fez, faço-o eu. E não me estou a armar em defensor ou advogado dele, ou de outrem; apenas não gosto de ler falsos moralismos.

      Anónimo:

      » pensava que uma claque, mesmo ilegal, como são todas as afectas ao teu clube, fossem compostas por adeptos. Afinal estou enganado. Também pensava que uma claque, independentemente do clube a que é afecta, conseguisse influenciar a restante massa adepta, inclusive em termos de «picardias e provocações ao adversário» - isso costuma acontecer no Dragão; afinal, enganei-me.

      » «Eu falei de JOGADORES DO FCP festejarem a derrota do Benfica frente ao Chelsea o ano passado»
      Onde é que viste isso? Onde é que isso está documentado? Prova-o. E já foi referido, ali em cima, que esse tipo de episódio não é virgem: no tempo do Trapatoni, o Nuno Gomes e o Simão fartaram-se de o fazer relativamente ao FC Porto e ao seu Presidente. É certo que foi numa competição doméstica, mas a mim dá-me igual...

      » «Eu falei de festejos nas ruas do Porto com bandeiras do Benfica queimadas depois de perdermos as finais com o PSV e Milan»
      Digo o mesmo a propósito dos adeptos do teu clube, quando o FC Porto perdeu as duas últimas finais para a Supertaça Europeia. E mais vergonhoso foram as capas dos pasquins de Lisboa quando o Porto perdeu frente ao Milan "de" Rui Costa, extravasando todo o sentir dos adeptos benfiquistas.

      » «depois de sentir o ódio q é emanado contra o meu clube há tantos anos»
      Não há muitas diferenças entre as duas massas adeptas. E estou a generalizar, pois conheço benfiquistas sérios, idóneos e sobretudo muito cavalheiros e plenos de despotivismo.

      » «No Estádio da Luz, num Benfica-Porto, existem dezenas de adeptos portistas no meio dos benfiquistas sem qq problema. No vosso estádio, é praticamente impossível isso acontecer, tal o ódio q cultivam.»
      Isso é uma patacuada de todo o tamanho, vindo de quem dá a entender que nunca foi ao Dragão. Para além de que parte de um adepto cuja Direcção do clube que apoia coloca os adeptos adversários numa autêntica jaula - sim, que o espaço/zona de conforto/zona de segurança não passa disso mesmo.

      » «Qdo vamos jogar ao Porto, há sempre problemas, seja o arremesso de pedras, sejam os petardos a meio da noite ao lado do hotel onde fica a equipa, seja um conjunto de bestas do seu clube q está à espera da chegada do autocarro do Benfica para os hostilizar.»
      A propósito do arremesso de pedras, num comentário ali em cima, há um vídeo muito jeitoso sobre um arremesso recente e que não ocorreu na Invicta.
      Quanto ao sossego na Capital, só podes referir isso por brincadeira. Ou má-fé. Ou ambas. Ou por desconhecimento de onde fica o Hotel Altis e de como as buzinadelas por lá são mais do que frequentes.

      » «O seu clube, qdo vem a Lisboa, chega tranquilamente, dorme tranquilamente e dá um passeio tranquilamente pelas imediações do hotel.»
      Mas é claro que sim. E até o nosso Presidente é agredido «tranquilamente» ao sair do Hotel....

      » «No Porto, os Benfiquistas são intimidados, agredidos e impedidos de festejar em certas partes da cidade.»
      Referes-te aos Aliados, não é? Nunca lá houve problemas de maior. Já na Capital, não posso afirmar o mesmo. Inclusive na Rotunda do Marquês.

      » «No Benfica, aprendemos a amar o nosso clube, e não a odiar o clube rival. »
      Desculpa mas ainda não consegui parar de rir.

      Cumprimentos.

      Eliminar
    6. O maior cego é o q não quer ver. Deixo-te links com as respostas ao q escreveste, pq contra factos não há argumentos:
      http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=3223205
      http://relvado.sapo.pt/porto/kelvin-sou-chelsea-ate-morte-454068
      http://www.jn.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1822160
      http://www.maisfutebol.iol.pt/fc-porto-benfica-liga-classico-petardo-porto-psp-policia/520b75293004bc615fd23069.html
      http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13871190/202
      http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=732029&tm=3&layout=122&visual=61
      http://www.publico.pt/noticia/incidentes-na-avenida-dos-aliados-com-intervencao-da-psp-1223918

      Agora, se fores idóneo, fazes o mesmo e mostras o PdC a ser agredido à saida do hotel, benfiquistas a festejar a derrota do teu clube numa competição europeia, pedradas de q falas, etc. Anda, mostra lá. Quero factos. E quanto ao aprendermos a amar o clube no Benfica e a não a odiar um rival, percebo q te faça rir por não fazer sentido para ti. Para nós faz todo o sentido pq é assim q vivemos o desporto.

      Mais: vens comigo ao Estádio da Luz com uma camisola do FCP para ver um jogo SLB-FCP e garanto-te q não te acontece nada (a não ser ouvires umas bocas, claro). E lamento, mas não vou ao teu estádio equipado à Benfica para o meio dos adeptos do FCP. Tinha 14 anos qdo fui com amigos portistas ver um FCP-SLB. Tinha 14 anos, repito. Levei calduços, empurrões, fui insultado, inclusivé por pessoas q estavam nesse dia de serviço a tratar da "segurança" do evento, até os meus amigos me aconselharem a esconder o cachecol debaixo do casaco para evitar problemas. Sim, já lá estive. Sei bem que é diferente. Por isso, continua a rir. Eu, orgulhoso Benfiquista, estou-me perfeitamente nas tintas...

      No Benfica, aprendemos a amar o nosso clube, e não a odiar o clube rival. Ponto!

      Eliminar

    7. » A tentativa de agressão a Pinto da Costa está noticiada aqui

      » as declarações, em directo, de Nuno Gomes e de Simão Sabrosa, a desejarem "felicidades" a Pinto da Costa e ao meu clube, já não estão disponíveis na net. Mas foram transmitidas, (repito) em directo, na SIC

      » A capa do rascord, de 30 de Agosto de 2003, está noticiada aqui. Mas, a do jornal abolha, era bem mais gira pois, em letras garrafias, "só" dizia assim: «Obrigado, Rui!»

      » As pedradas a adeptos do FC Porto, nas imediações do Colombo, em 2011, estão noticiadas aqui

      » As agressões a adeptos afectos ao FC Porto, na Av da República, em Lisboa, em 2011, não foram noticiadas pela Comunicação Social. Mas as mesmas estão registadas em vários blogues e fóruns portistas, caso estejas interessado. Foi na nossa época de sonho...

      » O que te aconteceu com catorze anos, sofri eu, em 1992/1993, com apenas oito anos de idade, no vosso antigo Estádio.
      Portanto, desculpa lá mas o teu gentil convite não vais ser aceite. Já tive a "minha dose", quer no velho, quer no vosso novo antr... "estádio".

      ps:
      Mais uma vez reafirmo que não há muitas diferenças entre as duas massas adeptas, aos nossos clubes. Mas esta é uma evidência que tu te recusas a aceitar pois estás «perfeitamente nas tintas» e o que te interessa é só a tua verdade - como, para mim, a minha.

      Cumprimentos.

      Eliminar
    8. Quanto à agressão do PdC, desconhecia e lamento, mas quem anda há 30 anos a destilar ódio contra o Benfica, sujeita-se. Quem brinca com fogo... De qq forma, comparar UMA tentantiva de agressão a inúmeros episódios de violênca, incluindo arremesso de pedras a automóveis e autocarro do SLB durante vários anos.... Qq violência é condenável, mas neste caso não há comparação possível.

      Quanto à capa do Record, q queres q te diga?! Então o Rui é jogador do Milan e o Milan vence a Supertaça contra o FCP. e ficas melindrado por o jornal escrever "Rui leva a taça"?!?! Por favor... Quanto a essa do "Obrigado Rui", não acredito q tenham escrito isso. Se me mostrares, dou a mão à palmatória, mas até lá, parece-me algo impossível de ter acontecido. Mais: o mostrei-te exemplos de jogadores do teu clube a festejarem a derrota do meu numa final europeia contra o Chelsea para mostrar q, no teu clube, é cultivado o ódio ao Benfica (ainda agora o Quaresma veio reforçar isso mesmo).

      Pedradas a adeptos do FCP num jogo SLB-FCP, sim lembro-me bem e foi absolutamente lamentável e sem desculpas, mesmo q envolvesse as bestas das claques (e para mim, são bestas de qq das claques de qq dos clubes). Mas mais uma vez, aconteceu num confronto jogo entre SLB e FCP, ninguém agrediu adeptos do teu clube ou os impediu de festejar o titulo em qq lugar de Lisboa, pois não? Os benfiquistas foram apedrejados na Av. dos Aliados em 2010 e em 2014 por festejarem o titulo.

      Repito: vens comigo com a camisola do FCP e não te acontece nada (a não ser q vás para o meio das bestas das claques, mas isso seria estupido). Aliás, em todos os jogos SLB-FCP vêem-se nas bancadas adeptos do teu clube, com simbolos do teu clube (camisolas, cachecois, etc), sem qq problema no meio dos benfiquistas. No teu estádio, isso é praticamente impossivel de ver.

      Existem adeptos absolutamente fanáticos e ferrenhos em todos os clubes. O problema é q no teu, a percentagem desses é muito maior do q nos outros todos. Sabes, são 30 anos a inflamar ânimos, são 30 anos a destilar ódios, são 30 anos a incutir o "nós contra o mundo", e isso deixa marcas. Basta falar com alguem q era portista antes do PdC e depois dele, para perceberes as diferenças. A esmagadora dos portistas são anti-benfiquistas primários, fruto desse ódio q PdC cultivou e cultiva. E são verdadeiramente fanáticos ao ponto de não o questionarem qdo muda a data de fundação do clube, apenas para dizer q é mais antigo q o Benfica, qdo ganhou muitos e muitos campeonatos à custa crimes de corrupção q manchou para sempre o nome do teu clube, qdo faz negócios milionários atrás de negócios milionários e depois têm salários em atraso, acabam com modalidades, o passivo mantém-se inalterado, etc, etc. Mas por mim tudo bem, o clube é vosso. Para vocês sempre importou foi vencer, não interessando como.

      Aqui, no Benfica, tenho um orgulho enorme em dizer:

      110 anos REAIS, 33 títulos LIMPOS!

      Ah, e o teu nick diz tudo: também aí revelas o teu ódio ao Benfica e q, na realidade, odeias mais o Benfica q amas o teu clube. No Benfica, aprende-se a amar o clube e não a odiar o clube rival. Ponto.

      Eliminar
  24. O adepto do dia 23 de Abril, às 17h22, deverá responder ao que diz! Eu como adepto portista já dei os parabéns aos meus amigos e familiares benfiquistas, porque tenho fair-play...esqueço tudo o que se passou de mal e só espero que no meu clube saibam corrigir o que tem que ser corrigido! Acredito que o Benfica vai continuar a dar alegrias este ano aos seus adeptos, por isso aproveitem...

    ResponderEliminar
  25. Rio Ave FC!... Respect!

    ResponderEliminar