quinta-feira, 10 de abril de 2014

Para a C., com amor

Há quase um ano, a C. escreveu-me isto. O Benfica tinha acabado de se qualificar para a final da Liga Europa e eu não cabia em mim de contente com o que Cardozo acabara de fazer ao Fenerbahçe. O amor e a raiva dela resultaram num feitiço de tal maneira poderoso que nem a Taça escapou. E hoje aqui estou para devolver a gracinha.

A C. é a pessoa mais do Porto que eu conheço. Antes de conhecer a C. e a família, eu achava que os adeptos do Porto eram todos uns selvagens que comiam com as mãos. Para mim, ser do Porto era ser mau. Ser do Porto significava não só torcer pelo clube que mais merece acabar no mundo, mas também simbolizar tudo o de mais maligno que há no planeta. E não era um mau fixe, tipo Darth Vader ou Dexter. Era mais tipo Miguel Relvas. 
Mas não, a C., exceptuando o clube, é a melhor pessoa do mundo. Tem pinta, sentido de humor e dá uma abada ao mundo inteiro em bondade. Só que é do Porto. Há um ano, a C. escrevia a que foi, para mim, a melhor frase de sempre do blog: "Eu amo o M. e o M. ama o benfica. E estar a apenas um ser humano de distância de amar o benfica envergonha-me". É-me impossível verbalizar melhor do que isto. Mesmo depois de casados, a viver debaixo do mesmo tecto uma série de tempo, ainda me é estranho quando a C., a melhor mulher, filha, irmã, tia e nora do mundo, diz que vai jogar "o Portinho" como se aquele clube não merecesse passar 50 séculos debaixo do Atlântico.

A C., que já correu mais estádios do que eu, que é - repito - a pessoa mais do Porto que eu conheço (e, convenhamos, espero ficar por aqui. Adoro a C. e a família dela, mas há um limite de portismo na vida de uma pessoa e eu já estou a fazer quatro ou cinco quotas), anda furiosa. Não se podem juntar o nome próprio Paulo e o apelido Fonseca na mesma frase sem ela espernear e fazer um esgar de vómito. Vê os jogos do Porto num estado de ansiedade entre partir a televisão e partir a televisão com ainda mais força. Eu, infelizmente, compreendo. A C. está mal habituada. O Porto, infelizmente, ganhou mais do que perdeu no tempo de vida dela, e esta época tão Benfica 1998 está a dar cabo dela. 

Eu amo a C. e todos os dias me apetece abraçá-la, mesmo sendo ela uma pessoa que é incapaz de admitir que o Katsouranis tocou na bola e só na bola naquele lance com o Anderson. Mas, apesar deste amor que não tenho vergonha nenhuma de aclamar em público, preciso muito que a mulher da minha vida pague a praga que me rogou o ano passado. Portanto, C., o que eu mais quero - além de todos os títulos do Benfica esta época em futebol masculino de seniores (convém uma pessoa especificar bem que é para o divino não nos entregar um título de futsal por engano) - é que o teu clube se afunde ainda mais esta época. 
Assim, deviam começar por perder já daqui a umas horas nos penalties em Sevilha, com lesões graves de Mangala, Danilo e Ghilas e com o Beto a marcar o penalty decisivo. Espero ainda que o meu clube passe as meias das duas taças contra o teu com golos em fora-de-jogo aos 92 minutos (o Cardozo, ao fazer o 0-7 aos 92 minutos  na Taça da Liga, levanta uma camisola com a inscrição: "Espaço C."). 

Depois de tudo isto, só porque gosto muito de ti e tu não mereces tanto sofrimento, assino um empate no clássico da última jornada que te permite segurar o 4º lugar à frente do Nacional, dado que o Estoril dá 3-0 em Alvalade à mesma hora. Desde que, claro, o Benfica entre em campo já campeão e com todos os jogadores com o cabelo à Paulo Fonseca. 

12 comentários:

  1. Ai que isto é pouco fora de tempo.
    Confiança cega?! Não sei, mas espero que não tenhas falado cedo demais...

    ResponderEliminar
  2. Foi só bola??? Como é possivel?? Ele partiu-lhe a perna!!! Já estou como o outro:"O arbitro viu, não quis foi marcar.".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Luísão hoje também acertou na bola...

      Eliminar

    2. «ela uma pessoa que é incapaz de admitir que o Katsouranis tocou na bola e só na bola naquele lance com o Anderson»

      eu também sou incapaz de o admitir. o grego, em tackle, toca na bola e na perna direita do Anderson. lesionou-o por quatro meses. deveria ter ficado impedido de praticar futebol por igual período, tal como, em tempos, aconteceu o mesmo ao Paulinho Santos.

      ps:
      afirmar que o caceteir... o jogador 'luís grande' faz cortes limpos é tão inusitado como considerar que o Secretário foi um extraordinário lateral direito no Real Madrid...

      Eliminar
  3. Bem, para já:

    Realidade 1-0 Ficção

    ResponderEliminar
  4. https://www.youtube.com/watch?v=M7WFwh2FPT8

    Adoro Sevilha !

    ResponderEliminar
  5. Cumpriu-se o sonho. Um abraço Portista para a C. que deve estar a precisar.

    Só digo isto: Para manter a ilusão benfiquista e sportinguista acesas é preciso deixar-lhes uns trocos de vez em quando, mais a mais não vá a soberba matar a nossa sede constante por títulos.

    Este ano se ganharmos os jogos que faltam ao benfica será apenas como dar um paracetamol para aliviar a dor a uma vítima de esquartejamento. Melhor que nada...

    ResponderEliminar
  6. ... " Cumpriu-se o sonho " ...

    Pesadelo,penso eu de que... !

    ResponderEliminar
  7. C., que a maldição te caia com toda a violência que vocês merecem! Eventualmente, por serem uma das maiores equipas do mundo! Mesmo que levem 3, de uns cromos a jogar com 10, sem fazerem um, um! Remate, sequer, à baliza dos cromos!
    De resto, o melhor que posso dizer é que, normalmente, consulto o blog por volta das vossas 5 da manhã, pois é bastante engraçado ler os posts de tão grandes adeptos.
    Já pedi à minha mãe que me traga o livro.
    Benfica 33!

    ResponderEliminar
  8. Vocês são um belo exemplo de todos os pontos de vista, que volta e meia cito aos meus alunos na faculdade onde sou Prof.Catedrático de Ciências da Comunicação e igualmente Jornalista. (alunos e alunas...elas são dois terços d@s mestrand@s). Registo com muito gosto. ( sócio do SLB).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me...sorry. O meu mail é guilhas270@gmail.com.

      Eliminar
    2. https://www.facebook.com/pages/Portugal-Mto-Fixe/612728925433153

      Eliminar