quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Ser campeão

No fundo, trata-se apenas disto. Contrata-se, vende-se, aposta-se, reza-se, apoia-se, lamenta-se, aponta-se, critica-se, tenta-se. Tudo para um só objectivo: ser campeão. Eu sei que nem me posso queixar: tenho 18 campeonatos nacionais em 28 anos de vida. Mas, no dia em que eu deixar de me lembrar pormenorizadamente como perdi os outros 10, podemos todos ficar preocupados.

Eu não sou mais ou menos do FCPorto consoante a equipa de futebol ganha ou não. Partamos, então, desse princípio que me parece óbvio e deixemo-nos de lamechices. Mas quero ganhar, certo? Portanto, é normal que, um ano e meio após o golo do Kelvin, eu esteja fodida. Certo? Não sou mais nem menos portista por isso, não vou mais nem menos à bola sequer. Passemos, então, a assumir que qualquer adepto deste clube está assim.

O que podemos fazer, então? Comecemos por nós, adeptos. Para mim, esta é a resposta mais fácil: andar atrás deles a apoiá-los. Isto não quer dizer aceitar tudo, ficar feliz nas derrotas porque há sempre um jogo a seguir ou deixar de ser exigente. Isto é só nós a fazermos o nosso papel. Só que não podemos ficar por aqui. Por exemplo, eu não percebo como é que um grande boi pode vir fazer um lançamento a centímetros da bancada e essa bancada estar a bater palminhas ou a comer pipocas. Juro. Só os que se levantaram, o insultaram, vá, até os que eventualmente lhe possam ter cuspido um ou outro pedaço de saliva totalmente justificada estavam a fazer o seu papel. Só esses podem reclamar com o nosso jogador que assistiu passivamente a toda a manha sem se mexer. Percebem a diferença?

Ser adepto não é só comprar bilhete. Como é que chegados aqui, ao jogo mais importante do ano, aos 90+2 minutos em que devíamos ter dado a volta ao filho da puta deste 2014, o Tello cai na área logo a começar e nós todos, todos mesmo, os mais de 40 mil, não nos levantámos todos a pedir penalty? Expliquem-me que eu juro que não percebo. Porque não era? A sério? Vocês viram lá isso? Porque o jogo estava mesmo a começar e havia tempo para ganharmos mesmo sem o penalty? A sério? Vocês são assim tão racionais? Eu, que não só me levantei, gritei penalty e pedi uma expulsão, tudo claríssimo e sem a mínima dúvida, quase que tive de pedir desculpa ao senhor que estava atrás e não viu bem o lance. Pensando bem, talvez eu me tenha levantado mal o Tello pegou na bola e estivesse a pedir falta e expulsão desde quando o André Almeida ainda nem tinha nascido. E então?

Agora passemos aos jogadores. Já toda a gente disse que fizeram o que podiam, que tiveram azar, que os outros executaram na perfeição a chamada táctica à boavista, mas com melhores jogadores. Tudo bem, adiante. Não concordo num pormenor: os nossos jogadores não fizeram tudo o que podiam, porque só quiseram jogar futebol. E esta merda não é o recreio da escola. Isto é e vai ser sempre para ganhar. Eu aplaudo a ideia de jogo, aplaudo o bom plantel que temos, aplaudo a tentativa, juro, mas não posso aceitar que um jogador dos outros e o árbitro, juntos, possam perder minutos em cada lançamento, cada canto, cada falta, sem que um jogador meu vá lá de peito feito. Desculpem, mas quando eu vi o Luisão no chão (já estava de pé a insultá-lo e a insultar a família do árbitro e, portanto, o senhor que estava atrás já não via nada outra vez), só me lembrei do Jorge Costa, do Maniche e do Costinha, a fazerem quase uma fila, ordeiramente, para dar uma festinha ao palhaço do Simão que estava no chão sem que ninguém lhe tivesse tocado (por amor de deus, toda a gente sabe que o Simão nunca sofreu uma falta na vida). O quê, C., mas tu defendes a violência? Violência? Violência é fazerem-me sentir que é melhor ter um Marcano, um Herrera e um Oliver, que, por muito que sejam bons jogadores, nunca na vida perceberão a importância disto.

Contra estes, não podemos ser os anjinhos que já perderam pontos com boavistas, guimarães e estoris. Contra estes, jogar bom futebol pode ser um passo para ganhar, mas é preciso muito mais do que isso. A cada canelada do Maxi nos pés do Brahimi, para não o deixar virar, um truque básico que pelos vistos não se usa nas escolas da Argélia ou do País Basco, tinham de ir todos a correr para cima dele. Não podemos ser só nós a levantarmo-nos, a tapar o senhor que está atrás e ficou sem ver e a pedir para que, se o mundo for justo, aquele Maxi acabar a dar caneladas no canil. O quê? Têm medo? É feio? E então?

Vamos ao treinador. O totó do André Almeida (porra, como é que um gajo com aquela cara tem mais chico-espertice do que um Indi?) levou um amarelo aos 2 minutos de jogo (penso que foi um recorde em jogos do benfica) e não se explora minimamente isso? O lateral esquerdo deles, que não só cumpre serviços mínimos naquela posição como tem cara de estúpido, está amarelado desde os 2 minutos de jogo e a puta da bola nunca mais vai para ali? Mas serei eu maluca? Eu sei que não tenho grande formação em tiki-taka, mas isto não se aprende nas aulas de Educação Física ou assim? E, estando o Brahimi a levar caneladas do Maxi e o Tello sem a bola desse lado, é mesmo preciso esperar tanto tempo para os trocar? Tanto extremo, tanta qualidade, e não há uma cabeça que reaja aos truques do Jesus? Tantos anos depois, o que nos falta aprender?

Não há ninguém que pense “hum, se o Samaris, o Enzo e o Talisca têm carta branca para distribuir pau, às tantas é melhor explicar ao meu meio-campo que pelo menos esta noite têm que parecer um bando de criminosos e não uns rapazinhos do coro”? Porra, mas o treinador não viu nenhum jogo deles? É preciso eu mandar-lhe o vídeo da traulitada que o grego deu no jogo do Arouca? É preciso eu fazer uma lista de pessoas que eu julgo estarem desaparecidas porque estão na cave da casa do argentino, que eu tenho a certeza ser um local de tortura? Oh, C., lá estás a exagerar. E então?

E terminemos lá em cima. O FCPorto-benfica não é um amigável. Admito que seja bonito não haver declarações nos dias anteriores a lembrar todas as roubalheiras que os meteram no primeiro lugar, ou declarações a seguir a notar que o primeiro classificado é um belo exemplo do anti-jogo dos pequeninos. Admito, sim. Mas não é por acaso que, mesmo quando éramos piores do que eles, lhes ganhámos. Não era por acaso que Vítor Pereira vinha falar de bloqueios quando só um ou dois de nós na bancada os tinham visto. E ele sabia tudo, tudo, sobre os truques do Jesus. Não foi por acaso que os destruímos em três décadas e que eu tive 18 campeonatos em 28 anos de vida. Foi porque, lá em cima, nunca ninguém se esqueceu do que é este clube.

Porque, no dia em que eu não passar pelo menos uma semana a pensar numa derrota, no dia em que perder com o maior rival em casa seja só menos 3 pontos, no dia em que um campeonato em risco não me deixar fodida, a comer e dormir mal, nesse dia, meus caros, já não haverá Futebol Clube do Porto.

16 comentários:

  1. A cereja no topo do bolo são as declaraçõs do JJ a criticar o árbitro do Braga-Benfica. Braga esse que fez 28 faltas nesse jogo, tantas como o benfica no Dragão.
    Eles preparam tudo mesmo. Muitas saudades do grande VP.

    Já agora, não tiveste 15, tiveste 19 campeonatos. Vamos ser rigorosos :D

    ResponderEliminar
  2. E quando esse dia vier teremos um mundo melhor! :)

    ResponderEliminar
  3. Foda-seeeee, mas é que é mesmo isto! ! ! ! !

    ResponderEliminar
  4. é isto! brilhante C., disseste tudo.

    ResponderEliminar


  5. @ C.

    vai escrever assim para o rai' que t'a parta toda :D
    mas que filha da p*t@ de texto do car@**o! :D

    cumprimentos
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. Não percebo tanta falta de lucidez entre os adeptos do FCP. O FCP perdeu com o campeão em título, uma equipa experiente que apesar de não ter tido mais posse de bola soube explorar os Danilos da vida, os Fabianos, os Indis etc. Quem defende tão mal, por mais que os adeptos se levantem para tentar pressionar árbitros, provocar adversários, etc, não vai a lado nenhum. Ou pode ir mas segue a 6 pontos. Boas festas lá para casa.

    ResponderEliminar
  7. e porque não falar das inabilidades de um keeper que se deixa comer no 1º golo (de forma (fr)ancamente fantástica !) e amortece a bola para o 2º Lima ?

    Epá, acho linda esta ideia de termos sido manhosos e até ladrões. Mesmo giro. Quando nos cansámos de ver os Calheiros e os Pratas ou do roubo fenomenal do golo do Amaral (depois de defesa fora da área do Balizas com as mãos e de um suposto fora de jogo) numa célebre supertaça disputada nas antigas Antas....

    Meus caro, isto só agora começou.

    ResponderEliminar
  8. É por isso que um dos meus jogadores favoritos da era JJ foi o Javi Garcia, carinhosamente apelidado pelo Pinto da Costa como sendo "um caceiteiro". E quando o homem responsável por carniceiros como Paulinho Santos, Jorge Costa, bruno alves (entre outros, ó! se entre muitos outros) diz uma coisa destas, sabe-se que estamos perante algo especial.

    ResponderEliminar
  9. Já alguém avisou o Casemiro que ele é um menino de coro? Há umas canelas espalhadas aí pela Primeira Liga que discordariam...

    ResponderEliminar
  10. Mais um excelente texto C.
    Desejo-te um excelente Natal.

    Marco Silva

    ResponderEliminar
  11. É assim mesmo C. Parecem uns anjinhos a jogar à bola. E o treinador igual.
    Mas será que após tantos anos ainda não conhecem as táticas do Jesus???
    Será que anda tudo a dormir no FCP?

    ResponderEliminar


  12. caríssimos C. e M.,

    votos sinceros de um Feliz Natal!, na companhia dos que vos são mais queridos.

    no fundamental:
    que a vontade de Triunfar seja a melhor prenda que o Pai Natal deposite no sapatinho da equipa de Sempre da C. (do nosso Amor comum). desculpa lá qualquer coisinha M. :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  13. VP esse grande treinador desempregado é capaz de estar disponivel!

    ResponderEliminar
  14. " Não foi por acaso que os destruímos em três décadas e que eu tive 18 campeonatos em 28 anos de vida."

    Tens toda a razão! Não foi por acaso, não senhora! Assim como também não é por acaso que em mais de 100 anos de clube, apenas 12 dos vossos 74 títulos não foram conquistados na hegemonia do PdC.

    ResponderEliminar