segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Final dos anos 90, são vocês?

Confesso-vos que sofro mais por antecipação do que com os acontecimentos em si. Estou mentalmente preparado para os maiores desastres do Benfica (retirando o golo do Kelvin, porque esse já nem a mente mais sã e racional podia adivinhar). Sou um benfiquista que fez o ciclo durante o penta do Porto e o liceu durante os títulos dos lagartos e do Boavista, portanto esta coisa de estar afastado do título antes do dia das Bruxas - qual Natal qual quê (piada do D.) - é só um regresso à infância. Muito obrigado, Benfica! Agora metam o Dartacão a dar na televisão e tirem-me as 40 horas (ahah) de trabalho semanais.


Voltando ao sofrimento: a minha antecipação da dor é muito superior ao impacto. Vejo as coisas e o futebol com uma perspectiva lógica e procuro razões. Sou um adepto com alma de treinador. Se estamos a jogar mal, se os resultados não aparecem persistentemente, é porque há causas. E são essas causas (que eu adivinho que venham a causar dissabores) que me doem. É óbvio que levar 3 do Sporting em casa tende a acentuar ligeiramente esse sentimento de merda e é nestas alturas que se deve vir escrever. É o porreiro de ter um blog e não ser da direcção do Benfica: eu posso decidir a quente (até porque se a minha opinião contasse, Rui Vitória não seria treinador do Benfica, mas Lima talvez não tivesse sido contratado e tínhamos ido buscar o Éder). 

Por mistérios insondáveis que eu não consigo discernir, o Benfica resolveu mudar. Eu, na minha humilde opinião (aqueles anos do penta e os seguintes fizeram-me assim, pobre de espírito e contente com pouco), achei que o rumo estava bem traçado: tínhamos um bom treinador e comprávamos bons jogadores (parece fácil, não é?). O bicampeonato parecia mostrar que estava tudo bem (talvez esta frase soe fácil agora. Prognósticos no fim do jogo são mais fáceis, eu sei, mas tenho ideia de que a direcção do Benfica, quando resolveu planear a época no Verão de 2015, estava vagamente ao corrente dos feitos de Maio de 2014 e de 2015. Corrijam-me se estiver enganado). Vai daí, a direcção do Benfica, não contente com o rumo das coisas - lá terão as suas razões - decide mudar. É como se um tipo tivesse ganho a lotaria, visse que tinha a chave vencedora na mão e dissesse que queria outro talão.
E o decidir mudar não passa apenas por deixar JJ ir embora (vou dar outra vez de borla que ninguém imaginou que ele fosse treinar aqueles montes de cocó), mas - e isto já se tinha verificado o ano passado - também em deixar de investir na equipa principal. O extraordinário feito de 2014/2015 (campeões contra um Porto muito mais forte do que nós) terá toldado a análise dos nossos dirigentes, que passaram a acreditar que as camisolas do Benfica seriam campeãs desde que vestidas por pessoas com capacidades motoras mínimas e mais de 18 anos no cartão de cidadão, de preferência com berço no Seixal e até com um cadáver a treinador. Talvez em Outubro - eu sei, eu sei, prognósticos só no fim do jogo - já se possa suspeitar que não.

Vou atalhar: isto não vai lá com o Renato Sanches (sim, eu ouvi, à saída do Estádio da Luz, dois adeptos do Benfica a imaginarem o Renato Sanches a resolver um derby em que levámos 3 secos na Luz). Porque é que é estúpido apostar nos jovens só porque sim? Em primeiríssimo lugar porque os nossos jovens não são os do Barcelona - as nossas escolas não são suficientemente boas para fornecer 11 jogadores com qualidade suficiente para o Benfica (talvez um por ano. Mais do que isso é romper as probabilidades). E basta pensar em probabilidades: onde é que é mais provável encontrar um médio centro ao nível de Enzo Perez? 
Hipótese 1: em toda a América do Sul, América Central, América do Norte, África, Europa, Oceânia, no Campeonato Nacional de Séniores.
Hipótese 2: no Seixal, num dos 3 médios centros com mais de 17 anos. 


Talvez eu esteja errado, mas eu tenderia a ir pela hipótese 1 (sou de ciências). Podem dizer que a hipótese 2 é mais barata. Verdade, mas é como comparar uma rifa dos escuteiros de Alcabideche contra 3/4 das combinações do Euromilhões. Mais: os jovens do Benfica estavam a ter o percurso de sonho para mim: rendiam 15 milhões aos cofres e nem jogavam (e, logo, não faziam muita merda, como o Ivan Cavaleiro, quando fez estupidamente a falta que deu o 3-3 ao Sporting na Luz na Taça. Luisão fez o 4-3 por baixo das pernas do Patrício). Sim, Bernardo é a excepção que confirma a regra. 
Há um clube, que não mora longe de nós, que durante 30 anos teve como bandeira a formação. Ganhou dois campeonatos, um com Mário Jardel e JVP, o outro com André Cruz, Schmeichel e Acosta. A obsessão com os jovens é uma filosofia estúpida e que importa combater. Seria como um director clínico de um hospital meter os alunos de faculdade a fazerem cirurgias sozinhos. Era pedagógico, mas vá, vagamente perigoso. Sei lá, era como meter o Roderick num jogo decisivo. Imaginem!

Ou então é culpa do BES. Mas o presidente disse que não, portanto não deve ser.

Luís Filipe Vieira, obcecado com a sua obra do Seixal, e talvez ainda lixado com o dinheiro que perdemos com o Bernardo, resolveu ver nos putos a solução para todos os males (eu, quando jogava Football Manager, também insistia nos gajos que eu tinha comprado mesmo quando eles se revelavam ser uma merda). Não fosse este rumo já mau, ficou tudo complementado com o nosso abandono do mercado futebolístico. Passo a explicar: eu habituei-me a que o Benfica visse fugir os seus craques. Mas sempre com esperança que viessem outros. Partiu Cardozo, veio Jonas. Foi-se Saviola, veio Lima. Foi Matic e tentámos Fejsa e depois Samaris. Umas vezes corria bem, outras pior. A surpresa é que abandonámos o mercado e fomos buscar as rifas aos escuteiros: lesiona-se Salvio, fica o Guedes. Sai Maxi, fica Semedo. Enzo partiu em Dezembro e não fomos buscar ninguém. Desde a partida de Enzo, em jogos fora para o campeonato, o Benfica ganhou em Penafiel, Madeira, Moreira de Cónegos, Arouca e Belém (as três últimas muito sofridas). Perdeu em Paços, com o Rio Ave, em Aveiro com o Arouca, no Dragão e empatou em Alvalade e em Guimarães. Fizemos menos 3 pontos que o FCP desde a saída de Enzo e acabámos a gritar um golo do Belenenses. 
Mais, depois da saída de JJ, achei que o mínimo era que todos os benfiquistas tivessem que hipotecar todas as suas posses (inserir aqui piadas com um euro) para irmos comprar o Messi e construirmos uma máquina do tempo que nos permitisse jogar em Alvalade com o Maradona de 1986. Temo que, mesmo com esses, Rui Vitória não conseguisse grande coisa, mas pelo menos tínhamos mais hipóteses. Mas não: fomos buscar um marroquino que a única coisa que pode ganhar na vida é o Biggest Loser e optámos por esperar pela evolução do Talisca (e de dois cactos. Estão empatados em termos de progressão, mas as fotografias de Instagram dos cactos são menos assustadoras). É como declarar guerra ao nosso pior inimigo e aparecer lá sem roupa e com duas peças de dominó como armas.


Não dá para retirar aquele passe de merda do André Almeida, mas dá para rever a próxima planificação. Isto não foi uma questão de sorte. Sorte tivemos nós em Madrid, onde um Jackson Martinez normal nos tinha marcado um poker. Madrid sim, foi um acidente. Ontem foi um atropelo.
Agora vou voltar ao futebol da minha infância: ver jogos sem a esperança mais importante, a de ser campeão, distrair-me a ler livros e a estudar e começar a sofrer por antecipação pelo próximo ano, à espera que nos saia a lotaria. Ou que, pelo menos, se preencha o boletim.

10 comentários:

  1. Quando o Benfica perde, além da derrota em si mesma, ainda temos a sorte de ler os teus textos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Uma vénia, Manel. Porque tal como tu previ. Porque tal como tu tento encontrar explicações. Porque sei que a saída de JJ foi um erro histórico.

    Estou farto que amigos meus me digam que "ao menos entramos sem medo nos jogos", que "ao menos apostamos nos putos". Que se lixe o medo, que se lixem os putos! O Sport Lisboa e Benfica, o meu Benfica, vive de títulos e não de vitórias morais. Por isso não suporto este gajo e o seu caminho: onde é que levar 3-0 em casa dos maiores montes de merda deste planeta e do outro é uma simples "dor de crescimento"?! Este tipo, certamente simpático e bem-educado, transformou-nos nuns choninhas que vão abaixo quando o Adrien leva um amarelo!

    A culpa, claro está, não é só dele. É de LFV, o construtor, o homem da obra. Foi ele, e todos os vieiristas que anos a fio insistiram em votar nele, que tornaram o nosso amor num clube que celebra porque pôs um gajo da formação na selecção. Depois de destruir todos os valores do Benfica, preocupou-se com destruir tudo o resto: o sucesso, as vitórias, etc, etc, etc.

    Ontem, Manel, o meu maior medo concretizou-se: o Benfica, durante noventa minutos, não passou do nível de um qualquer Sporting. Infelizmente, sou também irracional. Acreditarei até ser possível que a equipa se levantará, mas duvido. E como não consigo ter capacidade para aceitar estas derrotas com serenidade, sofrerei.

    Atenção: isto não foi escrito por uma anti, como alguns reclamam ao ouvir falar mal do Benfica. Foi escrito por alguém que ama o seu clube, que paga o Red Pass, que está lá em todos os jogos e que, ontem, esteve sentado no seu lugar até ao fim. Sair mais cedo é para adeptos de plástico.

    ResponderEliminar
  3. Mas foi Vieira que contratou JJ e que deu o peito às balas quando por aí havia muitos textos destes?

    ResponderEliminar
  4. Entretanto a cada lance perigoso, a cada bola parada, a cada suspiro defensivo, Rui Carlos Pinho da Vitória prossegue a sua interminável caminhada de beber um gole da garrafa de água á espera de um milagre.

    "A hora e meia de treino talvez nem seja o mais importante..."

    ResponderEliminar
  5. Manel, "se isto fosse fácil não era para ele".

    Só não concordo que o Nelson ou o Guedes não estejam à altura das necessidades (isto não valida uma aposta desenfreada na formação), nem concordo que se tenha desinvestido, quando comprámos o Mitro, o Jimenez, Carcela, mais uns quantos. Problema é que comprámos mal e continuamos com um Pizzi, ou Talisca a jogar a Enzo. Não dá. As suas capacidades motoras e cognitivas não o permitem. Resumindo: mau planeamento, desde as compras, passando pela pré-época, acabando no treinador.

    Se calhar também já começávamos a pensar em substituir o Luisão.

    Abraço.
    (enquanto ainda tenho pulsos)

    ResponderEliminar
  6. Não vou avaliar culpas na saída de Jesus porque honestamente não sei quais foram as reais intenções Vieira, qual a sua noção da situação e quanto JJ ainda estava comprometido com o projeto do Benfica (e se faz favor, não me peçam para me basear nas histórias daquela "amostra" de jornal que é o CM).

    Agora há erros claros: o Benfica não perdeu com o Sporting por falta de sorte ou pela arbitragem (pese embora a mão marota do Bryan Ruíz...), o Benfica perdeu por incompetência:
    Ponto 1: eu não acho o André Almeida nenhum coxo, mas quando lhe pomos a responsabilidade de ser o elemento que falta no meio-campo do Benfica e porque o nível claramente baixou e até estamos a ser injustos com um jogador extremamente útil (que numa grande equipa dificilmente passará disto).
    Ponto 2 - eu acho o Guedes um rapaz talentoso (e que felizmente não tem o habito de se perder em fintas como muitos da sua idade) e o Gaitán o nosso ganha-pão, mas o Rui Vitória tem de perceber que já ninguém joga em 4-2-4 e estarem parados lá à frente é suicido, pura e simplesmente suicídio.
    Ponto 3 (e mais importante) - Podemos dizer que podíamos ter marcado com 0-0 e com 0-1, mas a bola não entrou; que tivemos muito azar nos ressaltos e que noutro contexto a coisa podia ser diferente, mas só nos estaríamos a iludir. Se atacamos com tudo e a nossa transição defensiva é inexistente claro que podemos marcar logo, mas também podemos ser barrados e no contra os nossos desequilíbrios vão ser todos explorados e num campeonato em que temos de ganhar pelo menos 80% do jogos isto não é sustentável, nem consistente

    Rui Vitória, no dragão e em Madrid pôde resguardasse. Num correu bem, noutro correu mal, mas foram jogos com uma ideia de jogo equilibrada. Mas quando teve de assumir o jogo na Luz a equipa ficou completamente partida e foi o que se viu. Eu nem o acho assim tão mau treinador (acho que desconsiderar a consistência na 2ª parte de Madrid também não é correto) e acho que a sua humildade na europa dos grandes até pode ser em parte positiva, mas tem de perceber que jogar à Benfica não atacar com muitos, mas sim atacar bem e ser rápido e consistente em todos os momentos do jogo (de preferência o mais depressa possível...).

    Por fim o presidente. Não me vou agora debruçar sobre os seus méritos e os seus erros que dava uma conversa muito vasta, vou só alar da preparação desta época: Depois de um ciclo tão longo começar em nova etapa com 3 semanas em viagens nos states não me parece grande ideia e principalmente o investimento no plantel foi no mínimo ineficiente. Era claro como a água que se Pizzi e Talisca "chegaram" o ano passado à rasca com várias más exibições fora e sem europa, este ano era preciso um 8 de nível muito superior. Esta era e continua a ser a grande lacuna do Benfica e ter um buraco no meio-campo na gestão defesa-ataque e vice-versa explica muita coisa. Reforçar toda a ala-direita, não teria sido mal pensado, mas acima de tudo era preciso resolver bem as claras lacunas que o Eliseu mostra defensivamente.

    Vieira tem de perceber que só a academia não chega (com tanto mundo lá fora por descobrir...) e que nem pôr as coisas dessa maneira é bom para os miúdos e Vitória tem de mostrar se tem estaleca para o cargo (até Luisão fez um dos piores jogos dos últimos anos e não me digam que é a idade que as suas duas últimas épocas foram das melhores no Benfica). Até lá temos de acreditar e esperar pelo o melhor que lá bem no fundo não nos resta mais nada que não seja puxarmos pelo Benfica e esperar que ele mostre que ainda está vivo este ano.

    ResponderEliminar
  7. Isto ainda vai piorar...E o que me enerva é que o burro do LFV não vai mudar absolutamente nada até que isto seja o descalabro total...Prevejo em Dezembro "só" isto: 10 pontos de diferença para o líder, fora da taça de Portugal e na Liga Europa (ou fora das competições europeias...).

    Eu não percebo como há benfiquistas felizes nesta altura...Devia ser proibido esboçar um sorriso quando Rui Vitória e Benfica coexistem na mesma frase.

    Um adepto com olhos na cara postou isto num blog:
    http://euvistodevermelhoebranco.blogs.sapo.pt/analise-ao-tondela-vs-benfica-17909

    Mas para os mais preguiçosos quero só deixar este GIF:

    http://i.imgur.com/dICVH0x.gif

    6 anos que vão pelo cano abaixo em meses...
    Rui Vitória e como f**er um bicampeão em 4 meses...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "revejo em Dezembro "só" isto: 10 pontos de diferença para o líder, fora da taça de Portugal e na Liga Europa (ou fora das competições europeias...)."
      É hora de escrever "enganei-me". Só acertou na taça. Esta gente que sabe tudo é o melhor da blogosfera.

      Eliminar
  8. Enganei-me.

    Se bem que Dezembro ainda não acabou e podemos ficar a 10 pontos (basta perder e o Sporting ganhar).

    Passámos a fase de grupos da Champions e continuamos a não jogar um tostão furado.

    Parabéns brmf. Está feliz com a m**da a que chegou o nosso clube?

    Vai dizer o quê no fim da época? Que agora temos putos da academia a jogar e que fomos aos oitavos da Champions? É essa a nossa "vitória"?

    São benfiquistas como você que destroem o nosso clube com estas felicidades absurdas....

    ResponderEliminar
  9. Já agora, eu disse PREVEJO e uma previsão não é uma verdade absoluta que se vai realizar irremediavelmente...Quem me dera enganar-me...

    ResponderEliminar